As experiências de marca do SXSW 2023 trouxeram ainda mais criatividade para a cidade de Austin, de instalações grandiosas de entretenimento às mais discretas com foco em networking.
O SXSW é um festival eclético que ao longo de 10 dias traz inovação, negócios, cinema, TV e música para fazerem parte de um mesmo centro gravitacional em Austin, Texas – EUA. E as experiências de marca desta edição refletem essa diversidade.
Em alguns momentos, você encontra ativações de entretenimento dignas de CCXP. Em outros, estandes com demonstrações de tecnologias dignas de Campus Party e CES.
O evento começou na última sexta, dia 10/03 e já foi possível encontrar ativações de estúdios de entretenimento, empresas automotivas, de tecnologia e até bancos (neste ano, o privilégio foi do Itaú. É do Brasil!). Visitamos algumas delas e preparamos uma curadoria com 14 experiências de marcas do South By para inspirar seus próximos projetos.
Experiências de marcas do segmento: cultura pop ????
As intervenções de estúdios de entretenimento foram as mais disputadas. Sem tecnologias mirabolantes, mas apenas o bom e velho live-marketing bem feito, com cenários instagramáveis e um storytelling bem amarrado. Veja alguns exemplos a seguir:
Camp Yellowjackets
A Showtime preparou um “acampamento de sobrevivência” para divulgar a nova temporada de “Yellowjackets”, série que retrata um time adolescente que após um acidente de avião precisa sobreviver na natureza por vários meses. Visitantes puderam dançar em uma pista ao lado dos destroços de avião, conhecer a cabana onde as personagens vivem, além de comer um churrasco texano em um bar cheio de carcaças de animais e “humanos”. Toda a interação tinha a ver com a premissa da série. Incrível, né? Veja mais imagens aqui.
Paramount+ Lodge
Já a Paramount decidiu divulgar seu streaming Paramount + e alguns títulos disponíveis nele. No Paramount Lodge, visitantes puderam fazer tatuagens temporárias (tudo a ver com o “Ink Master” “Masters of Inc”), personalizar um disco decorativo e tirar fotos em cenários de “Grease, Beavis and Butt-head” e “School Spirits”. Quem apareceu por lá ainda ganhou um mês de assinatura do streaming. Uma ótima forma de adquirir usuários com uma ativação offline. Gênios, né?
HBO Coffeehouse
A HBO não precisou reinventar a roda. Bastou trazer as suas séries hypadas e seus memes para a HBO Coffeehouse. A casa distribuiu brindes com as frases icônicas de “White Lotus” (These Gays Are trying to murder me!) e trouxe um bar com drinks temáticos de “The Last of Us” e “Euphoria”. Para ganhar os brindes, os participantes precisavam seguir e marcar a marca em um story. Mais um hack de engajamento interessante!
A Amazon criou uma cidade fictícia, “Prime, Texas”, com espaços inspirados nas séries do Prime Vídeo, atividades interativas, comidinhas, drinks e brindes relacionados às séries do serviço – como “Daisy Jones & The Six”, “The Boys” e “The Summer I Turned Pretty”. Rolou até chamar o prefeito Kirk Watson para aceitar uma chave da cidade no primeiro dia! Visitamos a experiência e te mostramos tudo aqui nesse vídeo.
Dungeons and Dragons Tavern
Como parte da campanha de estreia do live action para Dungeons and Dragons, o SXSW recebeu uma taberna pop-up temática. O espaço tem uma decoração medieval e o Dragon’s Brew, um coquetel temático que é um prato cheio para os gamers.
Experiências de marcas do segmento: Tecnologia ????
E como Austin cada vez mais se torna um polo de tecnologia nos EUA, as empresas de tech também marcaram presença com as ativações. Confira algumas a seguir:
Itaú
O Itaú foi o orgulho nacional como o primeiro patrocinador brasileiro do SXSW. A presença do banco foi importante para consolidar a marca no território de inovação. Além do estande no hall do Austin Convention Center, o Itaú fez um Happy Hour que foi um dos principais pontos de encontro dos brasileiros na cidade.
O Slack aproveitou o destaque da pauta de futuro do trabalho no SXSW 2023, e o fato de que a cidade estava lotada de profissionais tomadores de decisão, para não só patrocinar o festival, como divulgar seu software de colaboração. No espaço, um campo para networking, palestras com líderes bombadíssimos do mercado tech, como Mark Cuban, e gravações de podcasts ao vivo com os principais programas sobre negócios dos EUA.
Audible sound studio
A Audible criou uma experiência de som envolvente e transportou os fãs para o mundo das franquias musicais da marca de audiobooks. O espaço trouxe painéis com líderes da indústria musical e fonográfica, uma cabine fotográfica e uma exibição com histórias musicais de artistas icônicos, incluindo Alanis Morissette, Jazmine Sullivan, Gary Clark Jr. e outros. Mas a cereja do bolo foi uma cabine de gravação onde os visitantes podiam entrar, gravar qualquer coisa em áudio e tê-lo impresso ao vivo em um vinil como lembrança.
Dolby
A Dolby House se propôs a dar um gostinho do futuro das experiências de entretenimento imersivas, com oito instalações que destacam inovações da Dolby em música, filmes e streaming, jogos, esportes e podcasts. A casa também hospedou mais de 20 painéis gratuitos, eventos e encontros com criadores ao longo da semana.
Cinder’s Cybership
Outra ativação inusitada foi a Cinder’s Cybership, um bar-nave onde a atendente era ninguém menos que uma influencer virtual chamada Cinder, lançada pela We Are Social. O ambiente convidava visitantes a conversar com a influenciadora hiperrealista por uma tela em um foodtruck. Em seguida, era só retirar o drink da “nave”. A ação foi um ótimo exemplo de como formatos híbridos (digitais e offline) de experiências podem conversar.
Experiências de marcas do segmento: Bens de Consumo ????
Apesar de minoria, as empresas de bens de consumo também tiveram seu espaço no South By, mesclando a exibição de produtos com shows e programação própria.
Porsche
Disputadíssima, a tradicional casa da Porsche trouxe a música como seu principal território. Um galpão com design inovador, carros da marca e obras de arte ocuparam a Congress Avenue durante alguns dias. Mas as grandes atrações que fizeram o local lotar pra valer foram shows com artistas emergentes, como Kelela, e DJs globais.
Lush House
A Lush, marca britânica de cosméticos orgânicos, criou uma casa super descolada, ainda que simples. Uma experiência agradável com bons drinques, bons DJs (a festa Glitterbox, uma das mais famosas de Ibiza, teve uma mini versão por lá), cenários bonitos e demonstração de produtos.
O único ponto de atenção foi a estratégia usada pela marca de vender dentro da ativação, algo que não é tão de bom tom em meio à enxurrada de brindes que outras experiências ofereciam. Ainda assim, a casa fez o povo feliz nas noites do festival.
Doritos After Dark
Não é a primeira vez da Doritos no SXSW. Neste ano, porém, a marca foi cirúrgica no timing da intervenção e decidiu começar a ativação a partir do dia 13, quando o SXSW interactive começa a esfriar e a cidade é tomada pelo público do SXSW Music Festival. Posicionamento é tudo, né?
A casa da Doritos vai hospedar alguns shows e grandes nomes da música, como Anderson .Paak.
Leaps by Bayer Escape Game
Já a Bayer convidou os participantes a se colocarem na pele de cientistas da farmacêutica em um Escape Game. Quem visitava a ativação tinha 20 minutos para entrar em um container e solucionar um desafio científico. Uma ótima forma de deixar a experiência ainda mais interativa!
Curtiu as experiências de marcas que te mostramos? Qual delas te chamou mais a atenção? Vamos continuar trazendo mais conteúdo do SXSW, o maior festival de inovação e criatividade do mundo, para te inspirar.
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