Um dos maiores festivais de inovação e criatividade do ocidente acontece anualmente em Austin, no Texas, e se chama SXSW – também conhecido como South By Southwest ou apenas South By.
Nós, como especialistas em eventos, visitamos o SXSW há 11 anos buscando a pura expressão do Zeitgeist, ou o “espírito do tempo”. Esse termo alemão fala sobre um conjunto de elementos que indicam qual o “mood” intelectual, comportamental e cultural do mundo em um dado momento. Ou seja, ir ao South By é como entrar em uma cápsula do tempo para um futuro que está logo ali.
No SXSW 2023 não foi diferente. Entre os 10 dias de evento, 1.425 sessions, 25 trilhas de conteúdo e 137 ativações de marcas, podemos descobrir algumas tendências mundiais sobre o futuro das experiências, tecnologia, mercado de trabalho e outros temas essenciais para quem quer estar à frente do seu tempo.
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Confira 5 destaques do SXSW 2023 sob a lente oclb
1 – Quantum AI
A combinação de computação quântica e inteligência artificial vai desempenhar um papel significativo no futuro de nossa espécie. Nos últimos anos, a computação quântica teve avanços expressivos com empresas como Google, IBM, Microsoft e Amazon.
O CEO da Startup Strangeworks, Whurley, fez uma apresentação e discurso sobre o tema totalmente criados com IA. Nela, ele falou do potencial da IA quântica para deter a mudança climática e até curar doenças fatais. Mas também ponderou o risco de uma superinteligência quântica, capaz de auto aperfeiçoamento e de superar a inteligência humana em vários aspectos.
“Estamos à beira do maior período de avanços tecnológicos da história da humanidade. Sinto que as pessoas não apenas não estão prontas para isso, como nem sabem que está acontecendo.”
Whurley, fundador e CEO Strangeworks
2 – Eventos IRL (In Real Life)
Nos últimos dois anos, empresas recorreram às experiências virtuais e híbridas por necessidade. Mas precisamos de conexões pessoais para prosperar e fomentar o bem-estar e a saúde mental, segundo o World Happiness Report, mencionado por especialistas do mercado de eventos. Líderes de empresas como EventBrite, AnyRoad e Meow Wolf compartilharam como seus criadores parceiros estão fazendo mais eventos presenciais do que em 2019, antes da pandemia. Shamerica Colbert, Product Manager de eventos da Cisco / Zensar, acredita que os consumidores querem resgatar a experiência sensorial de eventos presenciais.
“Há uma grande diferença entre quando você está vendo um evento online, só parcialmente engajado e fazendo várias tarefas, e quando há o envolvimento com outros à sua volta.”
Shamerica Colbert, Product Manager de eventos da Cisco / Zensar
3 – Wearables hápticos
Os “dispositivos vestíveis hápticos”, a evolução dos wearables, são aqueles que usam sensações táteis para estimular o tato na experiência do usuário. Na feira Creative Industries Expo, foram muitas as empresas e startups que apresentaram protótipos de vestes hápticas.
Luvas e coletes que emitem feedbacks táteis, como ar, vibrações e ondas sonoras em resposta a interações virtuais são só uma amostra da ciência háptica. No XR Exhibition, a disputada instalação Symbiosis usava a mesma tecnologia para criar uma experiência imersiva e virtual futurista que se passava daqui a 200 anos.
4 – Cultura efêmera
Os ciclos de tendências estão cada vez menores com o consumo de conteúdos curtos. As marcas precisam ser mais rápidas, ousadas e ágeis do que nunca e jogar o mesmo jogo DYI (Faça Você Mesmo) de criadores e consumidores.
“Há um deslocamento de poder das marcas para consumidores. Eles estão gerando, consumindo e descartando tendências de forma muito rápida, e marcas têm dificuldade em encontrar um equilíbrio.”
Jamie Gilpin,CMO Sprout Social
O SXSW também debateu como o funil de marketing está ficando desatualizado como consequência disso. Afinal, consumidores entram e saem de diferentes estágios da jornada de compra o tempo todo. E agora têm novos mecanismos de busca, como no TikTok. O futuro da busca é fragmentado e as marcas agora precisam ir além do Google para gerar tráfego orgânico e fazer seus projetos serem vistos.
5 – Comunidades na Web3
A adoção (ou não) de novas tecnologias por microcomunidades vai ser determinante para o sucesso da Web3 e Metaversos. Elas ganharam uma configuração diferente nos últimos anos com plataformas como Discord, Reddit, Roblox e Fortnite. De um lado, a discussão foi como marcas devem profissionalizar a gestão de comunidades no presente. Exemplos bem-sucedidos são Nike e Forever 21, que criaram comunidades no Roblox.
Jen Wong, COO da Reddit, afirmou que marcas ainda não exploram o valor de pesquisa e diálogo “sem filtro” oferecido por comunidades de nicho, com conteúdo gerado pelo usuário. Portanto, para gerar engajamento em ambientes virtuais e criar uma economia de tokenização, precisarão experimentar desde já. Inclusive, se você ainda não conhece oclb comunidade, essa é a hora.
“Se olharmos o mundo cripto, ele cresceu com base em comunidades que realmente se envolvem e se auto identificam através de tokens.”
Michael Casey,Chief Content Officer da Coinbase
Esses 5 destaques do SXSW 2023 são apenas um fragmento de tudo o que vimos no festival. Se quiser ver mais insights e tendências, temos uma dica especial:
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