Estivemos na 5ª edição do Rio2C, um dos maiores eventos de criatividade da América Latina, e te contamos as principais percepções sobre a organização dele nessa resenha completa.
Há algo especial em discutir criatividade e inovação pelas lentes do Brasil. A curadoria com destaque para essas múltiplas brasilidades foi o grande acerto da quinta edição do Rio2C, que aconteceu no Rio de Janeiro durante os dias 11 e 16 de abril. Estivemos em painéis sobre neurociência, tecnologia, esportes, inclusão, arquitetura sustentável, cinema, saneamento básico, show business, e diversos outros assuntos que se conectam ao tema que guiou esta edição: o soft power brasileiro.
A estrutura do Rio2C 2023
Ficou claro como o Rio2C conseguiu estabelecer diferenciais em relação às demais conferências de criatividade do mundo. Ao começar pela escolha de local. A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, é uma construção belíssima em homenagem ao modernismo brasileiro e conversa diretamente com a proposta de criatividade e inovação do evento. Mesmo com mais de 41 mil pessoas circulando durante os seis dias de programação, número recorde para o evento, a estrutura permite um bom fluxo entre os palcos, é de fácil acesso e atua, surpreendentemente, como um refúgio fresco em meio à cidade.
As diferentes estruturas para os palcos também tornam a experiência mais dinâmica. Entre os 18 palcos preparados pelo evento estão salas de concerto, auditórios, salas de diferentes proporções e estandes de marcas no térreo, cada um com uma personalidade própria. Com a expansão de temas abordados, com mais conversas sobre ciência, esporte, sustentabilidade, por exemplo, essa divisão clara das salas facilitou o entendimento dos espaços para cada segmento.
Expectativa X Realidade
O Rio2C conseguiu trazer a diversidade de uma forma que raramente encontramos nesses eventos, amplificando a participação de pessoas da periferia, PCDs, LGBTQIA+, mulheres, negros e indígenas em relação aos anos anteriores. Especialmente durante a conferência, vimos como estão acompanhando as conversas que aconteceram dentro das salas, tornando-se mais plural em relação às pautas e aos palestrantes convidados.
Mas ainda há o desafio de falar para um público mais diverso – a maioria dos participantes nos parecia ser profissionais do audiovisual, resquícios do Rio Content Marketing, o evento que deu origem ao Rio2C e que foi, durante anos, o principal encontro de profissionais dessa indústria no Brasil.
Apesar dos méritos, alguns empecilhos também atravessaram o evento. O site do Rio2C ficou fora do ar durante os primeiros dias e o app estava instável e com informações desatualizadas. Foram entregues flyers de papel aos participantes, mas estes também estavam desatualizados. Os horários muito fragmentados também dificultaram a programação. Nós chegamos a perder o começo de algumas palestras porque nos confundimos com os horários do flyer de papel ou porque as salas foram subdimensionadas para a demanda de público.
Não podemos deixar de mencionar também um comportamento comum que presenciamos em diversos momentos: grupos de pessoas que conversavam sem parar nas salas durante as palestras, atrapalhando a experiência de quem estava ao redor. Da mesma série: gente que vai ao cinema e fica comentando o filme.
Os perrengues chiques
Como falamos, os horários muito fragmentados também dificultaram a programação. A praça de alimentação também deixou a desejar. Filas longas, serviço lento de verdade, poucos lugares e baixa oferta de comidas saudáveis prejudicaram a experiência do espaço.
O Rio2C está crescendo e a Cidade das Artes pode se tornar pequena para abrigar todas as frentes do evento. Talvez a saída seja a descentralização, podendo expandir seu festival de música para outras áreas da cidade, por exemplo.
Com o aumento de público e a lotação das salas, pensando em acesso e inclusão, também seria ótimo se as gravações das palestras fossem disponibilizadas no app ou site. Adoraríamos escutar algumas palestras de novo e outras que não conseguimos acompanhar por conflitos de agenda.
Apesar destes desafios, o Rio2C encerrou sua quinta edição com muito mais aspectos positivos que negativos. Ao diversificar o corpo de palestrantes, as reflexões conseguiram compreender este Brasil mais plural para pensarmos o futuro. Foram bem sucedidos nas oportunidades de networking e no conteúdo apresentado pelos diferentes segmentos da indústria criativa. O Rio2C 2023 demonstrou como há grandes oportunidades para o Brasil ser apresentado ao mundo como a potência criativa que é.
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