Às vezes, um evento, aparentemente simples, tem a capacidade de nos transformar, tal a carga de insights que eles nos desperta. Acabamos de viver uma experiência do gênero no Hacktown 2023, evento de criatividade e inovação que acontece em Santa Rita do Sapucaí, cidade que fica ao Sul de Minas Gerais.
O Hacktown não é apenas um evento, é uma experiência completa que conecta pessoas de diferentes áreas em um ambiente propício para a troca de conhecimento, inspiração e criação.
Com o tema “Reinvenção”, a edição deste ano deu continuidade a debates mais amplos, com perspectivas inovadoras para despertar a criatividade. Não é de hoje que Santa Rita do Sapucaí tem conexão com tecnologia e inovação.
Desde a década de 60, a cidade abriga a Fundação da Escola Técnica de Eletrônica (ETE), o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e a FAI, centro de ensino superior em gestão, tecnologia e educação. Além disso, existem mais de 160 empresas de tecnologia instaladas no município, motivo pelo qual recebeu o apelido de “Vale da Eletrônica”.
Um evento diferente dos demais
Um coreto, mesas e cadeiras ao redor, sobre um imenso chão com pedrinhas típicas de praças do interior, criam um dos cenários da próxima palestra. É assim a estrutura do Hacktown, em vez de um único auditório principal, o evento oferece uma boa oferta de trilhas temáticas que ocorrem simultaneamente em diversos locais da cidade, o que permite que os participantes escolham entre temas que vão desde tecnologia e empreendedorismo até cultura, arte e filosofia.
Essa abordagem garante que todos, independentemente de sua área de interesse, encontrem conteúdo relevante e estimulante. E, por muitas vezes,o local escolhido para o debate é fator essencial para viver a experiência.
Para as marcas, uma vitrine a céu aberto
Sicredi, Claro, Vale, Unilever e outras marcas estiveram presentes, com ativações, durante esta edição do Hacktown.
Para elas, estar presente no festival é uma demonstração de que a marca também está correspondendo às expectativas do público, sobretudo da Gen Z. Para nós, do oclb, foi uma ótima oportunidade para ver ativações de marca criativas e instigantes.
Casa Claro: a inovação na sala de casa
A Claro nos chamou atenção com uma casa típica da cidade toda remodelada para receber o público, com diversos ambientes, repleta de atividades e interações. Um lugar para compartilhar ideias e experiências sobre inovação, empreendedorismo, diversidade, sustentabilidade, ESG, novas tendências e tecnologias.
Especialistas do beOn, hub de inovação da Claro e Embratel, circulavam pela casa, fazendo networking em busca de parcerias com startups, novos modelos de negócios e soluções criativas.
Já na sala conectada, ambiente completamente automatizado e integrado pela tecnologia de internet móvel de quinta geração da operadora, os visitantes podiam interagir com diversos equipamentos e ter uma palhinha do futuro ao vivo.
Espaço Sand box da Vale: inovação em ESG
Como a própria tradução diz, a Vale montou uma “caixa de areia” no Hacktown, onde os participantes podiam colocar suas cadeiras e assistir uma das dezenas de palestras oferecidas pela Vale ou simplesmente relaxar. As crianças também eram bem vindas e recebiam baldinhos para brincar.
A areia utilizada foi desenvolvida pela Vale, e é proveniente do processamento de minério de ferro. Foram cerca de oito anos de pesquisa e mais de R$ 50 milhões em investimento para ser desenvolvida. Hoje ela busca solucionar uma importante questão ambiental ao evitar a extração predatória de areia.
A importância do networking
Sem dúvida nenhuma, um dos pontos fortes do Hacktown é o espaço que oferece para networking e conexões muito interessantes.
Ao unir profissionais, estudantes e entusiastas de diferentes áreas, o evento se torna uma oportunidade única para conhecer pessoas com interesses semelhantes e também para ampliar horizontes ao interagir com indivíduos de visões diversas.
Essas conexões muitas vezes resultam em parcerias profissionais, projetos colaborativos e amizades duradouras.
O Hacktown sem dúvida nenhuma é um evento de inovação e criatividade para se ter na lista de must go.
*Este é um artigo colaborativo e foi escrito pela Tati Aponte. Todas as informações e opiniões que constam nela são de responsabilidade do autor.