Como foi o Lollapalooza Brasil 2024?

Crédito: Johnnie Mello / Divulgação

Estivemos no Lollapalooza Brasil 2024, que aconteceu entre 22 e 24 de março no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. 

Com uma novidade para esta 11ª edição: agora o evento está sob o comando das produtoras Rock World (Rock in Rio e The Town), C3 Presents (Austin City Limits e Lollapaloozas globais) e Live Nation. 

Mas bastaram poucos segundos no festival para entender que a produtora pode ter mudado, mas a essência do Lollapalooza continua a mesma. 

Neste artigo, você confere mais sobre a experiência Lolla, o tal “Lamapalooza”, as principais ativações de marca e o que será do futuro do festival.

Uma dose de déjà-vu

Viver os três dias de Lollapalooza é uma maratona. 

O Autódromo de Interlagos pode até ficar na cidade de São Paulo, mas é um universo à parte, com lógicas próprias de espaço e tempo – o meteorológico também, aliás. 

É preciso se preparar: capa de chuva, tênis galochas prontas pra enfrentar a lama e gramado úmido, repelente… Mas quando você está lá e vê um show fantástico, é fácil esquecer do processo de preparação. 

Foi assim em 2024, da mesma forma que nos anos anteriores. 

A 11ª edição do Lolla não teve grandes surpresas. 

Até mesmo os cancelamentos de headliners e outros artistas do line-up, como Paramore e Rina Sawayama, não surpreenderam o público que já chega até mesmo a esperar essa volatilidade depois de tantos casos passados. 

O mapa do evento também permaneceu fiel às edições anteriores, mesmo após obras no Autódromo. A única diferença são os novos banheiros, instalados antes do The Town no ano passado.

Mapa do Lollapalooza 2024
Crédito: Divulgação

O line-up também contou com poucas novidades, mas garantiu bons shows. A headliner SZA e o cantor Omar Apollo fizeram sua estreia no Brasil, enquanto Sam Smith e Jungle marcaram a terceira visita. 

Tivemos ainda os consagrados estreantes, como o Blink-182 – que garantiu o show mais aguardado do festival. E o que falar do MC Livinho que lotou o palco Perry’s by Johnny Walker com uma homenagem ao Michael Jackson? Não dá pra negar que rolaram momentos curiosos nesse Lolla. 

Como foram as ativações de marca

Mais de 20 marcas estiveram no Lollapalooza Brasil 2024. 

Foi interessante ver que a disposição das marcas seguiu o mapa das edições anteriores. Diferente dos outros festivais da produtora, como Rock in Rio e The Town, as ativações se mantiveram no trajeto entre os palcos ou apenas no fundo, sem ocupar as laterais do palco. 

Bradesco seguiu apresentando as Water Stations, pontos de distribuição gratuita de água e squeezes personalizadas durante todo o festival. A marca assina essa ação no evento desde 2019 e impacta completamente a experiência do público.

Bradesco Water Station Lollapalooza - Ponto de distribuição de água gratuito
Water Station da Bradesco
Foto: oclb

Vivo também continuou no festival com sua ação “Presença Preta”, mas dessa vez expandiu também para as ruas de São Paulo. Aproveitando o ano de estreia do esporte na Olimpíada, a marca levou o Breaking (ou break dance) para o festival e para estações de metrô no caminho para o evento, além de apostar no grafite para os seus stands.

Vivo Presença Preta Lollapalooza Estação Pinheiros
Ação “Presença Preta” da Vivo na Estação Pinheiros durante o Lollapalooza
Foto: oclb

Os stands que mais chamaram a atenção foram de Sadia e Coca-Cola. Mesmo com propostas completamente diferentes, ambas se destacavam pela cenografia. 

Coca-Cola apostou no Coke Studio, uma arena imersiva com capacidade para 400 pessoas. O espaço recebeu atrações musicais durante os três dias de festival. Por lá, você poderia experimentar o novo sabor K-Wave e, por ser coberto, o stand também serviu como um refúgio da chuva para o público. 

Coke Studio da Coca Cola no Lollapalooza
Coke Studio da Coca-Cola
Foto: oclb

Já a Sadia apostou no lúdico com esse stand nada discreto, com direito a uma escultura gigante do mascote da marca, que vestia um óculos (que o Apple Vision Pro se inspirou rs) e uma tela de led no fundo.. Aliás, esbarramos com o mascote Lek Trek andando pelo Lolla Lounge e também próximo ao estande.

O conceito “Lek Trek Party” foi uma celebração dos 80 anos da marca. Quem visitou o stand recebeu amostras de produtos empanados da Sadia, além de encontrar uma festa com direito a violino e saxofone. 

Sadia - Camarote Lek Trek no Lollapalooza 2024
Sadia no Lollapalooza 2024
Foto: oclb

Já no Lolla Lounge, a ativação mais disputada foram as cadeiras de massagem da Localiza, para aproveitar por alguns minutos enquanto via os shows do festival em uma TV.

Lamapalooza?

Caminho entre os palcos Budweiser e Samsung Galaxy no dia 25/03, segundo do festival
Foto: oclb

É, choveu. E como choveu nesses três dias de Lollapalooza Brasil 2024.

Para sermos justos, domingo teve uma trégua, mas o impacto das chuvas já estava feito.

Um resultado até esperado do somatório das águas de março com a terra da garoa, como dito nesse tweet.

Mas quem frequentou edições anteriores do Lolla, notou que essa pareceu atípica – chuvas contínuas substituíram a garoa repentina ou até as ameaças de raio, como em 2019. 

A consequência foi muita lama, daquelas escorregadias que causam momentos de tensão, principalmente com a estrutura de morros do Autódromo. 

Mas também rendeu memes, claro. 

Não tem mais como negar o impacto da crise climática nos eventos, principalmente aqueles ao ar livre, como sinalizamos neste vídeo

Esse é o momento de pensarmos em soluções e se adaptar a esta nova realidade climática para garantir que festivais como o Lollapalooza Brasil possam seguir acontecendo de forma segura para público e equipe. 

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