Não existe segunda chance de causar uma boa primeira impressão.
Por isso, o lançamento de evento (ou produto/serviço) novo sempre deveria ser encarado como parte estratégica da experiência.
Foi o que aconteceu no último final de semana, quando o mais novo festival de inovação do Brasil, o SP2B, foi lançado, um ano antes de sua realização.
Não é de hoje
Esse tema acompanha a gente faz tempo.
Mais de dez anos atrás, nossa primeira vez trabalhando juntos foi justamente no anúncio do Tomorrowland Brasil.
Na época, fomos parceiros da 3PLUS no projeto de lançamento do evento, quando rolou uma transmissão ao vivo da edição belga direto do Parque Villa-Lobos. Tudo pensado para que, no auge do set do David Guetta, viesse a revelação de que o evento chegaria ao Brasil.
E aí foi aquela festa. Nem precisamos dizer como reverberou entre fãs e imprensa.
O lançamento do SP2B 2026

Corta para 2025 e o que aconteceu no Auditório do Parque Ibirapuera neste último final de semana.
O espaço estava lotado. E a sequência de momentos deu o tom de grandeza que o SP2B promete, mas sempre focando no presente.
Quase nada sobre o ano que vem, nem data oficial foi divulgada (de 9 a 16/08 de 2026). A experiência estava toda ali.
- A parceria com a Globo rendeu na apresentação feita pela atriz Mariana Ximenes ao lado de Rafael Lazarini, fundador do evento.
- O autor Yuval Noah Harari entregou uma das nossas palestras favoritas do ano, seguido de entrevista com Pedro Bial.
- Foi anunciado o Hugh Forrest, ex-CEO do SXSW, como parte da equipe. Dando pistas sobre a conexão internacional do evento.
- E, para fechar, uma hora de um show completo e emocionante do Gilberto Gil.

O anúncio virou realmente um espetáculo.
Quando o anúncio já é uma experiência
Saber fazer um bom anúncio não é isolado ao SP2B. Alguns cases já mostraram como esse momento pode marcar a história de um evento.
Em 2019, o Primavera Sound virou o jogo. O lançamento do evento foi feito através de um vídeo manifesto que acertou em cheio o zeitgeist cultural daquele ano, anunciando um line-up 50/50 de gênero.
Aqui no Brasil, o Itaú também fez escola com o show da Madonna na campanha dos seus 100 anos. Primeiro, teve a especulação. Depois, rumores e vazamentos estratégicos. E por fim, o vídeo da própria Madonna: “Brasil, estou chegando”.
Ainda em Copacabana, quem não lembra do “ela vem” para anunciar Lady Gaga no Todo Mundo no Rio, brincando com o meme “ela não vem mais” de 2017?
E nem tudo precisa ser presencial: em 2020, o rapper Travis Scott fez história com o show “Astronomical” no Fortnite. A campanha começou criando expectativas no próprio jogo, com pistas, palco com uma contagem regressiva no mapa e itens exclusivos.
Esses exemplos mostram que um evento ganha muito quando não se limita a mais um post no Instagram .
Claro, os custos variam e a planilha é prioridade. Mas independentemente do tamanho, criatividade faz diferença. E é aí que a linha de despesa vira investimento.
O lançamento é a primeira chance de encantar, de criar buzz e movimentar uma comunidade, de posicionar um evento…
É um momento em que se traça o tom de voz e a identidade. É um convite para que o público já entre no universo daquele evento. E quando isso acontece de verdade, o evento já começa antes mesmo de acontecer.