Ativações de marca no Web Summit Rio 2023 foram excelentes exemplos de como os brasileiros sabem vender seu peixe como ninguém. Os stands que ocuparam os pavilhões do Riocentro, em Jacarepaguá, foram destaque no evento, apresentando inovações, interatividade e debates sobre tecnologia e o futuro.
Stands que apresentaram conversas profundas diante da programação acelerada
Enquanto os principais palcos do Web Summit Rio eram ocupados por palestras rápidas (entre 15 e 20 minutos), os espaços de marcas foram responsáveis por algumas das conversas mais interessantes e profundas do evento.
Marcas como Itaú BBA, B3, Banco Votorantim, Petrobras e Senac RJ promoveram encontros com representantes do mercado em cada um de seus stands. A arena Itaú BBA ainda ofereceu aos seus visitantes uma criativa oportunidade de se conhecerem melhor através de uma mesa interativa e tecnológica que fazia perguntas aleatórias para duplas de participantes.
Foi um acerto dessas empresas, que atraíram longas filas para suas palestras ministradas em português – fugindo do padrão em inglês que dominava os palcos do evento.
IA em todo lugar ao mesmo tempo
A inteligência artificial foi o tópico central desta edição do Web Summit. Ela foi protagonista nos palcos e também ganhou destaque em ativações como a da seguradora Icatu.
A marca utilizou a tecnologia para reforçar sua proposta de oferecer soluções para planejar o futuro. Os visitantes puderam criar uma imagem de seu futuro ideal, projetada a partir das respostas de um breve questionário com a ajuda das IA ChatGPT e DALL-E 2.
Já quem passou pelo estande da KPMG foi recepcionado por um robô com expressões simpáticas. O robô, associado à inteligência artificial, era capaz de reconhecer as pessoas e responder às perguntas dos visitantes (ainda beeem básicas, mas olha o futuro aí!).
Metaverso sim, mas espaços físicos também
Marcas como Chevrolet e Banco do Brasil ofereceram espaços confortáveis com cadeiras, mesas, café, água e, principalmente, tomadas. Vimos muitas pessoas usando esses espaços para trabalhar e fazer reuniões entre as palestras, mostrando a força de promover espaços úteis ao público.
O Banco do Brasil também apresentou uma versão de sua agência com atendimento no Metaverso e patrocinou o disputado lounge Women in Tech, que ofereceu ingressos com desconto para proporcionar maior inclusão do público feminino no evento.
Interatividade e imersão em destaque
As ativações de marca que mais geraram filas foram as que proporcionaram experiências interativas e/ou imersivas.
A Magazine Luiza apresentou um celular e um cartão de crédito gigantes para o público simular uma venda com a Conta Digital PJ pelo aplicativo da marca.
Já a Petrobras ofereceu óculos de realidade aumentada e hand tracking em sua ativação “Missão: Águas Ultraprofundas”, onde o visitante pode experimentar como seria comandar um robô em uma operação no fundo do mar.
Outros simuladores também atraíram muito a atenção do público. A Embraer-X apresentou um simulador de voo e a Oracle Red Bull Racing promoveu um ranking de desempenho entre os participantes que testaram seu simulador de corrida. Além dos participantes, as pessoas ficaram em pé acompanhando com curiosidade o que estava acontecendo nos stands.
E o café?
Quem nos conhece, sabe que somos fãs de um BOM café em eventos. Já começamos até a desenhar um ranking dos melhores festivais e ativações que oferecem uma boa experiência barista.
No Web Summit Rio, destacamos 3 stands que serviram excelentes cafés: Chevrolet, que vinha com um selo da GM servido no copo; Infloblip, que serviu cafés especiais moídos na hora com perfeição; e, repetindo o sucesso de Lisboa, o stand da AWS, que apresentava um painel de dados integrado ao sistema de bar informando a quantidade de cafés servidos, quais mais foram consumidos e qual o seu lugar na fila de espera.
*
As ativações de marca da edição carioca do Web Summit podem ensinar muito ao evento que acontece em Lisboa. Elas foram um dos grandes destaques positivos da edição, mostrando que os stands não são apenas espaços de propaganda, mas que também atuam como excelentes espaços de conteúdo.
Outras curadorias que você também irá gostar