Agora vai! Os grandes eventos estão de volta em 2022 e não vemos a hora de voltar a sentir aquela experiência única de participar de uma cartarse coletiva.
Se não tem Carnaval (será mesmo?), pelo menos uma série de festivais de música, conferências de criatividade e negócios, eventos geeks e de tecnologia já foram anunciados.
Abaixo, conferira o calendário øclb de grandes eventos em 2022. Hey, ho, let’s go?
Fevereiro
Enquanto nos EUA o pico da variante ômicron começa a desacelerar e países como a Dinamarca decretaram a volta ao “normal”, no Brasil, infelizmente, essa onda ainda vai demorar algumas semanas pra virar uma marolinha.
O Carnaval e a Campus Party de São Paulo foram adiados. Lá fora, o Mobile World Congress, principal evento do mundo para o setor de telecomunicações, está programado para acontecer nos próximos dias, apesar do desfalque de patrocinadores.
Março
Depois de dois anos de hiato, esse é o mês da volta do maior festival de inovação e criatividade dos EUA, o SXSW (que também é um dos maiores de música e cinema do país). Esse é o 10º ano que viajamos para Austin (já?), e estamos super ansiosos para retornar à Austin como guias oficiais do øclb journey (fica a dica: ainda dá tempo de se inscrever, viu?).
Ainda no tema festivais de tecnologia e negócios, é o mês do Gramado Summit.
No Brasil, todos os olhos e ouvidos nesse mês estarão voltados para o retorno do Lollapalooza Brasil. O evento volta a ser realizado nesse mês também em Santiago (do Chile) e Buenos Aires.
Quase no fim do mês, ainda tem o Oscar 2022.
Abril
Na sequência do Lolla, é a vez dos festivais de música nacionais brilharem.
Abril é o mês do festival Breve em Belo Horizonte e do Rock The Mountain no Rio de Janeiro. Em Natal, o DoSol será realizado pela 1ª vez nesse mês. Para os fãs de música eletrônica, em São Paulo acontece a 1ª edição do coletivo Gop Tun Festival.
Também é o mês de retorno do Coachella, que abre a temporada dos grandes festivais de música dos EUA. Acontece nesse mês ainda o Grammy.
Para os fãs de festivais de inovação, tendências e tecnologia, o RioC2 volta à cidade maravilhosa depois de dois anos de intervalo.
Dizem que durante o feriadão de Tiradentes, vai ter Carnaval no Rio e em SP. Será que pega?
Maio
O verão já foi, mas maio promete ser um dos meses mais quente da estação dos grandes eventos de 2022.
É o mês da estréia do MITA (Music Is The Answer), festival de música de dois dias que será realizado no Rio e em SP.
No Rio também vai ter mais uma edição do Queremos! Festival e, em São Paulo, o festival alemão de música eletrônica Time Warp, a feira geek Perifacon e o maior encontro da cultura negra do Brasil, o festival Feira Preta (que se mudou do segundo semestre para o primeiro). Para a indústria do marketing digital, São Paulo também recebe nesse mês a 1ª edição do Vidcon, uma das principais conferências para criadores de conteúdo do mundo.
Pra fechar, ainda tem Meca Inhotim em Brumadinho, Minas Gerais.
Tá bom pra você?
Junho
Barcelona recebe de volta o Primavera Sound, um dos maiores festivais de música do mundo, que é realizado no mesmo mês em Porto, e que anunciou pela 1ª vez novas edições em Los Angeles (setembro), São Paulo, Santiago e Buenos Aires (outubro-novembro)
No Brasil, esse é o mês de um dos maiores festivais de música de São Paulo, o João Rock, e também dos 30 anos do Festival Forró da Lua Cheia.
Na Amazônia, é a vez do tradicional Festival de Parintins. No nordeste e demais regiões do Brasil, é o mês das festas juninas. Campina Grande, um das maiores eventos do gênero, já anunciou que nesse ano vão ser dois meses de celebração. Anarriê!
Um dos principais eventos da indústria da publicidade também acontece nesse mês: Cannes Lions.
Julho
Tradicionalmente, esse é o mês mais agitado do calendário de festivais europeus. O grande destaque é o Tomorrowland, um dos maiores eventos de música eletrônica do mundo (e uma masterclass em design de experiências), que anunciou não um, nem dois, mas três finais de semana de evento em 2022 (!)
No Brasil, o Latinidades, festival da diáspora negra voltado para a celebração e produção cultural da mulher afro-latina e caribenha, volta a acontecer presencialmente em Brasília. Mais uma comemoração de Carnaval está sendo planejada para esse período, o CarnaRio.
Agosto
Dois festivais nacionais independentes que vale programar desde já a viagem: CoMA em Brasília e o Sarará em Belo Horizonte. No mundo dos esportes, é o mês do tradicional Rally dos Sertões.
Nos EUA, o esperado e disputado Burning Man volta ao deserto de Nevada.
Setembro
Mais um mês agitado para os grandes eventos no Brasil.
É o retorno do Rock in Rio, que promete a celebração mais épica de todas desde 1985. O Rio também recebe mais uma edição do super cool ArtRio.
Setembro também marca a volta do HackTown, evento de inovação, criatividade e tecnologia que acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG), do festival de música Coala (SP), que pela primeira vez amplia a sua experiência para dois dias, e do potiguar MADA (RN), festival de música nacional independente.
Falando em festivais de inovação, criatividade e tecnologia, esse também é o mês do C3 de Montreal.
Em Uganda, na África, rola o Nyege Nyege Festival (um dos nossos wishlists para entender a produção musical afrofuturista).
Outubro
Mal acaba o Rock in Rio e o Brasil recebe a primeira edição do Primavera Sound em São Paulo.
Novembro
Você eu e o mundo já sabe, mas não custa lembrar que nesse mês começa a Copa do Mundo de Futebol.
Para os fãs de música, essa é uma boa época para viajar ao nordeste para conhecer o No Ar: Coquetel Molotov (Recife) ou ao norte para o Se Rasgum (Belém).
No Rio, depois de uma bela edição online em 2021, é a vez do festival Rio Montreux Jazz voltar a ser realizado presencialmente.
O maior evento de tecnologia do planeta volta à Lisboa com força total. Um salve para o Web Summit (que também prometeu uma edição no Brasil, será que ainda rola nesse ano?)
Dezembro
E quando a gente pensa que o ano acabou e só se pensa em reveillón, em São Paulo tem a Semana Internacional de Música (SIM), o Women’s Music Event (WME) e a ComicCon Experience (CCXP).
No Rio, é a vez do Prêmio Multishow de Música Brasileira acontecer.
E Salvador recebe o SCREAM, encontro do mercado publicitário e da indústria da comunicação.
*
Importante
Esse artigo foi produzido a partir de pesquisas no Google e conversas com a rede de colaboradores do øclb comunidade.
Muitos eventos não entraram nessa lista porque ainda não foram anunciadas as suas datas (é o caso do Festival Path, Popload, GRLS etc)
A programação, como sempre, está sujeita à alterações.
Se você ficou chateado(a/e) de não encontrar o seu evento nessa lista (não fique, não foi por mal) ou simplesmente quer nos enviar uma sugestão que não entrou aqui, envie um email para contato@oclb.com.br . Atualizaremos esse artigo de tempos em tempos.
Criamos uma lista com 22 eventos de inovação, criatividade e tecnologia (leia aqui). Alguns desses, acabamos não citando nesse artigo.