![]() ONDE ESTAMOS | Juiz de Fora
PRÓXIMAS PARADAS | Floripa
ESTAMOS LENDO | Mulher, Garota, Outras, Bernardine Evaristo (Carol) + Torto Arado, Itamar Vieira Júnior (Franklin)
ESTAMOS FAZENDO | Nos preparativos finais do ØCLB Masterclass, trabalhando mais que nunca (amém!), preparando as malas pra Floripa e agradecidos pela privilégio de estarmos com saúde e produtivos no pior momento da pandemia no Brasil. Tudo bem aí? Torcemos que sim!
Tem tempos que a gente precisa se dar um tempo. Sair das redes sociais, ler o que presta, comer e dormir bem (tentar pelo menos). Por isso, as Cápsulas estão saindo com menos frequência que gostaríamos. Felizmente, a Luiza acabou de entrar pro #TimeØCLB e agora temos alguém só pra cuidar do nosso conteúdos (welcome, Lu!!!). Pra compensar nossa falta, antecipamos um pouquinho do futuro das experiências pra você na Cápsula de hoje.
Surreal.
Essa é a palavra que resume todo o sentimento sobre o espírito do tempo atual.
No dia 11 de março (bem no meio da nossa Masterclass), completamos 1 ano de pandemia.
Na última semana, passamos da casa dos 250 mil mortos.
No último mês, mantivemos a maior taxa de mortos por dia, atingindo o pico de mortes na última quinta-feira (1.582 casos), justamente no período em que estamos praticando o pior índice de isolamento da pandemia.
Seriam os efeitos da Hiper Normalização (esse documentário pesadíssimo de 2016), ou a Hiper Individualização, esse hedonismo irresponsável de quem produz e/ou frequenta aglomerações clandestinas?
Nem no pior dos cenários poderíamos imaginar que, depois de um ano, estaríamos numa situação ainda mais crítica que os primeiros meses da pandemia.
A grande maioria dos festivais de verão dos EUA e Europa foram cancelados, adiados para 2022 ou buscam reinventar-se em versões digitais.
O SXSW, primeiro grande festival cancelado pós-Covid, realiza sua 1ª edição 100% online entre os dias 16 e 20/03.
No Brasil, já rolou a notícia que o Lollapalooza deve ser adiado para o ano que vem. O Rock in Rio, que acontece uma semana depois, também está na corda bamba.
Um dos conceitos importantes na Antropologia é o dos ritos de passagem.
Sabemos bem o quão importante é o carnaval, que na prática, inicia o ano do brasileiro.
Esse foi o primeiro ano da nossa existência sem o Carnaval. Por isso, a impressão que 2020 não acabou. Porque esse feriado é bem mais que o evento mais popular do Brasil. O Carnaval é um rito de passagem, um marco temporal que qualitativamente nos prepara para o ano que “começa”.
Ou seja, acredite se quiser, mas 2020 só acaba mesmo quando voltarmos a pular Carnaval.
E até lá?
A gente vai descobrir no ØCLB Masterclass: O Futuro das Experiências.
Nossa Masterclass será o evento mais próximo de um festival que já produzimos.
A própria forma como o desenhamos dá algumas pistas do que será o futuro das experiências e do entretenimento ao vivo.
Primeiro, ao invés de um dia inteiro (como era a edição presencial), desenhamos uma jornada de experiências dividida em 2 opções:
. Somente a Masterclass (09 a 12/03, inscrições abertas) . Maratona + Masterclass (01 a 12/03, esgotado)
Planejar experiências no online nos permite ressignificarmos a relação com o tempo.
Por exemplo, criamos a Maratona para quem busca ir além do conteúdo do curso. A palavra-chave aqui é conexão.
Quem faz parte da Maratona, tem acesso a um grupo de Telegram, recebeu kits em casa (para nos sentirmos mais próximos) e ainda vai poder apresentar seu projeto para uma marca dos sonhos no Pitch ØCLB.
A Maratona é uma forma de conexão mais próxima entre nós e a turma. Uma experiência importante de acolhimento em um momento em que nossas vidas é mediada por telas.
Uma das atividades planejadas para essa sexta, por exemplo, será uma sessão de pipocas para analisarmos juntos um estudo de caso assistindo uma série no Netflix! 😉
Planejar experiências online é considerar também que todo mundo hoje já passa a maior parte do dia com os olhos grudados em uma tela.
Por isso, a Masterclass terá 3 horas x dia de conteúdo. Esse conteúdos possuem duração proporcional ao número de convidados. Vai ter intervalo, momentos de descanso e algumas surpresas pra manter o engajamento da galera em cima… (#NoSpoilers).
Por fim, a curadoria.
Conseguimos montar uma grade diversa (a maioria são mulheres), com pessoas pretas, pretos e pretes, embora a gente saiba que falta um bocando para chegar onde gostaríamos (não incluímos PCDs nessa edição, não conseguimos ainda fazer esse curso para pessoas com deficiência visual ou auditiva).
Fato: não existe pensar o futuro das experiências sem considerar a diversidade, inclusão e acessibilidade.
O 1º dia vai ser dedicado ao um olhar para o passado e presente.
– Vamos conversar sobre o que aconteceu nesse um ano de pandemia com o André Carvalhal, da mudança do papel da influência e o botão de compra do Instagram à explosão do TikTok, novos comportamentos e hábitos caseiros, dos apps de meditação passando pelo ClubHouse.
– Depois, Carol e eu vamos apontar alguns caminhos sobre o futuro dos eventos: videos volumétricos, realidades estendidas, metaversos, eventos híbridos etc,
– Pra fechar o dia, o Bernardo Mendes, Chief Gaming Officer da agência Druid, especializada em games, vai nos mostrar algumas possibilidades sobre criação de experiências em games.
O 2º dia será dedicado a novos modelos de negócios e o papel das experiências de marcas em um mundo pós-pandêmico.
– Começamos com uma conversa com as representantes internacionais do SXSW e do Tomorrowland no Brasil, Tracy Mann e Andrea Galasso (respectivamente)
– Finalizamos esse dia com a maior e mais longa mesa do curso, com a Fernanda Paiva (head de cultural branding Natura), Guilherme Bailão (head de brand experience da Heineken), Juliana Balassin (head da categoria whisky da Diageo) e Luciano Luccas (head de parcerias LATAM Coca-cola).
No 3º dia vamos mergulhar no streaming, e nas novas narrativas digitais de quem leva diversão a sério.
– Começamos com uma conversa entre Ana Garcia (criadora do festival Coquetel Molotov) e Luize Tavares (criadora do Perifacon)
– Seguimos para um aulão sobre Live Commerce (presta atenção nesse tema), com um estudo de caso ao vivo de negócios + entretenimento ao vivo que surgiu da parceria entre a Magalu (Gerente Sr. de Marca e Redes Sociais Pedro Alvim) e Multishow (Head de música Juliana Costantini) com o Show das Black, evento realizado por ambos durante a Black Friday.
– E ainda teremos uma aula inédita com o Estevão Paiva,Gerente de Produção de Conteúdo para Marcas na Globo, sobre as ativações de marcas no BBB 2021!
Para fechar, no último dia, colocamos em foco três assuntos urgentes e imediatos para criadores de experiências de todos os tipos:
– Uma aula sobre o futuro das experiências imersivas com o artista visual e fundador do festival Multiplicidade Batman Zavareze e a designer de experiências Liana Brazil, da Super Uber (que fez nada menos que o show da Beyoncé na ONU, tá?)
– Uma masterclass, a única em inglês (com tradução sinultânea) com a Claire O’Neill, fundadora da mais importante ONG do mundo sobre sustentabilidade em eventos, festivais e casas de shows, A Greener Festival.
– Um papo reto com a Adriana Barbosa (autora, CEO do PretaHub e fundadora do festival Feira Preta) e Raquel Virgínia (As Baías), que acabou de criar uma agência especializada em narrativas de pessoas negres e trans (Nhaí).
– E ainda tem o Happy Hour………
Ufa!!
Entendeu porque estamos meio devagar com a Cápsula?
Mas gente: e o futuro das experiências?
“O futuro chegou, só não está uniformemente distribuído”, já dizia o pai do Cyberpunk (o gênero, não o game), William Gibson.
Conecte os pontos de tudo que explicamos aí em cima… aposto que você vai ter bons insights para as suas próximas experiências. E também pro resto do ano.
Até já! A Cápsula é lida por mais de 7.000 pessoas. Se vc curte, nos apoie indicando-a para amigues se inscreverem também? WTF IS ØCLB?
Somos curadores de experiências. Nossa matéria prima são viagens, festivais e eventos ao redor do mundo que inspiram criatividade e inovação. Há três anos viramos nômades. Não temos casa ou escritório fixo e nossa agenda é desenhada pelos locais onde as ideias nascem e projetos que somos convidados para colaborar. Também levamos nossos conteúdos até você com nossos cursos, palestras e consultorias.
|