Saiba tudo sobre o Discord

Provavelmente você já ouviu falar sobre o Discord, né? Essa plataforma tem se popularizado bastante e recebido cada vez mais adeptos. 

E se você não tá muito por dentro, essa leitura vai te ajudar a se familiarizar com ele – e quem sabe até despertar a sua vontade de se aventurar por lá!

Bom, é verdade que essa plataforma – que parece juntar as funções de apps como o WhatsApp, Slack, Zoom e (até) Clubhouse – surgiu com o DNA de um público gamer, e talvez até por conta disso, algumas pessoas ainda achem que o Discord não é pra elas. Mas hoje ela vem sendo usada tanto no ambiente corporativo quanto entre grupos de amigos.

Tem gente até que tá aproveitando pra produzir podcasts.

Quem também estava de olho no Discord é a Microsoft! O plano dessa gigante da tecnologia era adquirir o Discord por módicos US$ 10 bilhões! Mas parece que a negociação não foi pra frente.

Mas vamos combinar que uma empresa que estava sendo negociada por esse valor tem um grande potencial, né? Então, agora vem com a gente descobrir os motivos.

Servidores

Cada domínio dentro do Discord chama-se servidor. Pense que ele é o seu “planeta” dentro do “universo” Discord. 

Dentro do servidor é onde tudo acontece! É onde você organiza todos os contatos, conteúdos e conversas (que inclusive podem ser feitas em áudio ou vídeo). 

Imagina você poder entrar em um servidor que criou, com as pessoas que convidou , e criar diversas “abas” pra cada assunto diferente. Essa é a proposta do Discord! Bateu o olho e tá lá: tudo separadinho por canais.

Servidor do Lofi Girl no Discord, um dos mais populares de música

Servidor do Lofi Girl no Discord, um dos mais populares de música

Vamos supor, então, que você tenha uma agência de marketing. Você pode criar um servidor com toda a sua equipe e definir que canais são do interesse do grupo. Alguns assuntos vão ser tratados no canal “principal” e outros, como “atendimento”, “design”, “conteúdo” etc vão ser tratados em outros canais de trocas de informações específicas de cada área. 

Isso também torna a rotina mais prática: encontrar documentos de forma rápida (canal: “documentos”), saber o que cada um tá produzindo (canal: “projetos”) etc.

E esse é apenas um dos servidores que você pode fazer parte! Ao mesmo tempo que combina a entrega de um trabalho em um canal, você também pode estar conversando sobre o lançamento de uma série ou jogando um game com amigues em outro servidor.

Ah, claro. Você pode escolher entre deixar seu servidor público ou privado (só quem você selecionar vai ter acesso). Os servidores públicos costumam ter uma grande base de pessoas interagindo, e é legal dar uma navegada entre servidores pra encontrar algum nicho específico que seja interessante pra você.

O Discord tem como objetivo ser a casa de “todo encontro virtual”, e é essa funcionalidade que chama atenção: poder fazer tudo em uma mesma plataforma.

Bônus da organização: Você pode separar cada canal do seu servidor em pastas. Trabalho, faculdade, amigxs… cada um no seu quadrado.

Cargos

O criador do servidor é também o administrador, aquele que pode tudo!

O administrador define o cargo de todas as outras pessoas que estão ali. Esses cargos vão dizer quais canais são proibidos e permitidos a cada um.

Algumas outras restrições (ou permissões): convidar pessoas, mudar o nome do servidor, anexar arquivos e links, entre outros. São várias as combinações. E, a medida que você tem um número maior de pessoas dentro do seu servidor, o Discord libera “serviços adicionais” (voltados para servidores com mais de 10 mil pessoas).

Canais de texto

Ok, troca de mensagens instantâneas não é uma novidade. Mas o foco aqui, como já falamos, é organização!

Com o Discord, você não tem o problema de um assunto embolar no outro e no final as informações ficarem perdidas. 

Primeiro, como já falamos, você pode organizar suas salas de bate-papo em canais (e os canais em pastas diferentes). 

Segundo, a plataforma também tem como suporte a Markdown, que serve para adicionar formatação ao texto com códigos rápidos. Além de facilmente conseguir deixar o texto em negrito e itálico, por exemplo, você ainda pode criar blocos de citação.

Outras funcionalidades: reagir com emoji nas mensagens, enviar gifs, escrever colorido e adicionar seus emojis personalizados.

É tanta opção que, à primeira vista, um servidor bombado pode parecer bastante intimidador para quem ainda não tem a manha do Discord.

Canais de áudio e vídeo

Cansou de digitar? É só chamar a galera pro chat de voz e começar a falar!

O servidor suporta até 99 pessoas conversando simultaneamente!

E nós já falamos que o Discord surgiu pro nicho gamer, né? Então ele carrega esse ar descoladinho, com diversas funções diferentes pra deixar a coisa mais legal. Aqui vai uma: você consegue até acessar configurações pra alterar a sua voz

Nas chamadas de vídeo, a plataforma suporta até 10 pessoas (durante o período de pandemia a capacidade aumentou pra 50, mas é temporário). 

A qualidade do vídeo é boa e dá pra compartilhar a tela nas apresentações. Ou seja, rola dar cursos, aulas e palestras por lá também.

Notificações – não pira não!

Com um monte de canais e diferentes servidores, a tendência é o seu Discord bombar de mensagens!

Mas não caia na cilada de ficar na função de dar atenção pra cada um deles o tempo todo porque pode ser um pouco enlouquecedor, hein?

O Discord possibilita que você ajuste as notificações que você vai receber de maneira bem detalhada: dá pra escolher um usuário que você quer priorizar, silenciar um servidor inteiro ou só um canal, se você vai receber alerta no celular ou só no desktop, entre outros… fica a seu critério!

Bots 

O maior benefício do Discord é essa “veia inovadora” que atraiu o público gamer. Os bots acrescentam algumas funções e você pode explorar os diversos tipos que existem.

A maioria deles é voltada pro entretenimento, como um bot de música que personaliza as trilhas sonoras das partidas online, simulação pra treinar e batalhar com Pokémons (sim!) e até realizar casamentos virtuais entre jogadores!

Mas tem também aqueles mais utilitários e que são uma mão na roda: 

  • MEE6 , por exemplo, automatiza as funções de moderação e promoção de usuários
  • Sesh é dedicado ao gerenciamento de calendários, cronogramas, lembretes e criação de eventos
  • Craig permite gravar as chamadas de áudio dos chats, de forma sincronizada e com boa qualidade

Migração da Comunidade øclb

Nós aqui do øclb já estamos usando há alguns meses o Discord como meio oficial de comunicação com a equipe, e o resultado tá sendo bem positivo!

Recentemente, também migramos a comunidade øclb inteira, com quase 200 participantes, do Whatsapp pro Discord. Fizemos uma semana especial pra apresentar a plataforma, os canais etc. Todo esse processo de fazer a galera mergulhar nessa “nova casa” foi demais! A aceitação e adaptação foi bem legal.

Claro que toda mudança gera uma certa resistência no começo, né? Mas o Discord tem tudo pra ser a plataforma queridinha do futuro. Seu uso é bastante intuitivo e a nossa aposta é que mais e mais pessoas se familiarizem e se apaixonem pelo Discord em breve!

Se você quer entrar nesse universo com a gente, então se cadastra aqui pra ficar por dentro da próxima abertura de vagas da 1ª comunidade de criadores de experiências do Brasil. 

Game on!

posts relacionados