Vazia. Essa foi a palavra mais recorrente sobre como foi a CES 2022.
A volta presencial da Consumer Electronics Show (CES), uma das maiores feiras de tecnologia e lançamentos eletrônicos do mundo, foi marcada pelo cancelamento de diversas empresas nas últimas semanas devido ao surto da variante omicron nos EUA.
Google, Microsoft, Amazon, Meta, TikTok, Pinterest, Twitter, IBM, Intel, Procter & Gamble, GM, BMW e Mercedes-Benz foram algumas das marcas que optaram por realizar suas experiências via streaming em videos pré-gravados, ao invés de investir em faraônicos estandes de experiências para o lançamento de novidades.
O público respondeu da mesma maneira que as marcas patrocinadoras. A edição de 2022 reuniu um total de 40 mil pessoas nos 3 dias de realização do CES. São 75% a menos que em 2020, quando a última edição presencial da feira foi realizada para um total de 171 mil participantes (e que também contou com 4 dias de realização).
Se por um lado a CES ficou com a sensação de festa vazia, para os expositores de empresas menores a ausência dos gigantes da indústria acabou sendo positiva. “Normalmente, quando você vem para uma CES, ela é dominada pelas maiores empresas de tecnologia, tornando mais difícil chamar a atenção da mídia“, disse Richard Browning à CNN, diretor de marketing e vendas da Nextbase.
O que mais foi diferente na CES 2022 desse ano?
Três cuidados foram adotados pela organização do evento que provavelmente vamos ver se repetindo nos próximos eventos desse tipo no Brasil e no mundo:
1º) junto com o kit de inscrições, os participantes do CES ganharam um teste rápido para a identificação de Covid-19.
2º) havia sinais espalhados no evento distribuindo adesivos em 3 cores para os participantes, cada uma identificando como a pessoa com o respectivo adesivo gostaria de se relacionar com os demais participantes do evento. Quem pegava o adesivo verde, sinalizava “Ok para apertos de mãos”. O adesivo amarelo significa “Ok me cumprimentar com um soquinho ou o cotovelo“. E o adesivo vermelho, “Não me toque, estou feliz em apenas acenar à distância“.

3º) Muitos dos estandes havia sinais de QR code para que as pessoas não precisassem tocar ou pegar em objetos e produtos. Muito do que era apresentado, tinha uma versão no “metaverso”, dentro do aplicativo do evento para ser visto em seu celular. Já escrevemos sobre essa tendência aqui.
Os lançamentos mais surreais da CES 2022
Ok, ok, vamos agora ao que interessa. Quais foram os principais destaques da CES 2022?
Carros que mudam de cor
“O cliente pode ter seu carro em qualquer cor que desejar, desde que seja preto”, dizia Henry Ford há 100 anos sobre o Modelo T, seu primeiro carro produzido em linha de montagem e destinado ao mercado de massa.
De lá para cá, muita coisa mudou. Usando a mesma tecnologia dos dispositivos Kindle, a BMW anunciou um carro que pode mudar de cor (do branco ao cinza escuro) com apenas um toque. Não foi explicando quando e como essa tecnologia será disponível ao mercado, mas a aposta da companhia é voltada para a personalização.

Lentes de contato inteligentes
A Mojo Vision é uma lente de contato inteligente que promete revolucionar o futuro dos exercícios e do registro de movimentos. Equipada com sensores e um micro-processador, o produto ainda na fase de protótipo apresenta uma “tela” onde aparecem informações como batidas cardíacas e a velocidade em que você corre.
Os olhos em movimento controlam a interface também, sem a necessidade de comandos de voz ou toques.

Fones de ouvido invisíveis
A Noveto buscar ressignificar a experiência de escutar áudio com uma tecnologia que permite direcionar ondas sonoras diretamente para o seu ouvido através do ar. Parece magia, mas é pura tecnologia.
A promessa da companhia é que você não precisará mais de fones de ouvido para escutar música, podcasts, jogar games etc.
Um óculos escuros com um cinema dentro
Um dos produtos mais comentados do CES 2022 foi o TCL NXTWear, um óculos escuros inteligente equipado com um dispositivo que permite projetar em suas lentes uma tela como a de um cinema. Os óculos tambem vem acompanhado de um sistema de som que direciona o áudio dentro dos seus ouvidos sem a necessidade de usar fones, além de ser compatível com mais de 100 diferentes aparelhos de celular e se conectar com qualquer dispositivo USB.

Metamobilidade para um metaverso em construção
Se em anos anteriores os lançamentos da CES estavam pautados pelos avanços da Inteligência Artificial, 5G e blockchain, nesse ano o metaverso foi onde mais empresas apresentaram seus lançamentos.
Grandes corporações como a Proctor & Gamble, Samsung, Wallmart, LG entre outras lançaram produtos que flertam com o metaverso, mas foi a Hyundai que levou esse conceito para além ao apresentar seu projeto Metabolity.
O vídeo abaixo ainda parece um filme de ficção-científica (ou uma viagem lisérgica), mas aponta caminhos para o futuro da mobilidade e da relação entre carros, pessoas e o metaverso.
Aparentemente, as escolas de direção estão com os dias contados… e os carros cada vez mais se parecerão com salas em movimento.