logo.oclb
  • academy
  • viagens
  • para empresas
  • conteúdos
    • artigos
    • podcast
    • reports
  • página cápsula
Menu
  • academy
  • viagens
  • para empresas
  • conteúdos
    • artigos
    • podcast
    • reports
  • página cápsula
Linkedin Instagram Envelope
logo.oclb
  • academy
  • viagens
  • para empresas
  • conteúdos
    • artigos
    • podcast
    • reports
  • página cápsula
Menu
  • academy
  • viagens
  • para empresas
  • conteúdos
    • artigos
    • podcast
    • reports
  • página cápsula
Linkedin Instagram Envelope

como foi a CES 2022 – uma conferência presencial em plena pandemia

Vazia. Essa foi a palavra mais recorrente sobre como foi a CES 2022.

A volta presencial da Consumer Electronics Show (CES), uma das maiores feiras de tecnologia e lançamentos eletrônicos do mundo, foi marcada pelo cancelamento de diversas empresas nas últimas semanas devido ao surto da variante omicron nos EUA.

Google, Microsoft, Amazon, Meta, TikTok, Pinterest, Twitter, IBM, Intel, Procter & Gamble, GM, BMW e Mercedes-Benz foram algumas das marcas que optaram por realizar suas experiências via streaming em videos pré-gravados, ao invés de investir em faraônicos estandes de experiências para o lançamento de novidades.

O público respondeu da mesma maneira que as marcas patrocinadoras. A edição de 2022 reuniu um total de 40 mil pessoas nos 3 dias de realização do CES. São 75% a menos que em 2020, quando a última edição presencial da feira foi realizada para um total de 171 mil participantes (e que também contou com 4 dias de realização).

Se por um lado a CES ficou com a sensação de festa vazia, para os expositores de empresas menores a ausência dos gigantes da indústria acabou sendo positiva. “Normalmente, quando você vem para uma CES, ela é dominada pelas maiores empresas de tecnologia, tornando mais difícil chamar a atenção da mídia“, disse Richard Browning à CNN, diretor de marketing e vendas da Nextbase.

O que mais foi diferente na CES 2022 desse ano?

Três cuidados foram adotados pela organização do evento que provavelmente vamos ver se repetindo nos próximos eventos desse tipo no Brasil e no mundo:

1º) junto com o kit de inscrições, os participantes do CES ganharam um teste rápido para a identificação de Covid-19.

2º) havia sinais espalhados no evento distribuindo adesivos em 3 cores para os participantes, cada uma identificando como a pessoa com o respectivo adesivo gostaria de se relacionar com os demais participantes do evento. Quem pegava o adesivo verde, sinalizava “Ok para apertos de mãos”. O adesivo amarelo significa “Ok me cumprimentar com um soquinho ou o cotovelo“. E o adesivo vermelho, “Não me toque, estou feliz em apenas acenar à distância“.

Foto: Tecnoblog

3º) Muitos dos estandes havia sinais de QR code para que as pessoas não precisassem tocar ou pegar em objetos e produtos. Muito do que era apresentado, tinha uma versão no “metaverso”, dentro do aplicativo do evento para ser visto em seu celular. Já escrevemos sobre essa tendência aqui.

Os lançamentos mais surreais da CES 2022

Ok, ok, vamos agora ao que interessa. Quais foram os principais destaques da CES 2022?

Carros que mudam de cor

“O cliente pode ter seu carro em qualquer cor que desejar, desde que seja preto”, dizia Henry Ford há 100 anos sobre o Modelo T, seu primeiro carro produzido em linha de montagem e destinado ao mercado de massa.

De lá para cá, muita coisa mudou. Usando a mesma tecnologia dos dispositivos Kindle, a BMW anunciou um carro que pode mudar de cor (do branco ao cinza escuro) com apenas um toque. Não foi explicando quando e como essa tecnologia será disponível ao mercado, mas a aposta da companhia é voltada para a personalização.

Foto: BMW iX Flow com a tecnologia E-Ink

Lentes de contato inteligentes

A Mojo Vision é uma lente de contato inteligente que promete revolucionar o futuro dos exercícios e do registro de movimentos. Equipada com sensores e um micro-processador, o produto ainda na fase de protótipo apresenta uma “tela” onde aparecem informações como batidas cardíacas e a velocidade em que você corre.

Os olhos em movimento controlam a interface também, sem a necessidade de comandos de voz ou toques.

Foto: Mojo Vision

Fones de ouvido invisíveis

A Noveto buscar ressignificar a experiência de escutar áudio com uma tecnologia que permite direcionar ondas sonoras diretamente para o seu ouvido através do ar. Parece magia, mas é pura tecnologia.

A promessa da companhia é que você não precisará mais de fones de ouvido para escutar música, podcasts, jogar games etc.

Um óculos escuros com um cinema dentro

Um dos produtos mais comentados do CES 2022 foi o TCL NXTWear, um óculos escuros inteligente equipado com um dispositivo que permite projetar em suas lentes uma tela como a de um cinema. Os óculos tambem vem acompanhado de um sistema de som que direciona o áudio dentro dos seus ouvidos sem a necessidade de usar fones, além de ser compatível com mais de 100 diferentes aparelhos de celular e se conectar com qualquer dispositivo USB.

Foto: TCLN NXT e a nova geração de smartglasses

Metamobilidade para um metaverso em construção

Se em anos anteriores os lançamentos da CES estavam pautados pelos avanços da Inteligência Artificial, 5G e blockchain, nesse ano o metaverso foi onde mais empresas apresentaram seus lançamentos.

Grandes corporações como a Proctor & Gamble, Samsung, Wallmart, LG entre outras lançaram produtos que flertam com o metaverso, mas foi a Hyundai que levou esse conceito para além ao apresentar seu projeto Metabolity.

O vídeo abaixo ainda parece um filme de ficção-científica (ou uma viagem lisérgica), mas aponta caminhos para o futuro da mobilidade e da relação entre carros, pessoas e o metaverso.

Aparentemente, as escolas de direção estão com os dias contados… e os carros cada vez mais se parecerão com salas em movimento.

  • 17 de janeiro de 2022

posts relacionados

  • surfando no metaverso: as marcas que estão tirando onda

    surfando no metaverso: as marcas que estão tirando onda

    Eventos, Experiências, Inovação, Tendências
  • web3 – até quando acreditar no hype?

    web3 – até quando acreditar no hype?

    Inovação

cápsula

Todas as quartas receba em seu email a newsletter do øclb, lida atualmente por mais de 10.000 pessoas.

posts mais lidos

  • experiências de marca que abraçam a causa lgbtqia+

    experiências de marca que abraçam a causa lgbtqia+

    Experiências
  • qual o segredo da dominação cultural da Coreia do Sul?

    qual o segredo da dominação cultural da Coreia do Sul?

    Entretenimento, Tendências
  • quer viajar com a gente para o SXSW 2022?

    quer viajar com a gente para o SXSW 2022?

    Eventos
categorias
  • Comunidade
  • Entretenimento
  • Eventos
  • Experiências
  • Inovação
  • Inspiração
  • Tendências
curadoria de experiências
sobre
cápsula
comunidade
journey
masterclass
talks

política de privacidade
termos de uso

® øclb
todos os direitos reservados
Linkedin Instagram Envelope
política de privacidade
termos de uso

política de privacidade
termos de uso
®øclb todos os direitos reservados

Linkedin Instagram Envelope

fique em dia com o futuro das experiências

Assine grátis a newsletter do øclb, lida por mais de 10 mil pessoas

me inclua na lista