Você que nos acompanha por aqui sabe que um de nossos focos de pesquisa atualmente são as experiências imersivas.
Costumamos participar desse tipo de experiência em viagens, festivais de música e eventos de inovação, mas raramente temos a oportunidade de vivenciá-las em eventos corporativos.
Por isso, quando recebemos o convite da lampada.ag para participarmos do evento Chevrolet 360, onde seriam apresentados os lançamento da montadora para 2025, topamos sem hesitar.
Afinal, quando teríamos a oportunidade de analisar uma experiência de marca, em um evento corporativo, imersivo e super exclusivo?
Um espaço que convida à imersão

Do outro, a plenária: o coração do evento.
No centro da plenária, foi montada uma arena circular com palco 360º. No lugar de fichas técnicas e powerpoints, um mega painel de LED com 140 metros de comprimento e mais de 900 milhões de pixels envolvia todo o espaço.
Imediatamente, veio à memória os lançamentos feitos pelas big techs, mas de uma maneira ainda mais cool, como um grande desfile de moda. Só que os modelos, nesse caso, eram carros.

Nós ficamos ali, na primeira fileira, tomando nota da produção.
Foram lançados cinco carros ao longo de uma hora, que vinham de três em três, cada modelo com uma cor diferente.
Eles circulavam o lado externo da arena, e um deles subia o palco central do evento enquanto os outros dois ficavam estacionados na rampa de subida do palco.
Era um desfile em passarela.
Cada lançamento possuía uma trilha específica, com animações gráficas e cores igualmente distintas expostas no painel circular de LED 360º. Mesmo para quem não é fã de carros, sentia uma certa expectativa pela “próxima apresentação”.
O que aprendemos com esse evento corporativo?
Para além da superprodução e recursos tecnológicos de ponta, o que mais nos chamou a atenção foi o uso adequado e inteligente da experiência sensorial, em particular a escolha das trilhas e jogos de luzes.
Uma verdadeira imersão considera os cinco sentidos e eles estavam quase todos lá: a seleção de comidas do buffet, o espaço confortável e com ar-condicionado na medida adequada, o som e a iluminação.
Mas a cereja do bolo foi mesmo a inspiração das passarelas de moda.
A autora, palestrante especialista na arte dos encontros Priya Parker costuma dizer que os melhores eventos que ela participou foram aqueles que desafiaram as convenções de como eles “devem ser feitos”.
Ao planejar uma experiência, é fundamental pesquisar o que a sua indústria faz. Mas para inovar de verdade, é preciso enxergar as adjacências, buscar inspiração em outros nichos de mercado que não o seu.
E você? Que tipo de evento anda participando para pesquisar inspiração para o(s) seu(s)?
*Carol e Franklin participaram do evento Chevrolet 360º à convite da lampada.ag