Eventos serão a maior tendência de 2025.
E que sorte a de criadores de experiências.
Se na Cápsula #210 olhamos para o que definiu o ano de 2024, nesta olharemos para frente.
E se há uma tendência fundamental para entender o futuro do nosso setor, é perceber que os eventos ocuparão um espaço cada vez maior nas nossas vidas e nas estratégias de negócio.
Em 2025, os eventos estarão mais fortes do que nunca.
Eventos: a cola social de uma sociedade fragmentada
Comportamentalmente falando, estamos cada vez mais presos ao ambiente digital.
Somos a tal da “geração ansiosa”, como aponta a autora Lauren Cook, fruto também da nossa constante dependência de conexão digital – além, claro, de uma crise climática em curso e tantos outros fatores sócio-políticos e culturais.
A questão é que o ambiente virtual segue a lógica do algoritmo, de zero ou um, que nos segmentam, simplificam e polarizam.
Diante do binarismo algorítmico, nossas conexões acontecem por afinidades filtradas, nos separando em bolhas onde só conversamos com quem pensa como nós, e sempre em oposição ao outro.
E, com o avanço da inteligência artificial, isso só tende a se intensificar: estamos cada vez mais nos relacionando com algoritmos que são versões virtuais de nós mesmos.
Se por um lado os algoritmos nos dividem, aproximando apenas quem concorda entre si, por outros os eventos abrem espaço para a reaproximação, para a serendipidade dos encontros e a relativização das diferenças.
Os eventos aparecem como uma “cola social”, principalmente os presenciais. São um dos raros momentos em que nos permitimos conhecer pessoas, curtir e trocar ao lado delas antes mesmo de as julgarmos pelo que postam em suas redes sociais.
O mercado entendeu o recado
Este ano houve recordes em todos os segmentos de eventos.
Do show da Madonna na Praia de Copacabana à turnê bilionária da Taylor Swift. Do maior São João do mundo ao maior público e faturamento da história de Parintins.
Já no segmento tech, que esperaríamos uma acomodação por eventos online, aconteceu justamente o oposto. Recordes de brasileiros no SXSW, recorde de público no Web Summit Lisboa, anúncios de novos eventos como o SP2B e a consolidação de eventos como HackTown, South Summit, Rio2C, Rio Innovation Week, REC ‘n’Play, entre outros.
Como Andrew Chen, partner da a16z, um dos mais respeitados fundos de investimentos em tecnologia do mundo, publicou recentemente em seu Linkedin: “À medida que as mídias sociais e o marketing pago saturam, a vida real é econômica e autêntica. Embora as atividades da vida real não sejam escaláveis, elas dão qualidade à quantidade.”
O setor de eventos só cresceu este ano e 2025 promete ainda mais, como aponta esta reportagem do Valor Econômico.
Eventos possibilitam às empresas e marcas tangibilizar valores através de experiências, transformar emoções em memórias, fidelizar clientes, amplificar awareness e reputação.
Parte estratégia de marketing, parte formação de repertório e autodesenvolvimento, é hora de observar eventos não mais como um espaço-tempo efêmero, e sim como um instrumento essencial para o futuro dos negócios de qualquer organização.
Que (os eventos) sejam eternos enquanto durem
Como já falamos no oclb academy, os eventos vivem um paradoxo: eles são efêmeros em sua duração, mas eternos em impacto.
Nossas principais lembranças são criadas ou marcadas por eventos.
Eventos…
aproximam pessoas,
informam,
inspiram,
entretêm,
e fazem negócios acontecerem.
Os eventos vão além de uma estratégia, são uma necessidade humana.
O futuro passa pelos eventos. Sejam para pessoas ou empresas.
É por isso que trabalhamos para promovê-los, ajudando criadores de experiências a planejar suas produções com mais intenção e propósito. E continuaremos em 2025.
Boas festas, que seu ano novo seja repleto de experiências inesquecíveis e gratidão pela companhia ao longo de 2024!