Em outras conversas já falamos por aqui sobre a ciência de transformar ideias em emoção. E analisando as experiências de marcas no BBB 2023, concluímos que essa já é uma estratégia adotada por todas elas.
Lidar com a emoção dos fãs do programa em momentos estratégicos, com muita criatividade e contexto, sem dúvida, foi o que mais nos chamou a atenção nessa edição.
A corrida pelo prêmio de marca mais querida e lembrada pelo público está fervendo e é com essa disputa que podemos aprender muito sobre brand experience. Dá uma olhada! ????
A primeira impressão festa é a que fica (e a Rexona sabe disso)
Tanto que a marca “meteu o pé na porta” iniciando as ativações do programa com a apresentação da Anitta no palco e uma ativação inédita de 72 horas (uma alusão ao período de proteção prometido pelo desodorante) de ações para entreter os participantes.
Ou seja, prenderam o público durante 3 dias de programa, estando presentes na “hora do cooler”, um quadro bem aguardado pelo público, onde os participantes recebem bebidas e começam a “se soltar de fato” no pós festa, e depois com um “carnaval de rua” dentro do programa com participação do É o Tchan, Monobloco e Saulo Fernandes.
Se a intenção era divertir a galera, o alvo foi atingido com sucesso.
Chevrolet rouba a cena em momentos marcantes (e polêmicos) dentro e fora do BBB 2023
A estreia da Chevrolet no BBB 23 é mais um exemplo de como as marcas estão pegando na emoção do público. Isso porque, após um “paredão falso” um dos eliminados retornaria para o programao. Fred Nicácio (que voltou para a disputa) apareceu para os brothers dentro do carro da Chevrolet, que também foi usado para a próxima prova do líder.
Imagina o quanto o público estava esperando por esse momento para assistir as reações de quem estava na casa? Jogada de mestre da Chevrolet!
Outra curiosidade é que essa é a 1ª vez que a fabricante de automóveis participa do reality da Globo. Este lugar, por anos, foi da Fiat, parceira histórica do BBB, que com muita sagacidade repercutiu na internet ao presentear com um carro um internauta que twittou alegando sentir falta da Fiat nas provas do líder da edição 2023.
Muito além do paredão: Tik Tok dá aula de engajamento no BBB 23
Paredão, prova do líder, jogo da discórdia… esses são alguns exemplos dos quadros do programa que mais bombam na audiência e de interação do público com a #bbb23 na web.
Já nas primeiras semanas de programa o TikTok (um dos patrocinadores do BBB 23) foi a marca que mais conseguiu gerar menções nas redes sociais, ultrapassando o Twitter, que desde então era a rede social que mais tinha força com a hashtag, isso de acordo com monitoramento feito pelo Radar (espiadinha) Magenta, estudo realizado pela CP+B com parceria de Emplifi e Winnin. Esse monitoramento pretende destacar o buzz das marcas patrocinadoras do reality.
Esse tema nos lembrou a palestra que participamos no RD Summit 2022 que falava das métricas do Instagram de cada participante do BBB 2022, feita pela Eleonora Diniz, CEO da Dr. Métricas. Eleonora fez uma análise completa de engajamento como seguidores, curtidas, comentários negativos e positivos, entre outros.
Com esse estudo, ela conseguiu prever quais participantes iriam deixar o programa, quais eram os favoritos e quem, possivelmente, ganharia a edição. Isso mostra a força da repercussão e da audiência para além do horário do programa, algo que as marcas já estão se especializando também.
Como o exemplo da Pague Menos que criou um “acampamento” para a sua equipe monitorar o que o público falava da marca enquanto a ação estava rolando ao vivo no BBB.
Coca-cola renova as festas dos líderes com mais experiências e muita emoção
Para quem não assiste o programa: a pessoa que é líder da semana tem direito a uma festa temática para comemorar seu “reinado”.
A Coca-Cola aproveitou este momento de alta audiência para trazer coisas novas para essa edição. A festa das meninas Bruna e Larissa tiveram dois temas, novelas de época e festa funk, escolhidas respectivamente por cada uma delas.
Entre as experiências, a marca montou um cavalo mecânico com um fundo de cinema para os participantes fazerem fotos e vídeos do momento, além de mostrar imagens e fotos que marcaram a vida de cada uma delas, trazendo emoção e momentos fofinhos durante o evento.
Já a festa do Cara de Sapato (sim, este é o apelido do 2º líder da edição e ele só gosta de ser chamado assim rs), teve como tema o mundo do MMA, pois o brother é lutador do esporte. Além do momento de chororô com as fotos e vídeos, a galera usou um óculos de realidade aumentada para brincar de ser lutador no mundo virtual.
Mais um exemplo de como a marca não usa um quadro à toa para se divulgar, se quer aparecer, precisa ser com propósito.
Outras ações que valem destaque
A final do BBB 23 será no dia 25 de abril, e até lá muitas outras ações estão por vir. Ativações como essas abaixo que também merecem destaque:
- Riachuelo presenteia os brothers com looks e patrocina o almoço do anjo;
- É no Carrefour que a galera abastece a despensa da casa toda semana;
- QuintoAndar leva a banda Skank para a festa da última semana;
- Stone é a patrocinadora do maior prêmio da história do BBB e destaca seus produtos financeiros em todos os “pós paredão”;
- A Faculdade Estácio de Sá patrocina prova “bate e volta” com direito a “formatura” e bolsa de estudos.
E você, o que está achando das ações de marcas no BBB 2023? Tem alguma preferida? Conta pra gente enviando seu comentário no contato@oclb.com.br.
Por aqui nós continuamos de olho na casa mais vigiada do Brasil. 😉
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