Quem vai ao SXSW sabe que as experiências de marca são um evento à parte.
O festival já acabou, mas ajudou a matar a saudade das experiências ao vivo e a provar (mais uma vez) que ativações de marca podem ser inovadoras e interessantes.
Em 2022, casas e experiências pop-up, lançamentos exclusivos e espaços instagramáveis causaram o já esperado FOMO em quem foi ao festival.
Para nós não foi diferente, mas conseguimos visitar algumas das ativações mais comentadas e fazer uma lista das principais marcas que invadiram as ruas de Austin.
Quer relembrar o que rolou no SXSW 2022 ou pegar inspirações para os futuros projetos da sua marca? Confira a nossa lista!
Em tempo: preparamos uma apresentação especial de download sobre as experiências de marcas do festival SXSW (entre outras inovações e insights). Nos envie um email para solicitar um orçamento. Nossa apresentação pode durar entre 1 e 2 horas e é feita ao vivo e 100% online.
Super-heróis negros em destaque na ativação da Ally Financial
A holding financeira Ally Financial fez uma ativação em parceria com a DC, WarnerMedia e Milestone Media para celebrar e exaltar super-heróis e criadores de quadrinhos negros, usando realidade aumentada. Usando a tecnologia de AR do Snapchat, a ativação “Milestones ARchives” permitia aos visitantes interagir virtualmente com os heróis Static, Hardware e os personagens de “Icon & Rocket”, do universo da DC e Milestone Media.
Paramount + trouxe Drones (ou seriam aliens?) para Austin
O festival foi tomado por um enxame de mais de 400 “drones alienígenas” em uma das noites, coreografados para formar uma série de imagens diferentes no céu, desde o logotipo da Paramount + até um código QR escaneável que divulgou a contagem regressiva para “Halo”, nova série sobre uma guerra interestelar entre humanos e extraterrestres. Com certeza foi uma das ativações que mais chamaram a atenção.
“The Boys” e Lizzo deram a cara da mega-ativação da Amazon
Conhecida por ocupar uma praça inteira em suas ativações em Austin, a Amazon Prime Video colocou de pé a experiência “Superheroes e Superstars”. A ativação divulgava o retorno da série “The Boys” e o lançamento do reality show comandado pela cantora Lizzo, o “Watch Out for the Big Grrrls”. Dividida em duas áreas, a ativação trazia uma instalação do castelo fictício VoughtLand, de “The Boys”, e um salão de beleza pop-up para incentivar o autocuidado e o body positivity.
FX networks trouxe Amsterdam para Austin
O canal FX celebrou o retorno da série “Atlanta” com o pop-up imersivo “The Trip: An Atlanta Café”, projetado para refletir os cafés de Amsterdam (onde se passa a terceira temporada). Além de lanches e cafés, o ambiente estava cheio de easter eggs do que está por vir na nova temporada e cenários instagramáveis. Ah, o café de lá era realmente delicioso!
Estação de metrô da HBO max
Ano após ano, a HBO surpreende os visitantes do SXSW com suas ativações – que já tiveram como tema as séries Game of Thrones e Westworld. Em 2022, a HBO decidiu promover a série “DMZ”, ambientada em Manhattan durante uma guerra civil. Os participantes puderam visitar uma estação de metrô de NY reconstruída em Austin, onde a HBO promoveu apresentações ao vivo, exposições de arte, grafitti e sessões de tattoo.
Meta recontou o ataque de 11 de setembro
A Meta ofereceu a experiência de realidade virtual “Sobrevivendo ao 11 de setembro: 27 horas sob os escombros”, um documentário que reconta a tragédia do 11 de Setembro pelas lentes de Genelle Guzman-McMillan, uma mulher que sobreviveu 27 horas presa sob os destroços e foi a última pessoa resgatada do Marco Zero. Pesado, né, Mark?
Porsche apresentou bastidores de seu processo de design
A Porsche criou um espaço para mostrar o processo criativo por trás da fabricação de seus veículos. A experiência “Porsche Unseen” trouxe uma exposição interativa com esboços e protótipos iniciais de sua equipe de design. A marca também trouxe uma prévia do projeto especial “Sally Carrera”, carro criado para o aniversário da franquia “Cars” da Disney e da Pixar. O carro será leiloado e terá lucros revertidos para a agência de refugiados da ONU.
Samsung e Billboard incentivaram a creator economy
As marcas Samsung e Billboard se uniram para criar a “Galaxy x Billboard House”, uma casa com programação focada na creator economy. A ativação trouxe painéis focados em criatividade e música, cenários instagramáveis e shows com artistas como Kygo e Shawn Mendes. Entre uma atividade e outra, a Samsung promoveu brindes relacionados a seu mais recente lançamento, o Galaxy S22.
Hands-Free House, da Cheetos, trouxe pequenas automações para facilitar a vida
A Cheetos criou a “Hands-Free House”, uma ativação sobre tecnologias que podem ser aplicadas “sem as mãos”. Cada cômodo da casa mostrava como a tecnologia pode ser usada para impulsionar atividades que normalmente exigem as mãos. Os pontos de contato envolviam ativação de voz, com ajuda da Alexa, da Amazon, e máquinas de venda automáticas que dispensam o uso das mãos.
Áudio imersivo com a Spatial
A Spatial, empresa focada em áudio imersivo, atraiu mais de 2 mil pessoas à sua experiência “Spatial Holodeck”. Com demonstrações guiadas, instalações interativas e um “portal interdimensional”, a marca trouxe uma experiência psicodélica, mostrando uma palhinha do potencial do áudio imersivo para o futuro. A ativação também contou com a colaboração do coletivo de arte Meow Wolf, que co-criou algumas das instalações.
Warner Media House, da Warner Media
A Warner Media uniu entretenimento, notícias e esportes na Warner Media House. Em uma área, trouxe uma galeria com figurinos e adereços de filmes e séries da DC, incluindo o último filme do Batman. Em outra, trouxe bate-papos com pessoas queridinhas do SXSW, como a autora Brené Brown e a mediadora de conflitos Priya Parker.
O hub artístico da Dr. Martens
A Dr. Martens apostou em um dos pontos mais badalados da Rainy Street para trazer apresentações de artistas indie como Dawn Richard, MUNA, Surfbort e The Black Angels. Quem visitou também pôde fazer tatuagens gratuitas e contribuir para um mural interativo projetado pela ilustradora Mollie Tuggle.
“Unidos pela criatividade” da Dell Experience
Outra marca sempre presente no SXSW, a Dell criou um lounge rico em instalações imersivas, encontros sobre tecnologia e música ao vivo. O tema da experiência foi “A criatividade nos une”, que ganhou vida por meio de encontros e painéis sobre sustentabilidade, startups e novas tecnologias ajudando empreendedores e artistas.
Passeios de “pedicabs” com a NBC
Para aliviar o cansaço dos visitantes do SXSW que andaram para lá e para cá, a NBC distribuiu pelo centro da cidade alguns “pedicabs”, táxis com pedais. A ativação foi parte da divulgação do novo reality da emissora, “American Song Context”, inspirado no festival europeu Eurovision. Ao embarcar nos “táxis”, era possível ouvir as principais músicas da competição.
Essas foram apenas algumas das ativações apresentadas no SouthBy. Houve também experiências da Peacock, CNN+, Disney + e Twitter, que também tiveram “casas pop-up” e eventos-relâmpago ao longo dos dias do festival.
As ativações do primeiro SXSW pós-pandêmico entregaram tudo aquilo que sentíamos falta: tecnologia, surpresas e novas referências.
Agora nos resta acompanhar como serão as próximas ativações de marca nos festivais mundo afora, enquanto aguardamos pela edição do ano que vem.
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