Foto: Aaron Rogosin

guia sxsw 2022: o que já sabemos sobre a próxima edição

Depois de dois anos sem realizar uma edição presencial, o maior festival de inovação do mundo (ocidental) já tem data para acontecer: de 11 a 20 de março de 2022 o South by Southwest (SXSW) vai voltar a reunir milhares de pessoas na cidade de Austin, no Texas.

Listamos aqui o que nós já sabemos sobre o evento. Se joga nessa leitura para começar a se preparar!

1 – Hibridismo veio para ficar

Como prova de que o salto tecnológico e os aprendizados que tivemos no período de pandemia realmente vieram para ficar, a organização do festival SXSW 2022 já anunciou que o evento do ano que vem será híbrido. Essa escolha é resultado do sucesso da edição digital de 2021, principalmente no alcance de novos públicos.

Por isso, haverá uma experiência (paga) para quem quiser consumir o conteúdo do festival remotamente, e também a presencial para quem tem o privilégio ($$) de poder embarcar para Austin.

Fica a dica: para quem vai acompanhar a edição digital, pode valer a pena investir em um óculos 3D. O festival já divulgou uma super programação em realidade extendida (XR) para 2022, que conta com passeios por lugares icônicos de Austin, performances online e ao vivo (tem até uma experiência ambientada em uma floresta virtual) e muito mais.

2 – Viver essa experiência vai ser mais caro

Já para quem sonha em vivenciar o evento físico, prepare os bolsos. Infelizmente, essa experiência vai sair (bem) mais cara para o bolso do brasileiro. Na última edição presencial antes da pandemia, em 2019, o dólar turismo estava cotado em R$3,98 no mês de março. Já em agosto de 2021 esse valor chegou a bater R$5,53.

A tendência é que o preço médio das passagens também aumente, assim como os preços dos hotéis da cidade. Mas para tudo tem um jeito: o segredo é se planejar com antecedência para conseguir economizar! 

Apesar da alta dos preços, acreditamos que os brasileiros continuarão sendo a maior delegação internacional no festival. É verdade que as viagens corporativas internacionais estão sendo cortadas do orçamento das empresas, mas o festival SXSW continua sendo um lugar muito importante para networking e atualização. 

E quem não sonha em fazer do SXSW o primeiro festival presencial pós-pandemia?

3 – SXSW tem a melhor curadoria de conteúdos

Sobre a programação de 2022: O SXSW é composto de algumas “tracks”, temas que cada participante pode se interessar mais. Dentre eles estão por exemplo: experiência de marca, cinema e design. Em 2019 foram escolhidos 25 temas, já em 2020 esse número caiu para 20, e para 2022 estão previstas 15 tracks. Hugh Forrest, diretor de programação do festival SXSW, disse que sua equipe aprendeu com a filosofia do “menos é mais”, e que ao observar as outras edições, concluiu que a menor escala não prejudicou a experiência dos participantes.

O evento também define os grandes eixos temáticos, que são assuntos que precisam ser debatidos em sociedade. Para 2022, eles já foram escolhidos: “Descobrindo o desconhecido”; “Construído para o futuro”; “Estamos todos conectados”; “O cenário da mídia em evolução” e “O poder da inclusividade”.

4 – Não perca a abertura das vendas

Ficou com vontade de participar? As inscrições (badges) serão vendidas em setembro. Com a nossa experiência como frequentadores (e amantes de carteirinha), adiantamos que o festival SXSW costuma fazer seus anúncios especiais nas terças. Nossa aposta é dia 14/09. 

Ah! Espere badges também mais caros que nos anos anteriores (a média do badge platinum, o mais completo de todos, variou de USD 1.150 a USD 1.650 em 2019).

5 – Edição vai ser histórica

Se vale a pena participar? Nós somos suspeitos, já que estamos contando os dias para vivenciar novamente esse que é o nosso evento preferido. Mas vamos tentar te convencer com um argumento: o SXSW é o maior festival de inovação do mundo e será a sua primeira edição presencial desde o início da pandemia. 

Nossa aposta é que uma série de experiências de marcas sejam adaptadas ao contexto pós-pandêmico e que muitas ativações touchless e em realidades aumentada e virtual sejam apresentadas lá!

6 – Covid-19 ainda é uma realidade

Para encerrar, aqui estamos falando da volta de um grande evento, que irá reunir muitas pessoas, tanto participantes como equipe técnica. Por isso, a preocupação com a Covid-19 ainda existe. O festival provavelmente exigirá comprovação de vacina e testes de PCR para validar quem pode ter acesso. Máscaras serão recomendadas (talvez obrigatórias) nas diferentes locações do festival. Muitos desses espaços são salas fechadas com ar-condicionado em hotéis e casas espalhadas por Austin. A variante delta ainda é uma ameaça constante.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do SXSW 2022?

Deixe aqui seu email

posts relacionados