Lollapalooza 2022: experiências de marcas que bombaram no festival

Foto: Wesley Allen / Divulgação

A gente sabia que o Lollapalooza 2022 entregaria fortes emoções, afinal, o festival abriu a temporada de grandes eventos (presenciais ????) no Brasil. Só não imaginávamos que seriam TANTAS!

Rolou uma tentativa – fracassada – de censura por parte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), após a apresentação da cantora Pabllo Vittar no 1º dia de evento. A repentina perda do saudoso Taylor Hawkins que, com o Foo Fighters, encerrariam a edição 2022 do evento. Além das tempestades que causaram acidentes e paradas na programação

Mas também teve muita música, apresentações incríveis como as das cantoras Doja Cat e Miley Cyrus, que chamou Anitta para cantar junto, abençoou um pedido de casamento no palco e dedicou seu show ao Hawkins, seu amigo pessoal. O tributo ao baterista continuou com Emicida, Planet Hemp e convidados, o que rendeu muita emoção e também mais manifestações contra o governo Bolsonaro. 

Polêmicas à parte, podemos dizer que esse foi um dos Lollas que ficaram pra história e não só pelas notícias, mas pelas experiências de marcas, cada vez mais criativas e inovadoras, apresentadas dentro e fora do festival.  

Foram muuuitas, então a gente fez uma curadoria das que mais chamaram a atenção pra você ficar por dentro do que rolou. Dá uma olhada…

Budweiser e a campanha “a espera acabou” 

Quando falamos sobre pré e durante o festival, falamos da Budweiser que chegou surpreendendo a todos com um pocket show surpresa do cantor Xamã, que rolou na estação da Sé, em SP, dias antes do início do evento.

A espera acabou – “a Bud tá levando a música de volta para o palco”, chega surfando na onda da empolgação do público que estava super ansioso pra reviver momentos incríveis nos espetáculos ao vivo. A marca foi certeira!

O que rolou nas experiências de marca da Budweiser?

A Bud preparou uma série de novidades e experiências junto de seus 100 convidados nacionais e internacionais, criadores de diferentes setores como música, artes, moda e esportes. Essa galera faz parte da plataforma de experiência BUDX.

E como não é boba nem nada, ela ainda aproveitou para lançar um novo produto, a Bud Zero, uma versão sem álcool da cerveja que foi distribuída pro pessoal degustar (e já fazer aqueles stories marcando o @ da marca, lógico!). 

Onix e a sua campanha #OnixDay

2022 é mais um ano em que a Chevrolet marca presença no Lolla, assinando um dos palcos com o nome do seu produto e retornando com a #OnixDay, que aconteceu na quinta-feira, para um público estimado em 40 mil de pessoas. 

A novidade dessa edição foi o Onix Battle, uma disputa de karaokê a bordo de um veículo que garantia brindes exclusivos, realizada em uma exposição que levou 12 carros para o Lolla.  

O que rolou nas experiências de marca da Chevrolet?

A Onix também presenteou tatuagens neons pra quem passava pelo seu espaço, além de trazer uma aventura radical, a queda livre, pra divertir os visitantes.

Adidas brilhou mais uma vez com #adidasnolollabr

Repetindo o sucesso de 2019, a Adidas iniciou suas ações com uma linha de roupas feita exclusivamente pro festival, o LollaBR Pack, uma seleção de camisetas personalizadas com estampas criadas para o festival por três artistas brasileiros: 

Claro que não poderia faltar tênis nessa linha. Para os membros do clube de benefícios Adidas, foi disponibilizado o modelo Superstar LollaBR, papo de colecionador mesmo!

O que rolou nas experiências de marca da Adidas?

A marca também assinou o nome de um dos palcos e a ativação aconteceu em uma gigantesca caixa de tênis high tech, onde as atividades rolavam no interior que simulavam uma espécie de metaverso com direito a muitos pontos instagramáveis. 

E não parou por aí. A Adidas investiu também nessas ações:

  • INSTAGRAMMABLE TECH: estrutura instagramavel para selfies com cortina cenográfica e logo da
    marca;
  • CREATE YOUR AVATAR: onde o público foi convidado a criar um avatar pessoal e pode customizá-lo
    conforme suas preferências e características;
  • ADICUSTOM: um time de artistas que customizando o tênis do pessoal com itens exclusivos;
  • INSTAGRAMMABLE NOSTALGIA: espaço cenografado com televisões antigas mostrarão imagens da
    marca e formarão uma estação de fotos com um mood de nostalgia.
  • YOU IN ADIVERSE (AVATAR VIDEO): plataforma circular (360º) para geração de fotos do visitantes como
    avatar que pode ser personalizado.

Ou seja, a interação super personalizada ganha cada vez mais espaço!

Além disso, todo o staff de produção do Lollapalooza vestiu Adidas durante o festival (ideia sagaz, hein?), 

Doritos e a sua campanha #MaisQueMúsica

Focada no conceito de representatividade, a Doritos voltou ao Lollapalooza com uma campanha forte, estrelada por Rashid, Mc Tha e Mc Estudante, nomes da nova geração da música brasileira. 

Em vídeo gravado pela AlmapBBDO, os artistas contam como são protagonistas das suas próprias histórias. É lindo de ver!

O que rolou nas experiências de marca da Doritos?

A #MaisQueMúsica encabeçou as ações da marca dentro do festival, que contou com 3 espaços de ativações:

  1. Em frente ao palco principal, onde a galera pôde tirar suas selfies em cenários super instagramáveis;
  2. O mezanino onde ficaram os artistas e influenciadores digitais convidados, garantindo ainda mais holofotes para a marca;
  3. E uma área de descanso para o público, afinal, ninguém é de ferro, né?!

Coca-cola e a sua campanha: A Magia Acontece

A Arena Coca-cola foi projetada para um público de 800 pessoas. Uma enorme pista de dança onde a marca distribuiu seus copos personalizados e garantiu um line up pra lá de especial. 

O que rolou nas experiências de marca da Coca-cola?

Rolaram apresentações de DJs, como Rapha Lima, Valentina Luz, Boss In Drama, Marcelo Botelho, Suburbia, Tamy Reis e um showzaço surpresa do cantor Jão e da diva Marina Sena. Realmente, não tinha como não parar para assistir e registrar esses momentos.

Resumão de algumas outras experiências de marca

Como falamos lá no início foi uma chuva de experiências de marcas. Além das que citamos na lista, também rolou ações de outras empresas como:

  • Vivo – Apresentou a campanha “Presença Preta” dando visibilidade para a cultura negra e convidando pessoas pretas para o festival
  • McDonald’s – Que montou uma lanchonete gigante da Méqui
  • Johnnie Walker e Tanqueray – Fizeram o bar mais bonito do festival e ainda contaram com o Alok como garoto propaganda
  • Sadia – Foi o rango oficial do LollaBR e tomou conta da maior parte de alimentação do festival com uma portifólio super robusto de opções
  • Samsung – Lançamento do S22, com uma área voltada para criação de conteúdos usando o celular, além de assinar a roda gigante do festival
  • Braskem – Que mandou muito bem em uma ação de reciclagem e sustentabilidade
  • Instagram – Criou um espaço para selfies com o diferencial de ser um espaço aberto em contraposição aos demais estandes fechados de outras marcas
  • Melissa – Montou um bonito espaço transparente e sensorial, que incluiu o cheiro de suas sandálias
  • OllaTrouxe a ideia do “sinta suas verdades”, com participação especial do podcast Podpah
  • Chilli Beans – Deu aula de experiência colocando as pessoas no centro ao transformar fotos do público em cartazes estilo lambe-lambe
  • Globo – Com o estúdio de onde rolou a transmissão pelo G1 e Multishow

E aí, você esteve no festival? Participou de alguma dessas ações como espectador ou profissional de marketing? Conta a sua experiência pra gente no contato@oclb.com.br, queremos saber como foi pra você viver tudo isso. 

E se você quiser convidar a gente para uma palestra sobre experiências de marcas em eventos e festivais, já estamos com roupa de ir! ????