O SXSW (South by Southwest) é conhecido por trazer os maiores nomes da criatividade, tecnologia e inovação para o palco.
Entre as mais de mil palestras e painéis, os keynotes se destacam como os “headliners” do evento. São nestas conversas que você encontrará as tendências que a curadoria selecionou como mais relevantes do ano.
Neste contexto, o primeiro keynote anunciado ganha ainda mais importância, ditando o tom das discussões que acontecerão nos outros palcos naquela edição.
Em 2024, Lisa Su, Chairwoman e CEO da AMD, discutiu o futuro da IA e, em 2023, tivemos a palestra icônica do CEO da Patagonia Ryan Gellert.
A seguir, conheça os keynotes já confirmados no SXSW 2025.
>> Quero viver o SXSW na companhia de especialistas com oclb journey
Arvind Krishna

Para o primeiro keynote de 2025, o South by Southwest convidou Arvind Krishna, presidente e CEO da IBM.
Em uma conversa intitulada Do Sci-Fi à Sociedade: A Próxima Era da IA e da Computação Quântica, Krishna promete falar sobre como podemos nos beneficiar com a implementação e interseção de ambas tecnologias.
É um keynote voltado pra tecnologia, conectada à track 2050, uma trilha de conteúdo do SXSW dedicada às tendências que construirão este futuro mais distante.
Porém, como comentou a própria Amy Webb no último SXSW, estamos vivendo um super ciclo tecnológico que pode antecipar cada vez mais este futuro.
Se você quer se preparar para esse momento, nossa dica é o episódio do podcast Money Majlis, que aprofunda a história de Krishna e sua visão de futuro.
Jay Graber

Jay Graber, CEO da rede social Bluesky, será a protagonista do keynote “O Futuro das Redes Sociais“, onde conversará com Mike Masnick, editor do blog Techdirt e membro do conselho do Bluesky.
A discussão abordará como as plataformas privadas têm restringido a inovação e a competição nas redes sociais, mantendo usuários presos a ecossistemas fechados. Graber prometem aprofundar sua visão de como redes abertas podem transformar a experiência online, permitindo mais liberdade e escolha.
Este keynote é, sem dúvida, uma resposta interessante à crise de confiança nas plataformas de redes sociais e big techs. Em especial ao X (ex Twitter), se considerarmos o contexto político norte-americano e a relação da plataforma com o próprio festival: foi no SXSW que o Twitter despontou e Austin é a cidade onde mora o CEO Elon Musk.
Lembra quando o Bluesky bombou por aqui enquanto o Twitter esteve suspenso? A plataforma não foi um sucesso só no Brasil. Até Dezembro de 2024, eles já contavam com mais de 24 milhões de usuários. Vale conhecer mais sobre a trajetória da empresa e de sua CEO nesta entrevista para a Wired.
John Fogerty

Saindo um pouco da tecnologia, John Forgety foi o terceiro keynote anunciado para o SXSW 2025.
O músico californiano é líder da Creedence Clearwater Revival (CCR), uma banda clássica do rock norte-americano. Lembra do hit “Have You Ever Seen The Rain” ou “Bad Moon Rising”? Se não lembra de nome, pode dar o play que vai ser difícil não reconhecer pelo menos uma música do grupo.
Com um legado que mistura blues, country, rockabilly e soul, Fogerty ajudou a moldar a música e a cultura americana. Venceu o Grammy, está no Rock & Roll Hall of Fame e, curiosamente, é o único músico a ser incluído no Hall da Fama do Beisebol por sua música Centerfield.
Neste ano, Fogerty celebra uma conquista pessoal histórica: após 50 anos, ele recuperou os direitos sobre suas músicas. Em suas palavras, “finalmente estou reunido com minhas canções e posso decidir como e onde elas serão usadas”.
Com a trajetória de Forgety como fio condutor, este keynote parece traçar um panorama do que foi e do que será a indústria da música nos EUA.
Issa Rae

Dando sequência aos keynotes culturais, a multitalentosa Issae Rae foi confirmada no line-up de 2025.
Apesar de ganhar projeção global por criar, produzir e protagonizar a aclamada série Insecure, da HBO, Issa Rae é também autora de best-seller e empreendedora.
Enquanto atriz, além de seus trabalhos autorais, participou de produções premiadas como Barbie, American Fiction e a animação Homem-Aranha no Aranhaverso.
Em 2020, fundou a empresa HOORAE com uma proposta multimídia, contando com braços de produtora de filmes, gravadora, agência de marketing e gestão de talentos.
Com infinitas cartas na manga, Issa Rae também é fundadora de uma linha de produtos capilares veganos e de uma marca de espumantes.
No South by, Issa Rae deve passar por essas diferentes faces de sua carreira, citando os desafios e acertos da sua jornada.
Meredith Whittaker

Essa é uma das surpresas no line-up desta edição.
Figurinha carimbada do Web Summit anualmente, a CEO da Signal chega ao SXSW com a promessa de ser um dos destaques da programação.
No keynote “Uma conversa sobre segurança online e confidencialidade”, Meredith Whittaker será entrevistada por Guy Kawasaki, apresentador do podcast Remarkable People.
Será um bate-papo sobre IA, redes sociais, proteção de dados e o panorama geral da nossa segurança no ambiente digital.
Como eles falam na sinopse dessa conversa, “todo mundo tem algo a esconder nos dias de hoje mesmo que – talvez, especialmente se – você seja uma boa pessoa”. Tem tudo pra ser um keynote provocador.
Ben Lamm (Colossal) e Joe Manganiello
Antigos conhecidos do SXSW, a Colossal Biosciences promete um keynote que mostrará como a “ficção científica se transforma em fato através de inovação extraordinária”.
Entre suas inovações, a Colossal Biosciences tem como um dos destaque suas pesquisas para criar geneticamente animais extintos.
Seguindo na interseção entre o cinema e a ciência, o founder e CEO Ben Lamm será acompanhado pelo ator Joe Manganiello na apresentação “Technology Company Turning Science Fiction to Science Fact”.
E a empresa ainda promete um super anúncio durante o evento. Vale acompanhar de perto.
—
Inscreva-se no radar, a newsletter do oclb que te conecta aos eventos de inovação, para mais atualizações e insights sobre o SXSW!