quer viajar com a gente para um festival internacional?

Habemus SXSW! Finalmente o festival volta a ter uma edição presencial, já com data marcada para 2022: de 11 a 20 de março. As inscrições acabaram de abrir!

Por aqui, a comemoração vem em dose dupla porque o maior festival de criatividade e inovação dos EUA é  também nosso primeiro destino em 2022 para a retomada do  øclb journey. 

Vamos combinar que depois de 10 anos frequentando o South by Southwest (era mato mesmo!), já podemos ter o selo de fãs de carteirinha, né?

Somos tão íntimos desse festival que em 2019 fomos guias de um grupo incrível de profissionais. Como tudo que é bom merece um bis, vamos repetir a dose! 

E se você quer compartilhar com a gente essa experiência, comece agora a se preparar com essas dicas…

3 motivos para você se preparar para o SXSW 2022 desde já!

Mas porque estamos falando sobre o SXSW agora, em um cenário ainda muito incerto por causa da pandemia?

Primeiro, a gente acredita que com o avanço da vacinação em todo o mundo, 2022 vai ser um grande ano para o entretenimento ao vivo, e sem dúvidas, participar do SXSW vai ser uma baita forma de comemorar a volta dos eventos presenciais em grande estilo.

Segundo, se você tem o sonho de participar dessa experiência, saiba que você precisa começar a se programar desde já. 

Confira  3 motivos para você começar agora a se planejar: 

1 – Você vai economizar uma grana!

O ideal para o planejamento são pelo menos 6 meses de antecedência, quando a produção começa a vender o lote “early bird” dos badges (inscrições).

Se liga no caso do SXSW 2020 (antes de ser cancelado por conta da pandemia): o custo dos ingressos do 1º lote variaram de U$895 (Interactive/FIlm/Music) e U$1.225 (Platinum) para U$1.395 (Interactive/FIlm/Music) e $1.745 (Platinum) até a semana do evento. Ou seja, foram U$ 500 dólares de prejuízo para quem não se antecipou!

Nem precisamos dizer que na cotação atual (em torno de R$ 5,40), cada dólar economizado faz uma baita diferença, né? Se converter na nossa moeda, você pode poupar até R$ 2.700!

Além disso, o SXSW reserva todos os principais hotéis ao seu redor para quem já tem ingresso (em 2019, última edição presencial, foram 58 hotéis oficiais). Ou seja, você só vai garantir o seu quarto se tiver também garantido o badge com antecedência. E você até pode tentar reservar algo por fora, mas saiba que vai pagar um valor bem alto, isso se você conseguir.

Ou seja, acredita no ditado “Deus ajuda a quem cedo madruga”. Para o SXSW, não é uma questão de fé, é bem pragmático mesmo.

2 – É uma jornada que precisa ser construída

Definitivamente, o SXSW não é aquele evento para conhecer sem ter feito um bom dever de casa antes.

Fizemos um cálculo por alto e vimos que por hora, acontecem entre 20 a 30 sessions ao mesmo tempo.

Por “sessions”, entenda conteúdos dos mais diversos tipos – palestras, workshops, leituras de livros etc – em múltiplas salas, em prédios diferentes. Ou seja: é bem fácil se perder no meio de tantas opções!  

Por isso, é fundamental estudar os temas que o evento vai ter no ano e priorizar as áreas que você tem mais interesse, tudo para fazer valer a pena o seu investimento e tirar o máximo de proveito dessa experiência.

3 – Vá em boa companhia! 

Tem um bom ditado para maximizar sua experiência no SXSW: “se quiser ir rápido, vá sozinho. Se quiser ir longe, vá acompanhado(a)”.

O psiquiatra norte-americano William Glassler produziu um valioso estudo que explica como funciona nosso processo de aprendizagem.

Simplificadamente, ele explica que o melhor método de aprendizado é o ativo. Essa é a forma como mais retemos e internalizamos informações. 

O aprendizado ativo consiste em: “conversar com alguém sobre o que você aprendeu”, “praticar (aprender pela vivência)” e “ensinar aos outros”.

Então, faz todo o sentido você ir acompanhado de um bom grupo, para trocas de persectivas e as famosas resenhas no fim do dia (com pints geladíssmas de cerva IPA). Acredite, isso faz toda a diferença… 

øclb journey espera você!

É pensando nisso tudo que surgiu øclb journey: um programa personalizado de mentoria, curadoria e acompanhamento para quem quer ter o aprendizado acelerado, poupar tempo e descobrir o SXSW como especialista.

Se você quer saber mais sobre o novo programa e saber como fazer parte do nosso grupo:

CLIQUE AQUI

posts relacionados