Xangai e as lições de experiências de marca na China

Xangai e as lições de experiência de marca na China
Crédito: Acervo oclb

Ainda estamos processando o que vivemos nas últimas semanas na China e outros países da Ásia, e olha que essa imersão rendeu conteúdo e insights para um ano inteiro.

Já te contamos o que vimos na Expo Osaka, no teamLab em Tóquio, nas lojas impressionantes de Seul… E hoje vamos encerrar com as experiências em um dos países mais impressionantes que já visitamos: a China. 

O que Xangai ensina sobre experiências

Xangai entrou no nosso top 3 de cidades favoritas do mundo.

A cidade reúne tudo que uma metrópole pode oferecer de melhor: excelentes serviços, segurança dia e noite, ampla opção de programas culturais, bairros agradáveis para descobrir e se perder, um sistema de transporte público funcional, cafés hipsters, lojinhas cool e bairros charmosos (como a antiga French Concession).

Xangai é cosmopolita e global. O melhor cartão de visitas da China para quem chega de fora.

Mas também é intensa. 

Xangai e as lições de experiência de marca na China
Xangai e as lições de experiência de marca na China

Foi a cidade onde mais sentimos o peso da barreira linguística e tecnológica. Encontrar alguém falando inglês era raro, e navegar pelo “great firewall” (sistema que regula o acesso à internet) exige ativar e desativar VPN o tempo inteiro.

Mas se por um lado a conexão é complicada para estrangeiros como nós, ao mesmo tempo, foi lá que vimos e experimentamos, na prática, um dos ecossistemas digitais mais avançados do mundo. A começar pelos super apps chineses, que são fantásticos. 

Allipay e WeChat são o estado da arte tecnológica  em funcionalidade, rapidez e processamento de pagamentos. Não há nada comparável no ocidente e desconfie quando ler qualquer propaganda sobre super apps americanos ou brasileiros (só mesmo o nosso Pix, que não deixa nada a desejar, viu?).

Mas não só os super apps fascinam quem vem de fora, as experiências de marcas também.

4 experiências de marcas da China que vale conhecer 

Vimos tanta coisa viajando pela China que resumir num texto é um baita desafio.

Entre andar na Muralha da China e bater um papo com o influenciador de inovação Yuanpu Huan, visitamos concept stores, flagships, museus e pop-up stores, entre uma parada e outra pra esticar as pernas em cafés e lojas de chá.

Abaixo, seguem quatro experiências de marcas direto da China que vale a pena conhecer.  Começando por ele, a obsessão global de 2025: o Labubu. Ou melhor…

A gigante chinesa PopMart por trás do fenômeno das blind boxes

A lógica da surpresa, as colaborações e os lançamentos semanais criam um consumo contínuo e mexe com o coração do consumidor. E, olha, está em todo lugar.

A Louis Vuitton que virou navio

Casualmente um navio gigante no meio da cidade. Se a arquitetura já impressiona, por dentro a loja vira museu, narrativa e varejo ao mesmo tempo.

Xangai é a capital mundial das cafeterias

São mais de 9 mil cafeterias na cidade. Do sofisticado ao experimental, tem café pra todos os gostos. Mas uma delas é destaque: a Luckin Coffee, criada em 2017, já passou a Starbucks e simboliza o ritmo digital do país, veloz, escalável e onde tudo é pedido no app. 

A loja onde o silêncio é a experiência

A Qingzhi é uma loja de cremes de mãos para quem prefere experimentar tudo no próprio tempo, sem nenhum atendente vindo falar com você. O diferencial está na personalização, onde os clientes estão sempre no centro.