Veio dar uma espiadinha no futuro dos eventos? Você que trabalha na área ou tem curiosidade sobre o tema deve ter em mente que as tendências não são futurologia ou bola de cristal, mas sim o que acontece hoje.
“Precisamos estar de olho nos movimentos que nascem agora, pois são eles quem irão ditar o que vem lá na frente.”
Quem afirma isso é a Priscilla Seripieri, ela é Líder de Operações de Novos Negócios e Projetos na Agência WGSN, que é uma das líderes mundiais de previsões de tendências de consumo.
Partindo deste princípio, pesquisas (muito), participamos de eventos (festivais, corporativos etc) ao longo de 2022, estudamos mais, criamos a formação oclb academy events evolution e chegamos aqui com uma boa bagagem para criar a curadoria que você vai ler logo abaixo.
Apertem os cintos, a viagem para o futuro dos eventos começa agora.
1 – Greener Events (Eventos + verdes)

O mundo inteiro já entendeu que se não criarmos e executarmos ações ESG a raça humana poderá ser extinta. Obviamente, essa caminhada mais verde impacta o futuro dos eventos.
Mas o que significa “eventos + verdes”? São os eventos que consideram em sua natureza alguns dos pilares da sustentabilidade:
- Economia (economia circular, economia criativa);
- Ecologia (coleta seletiva, eventos lixo zero, impacto ao meio ambiente etc);
- Assuntos sociais (inclusão, diversidade, representatividade etc);
- Cultura (incentivo à arte, educação, preservação da história etc)
Estrategistas de eventos dessa geração devem se comprometer, cada vez mais, com o planejamento, a organização e a implementação de medidas sustentáveis.
Um exemplo claro desse movimento é a criação da Casa do Brasil na COP 27, que é a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que acontece no Egito. No estande montado para o evento corporativo, há uma programação de painéis que trata sobre temas como Mercado Global de Carbono, o Futuro Verde na Mobilidade Urbana, Mercado de Capitais e Ativos Ambientais e o Projeto Escola +Verdes.
Nosso país tem um papel fundamental na saúde ambiental do planeta. As potências mundiais estão de olho na gente. Não à toa, Portugal reconheceu o primeiro evento lixo zero do mundo o Na Praia (ÉÉÉÉÉ DO BRASILLLLL ????)
2 – DE&I (Diversidade, igualdade e inclusão)

E como falar de futuro sem se preocupar com as pessoas? Os eventos DE&I são aqueles que se preocupam e se movimentam através de causas e lutas coletivas para as “minorias” (e aqui bem em aspas mesmo pois a minoria, muita vezes, é só no nome).
Por exemplo, estimular o acesso das pessoas trans, portadoras de deficiência, contratar mais mulheres, pessoas pretas, indígenas para cargos estratégicos na equipe, criar espaços inclusivos com tradução em libras nos palcos. Tudo isso são competências de um evento DE&I.
Dentro deste universo, alguns dos eventos do futuro que já existem e que você deve se inspirar são:
Inclusive, se souber de algum festival/evento/projeto DE&I que queira indicar pra gente, envie para o e-mail contato@oclb.com.br, teremos o maior prazer em divulgar.
3 – NFTs Spring (A primavera dos NFTs)
“Não se iluda achando que a Web3 é um sonho distante; é uma oportunidade agora para eventos em todo o planeta capitalizarem novos fluxos de receita significativa”
Quem fez essa previsão foi Josh Katz, fundador do provedor de serviços Web 3 Yellow Heart.
Se você ainda não sabe o que é um NFT, recomendamos a leitura deste artigo.
E para você que já sabe, este artigo fala sobre a invasão dos NFTs nos festivais, vale conferir.
Resumidamente, o NFT é considerado uma nova moeda de troca, onde podemos agregar muito mais valor em relação aos ingressos de shows comuns, por exemplo.
Ah então é uma nova tickteria? Também não, pois a tecnologia vai muito além disso.
O mestre Milton Nascimento nos mostrou na prática como o futuro dos eventos pode se dar através dessa tendência. O cantor transformou um desenho de infância em NFT para a sua despedida dos palcos, que também incluiu uma coleção de tokens não fungíveis, uma espécie de Ticket Pass que permitirá aos adquirentes experiências exclusivas, além de ser colecionável. Ou seja, a forma perfeita de fidelizar quem frequenta os eventos ao longo do ano inteiro e não apenas pontualmente nas datas dos eventos.
4 – Mixed Realities (Realidades Mistas)
Também conhecida como realidade híbrida, é a tecnologia que une características da realidade virtual com a realidade aumentada.
O vídeo a seguir mostram como shows/eventos que já usam essa tendência funcionam:
Abaixo a turnê virtual chamada de “ABBA Concert Experience” onde os integrantes da banda foram “recriados” com a aparência do começo de suas carreiras para se apresentar em shows em uma arena de Londres.
5 – Creativity fueled by IA (Criatividade alimentada pela Inteligência Artificial)
A última tendência da nossa lista mostra como a criatividade humana pode se expandir ainda mais com a ajuda da inteligência artificial. O DALL-E e o GPT-3, duas aplicações de inteligência artificial da Open AI, já estão entre nós.
Esse é um assunto que divide opiniões, afinal há quem acredite que a IA vem para competir com a humanidade, roubando profissões e atividades realizadas pelo homem.
Por outro lado, existem os defensores da inteligência artificial, nos quais acreditam que a tecnologia foi criada para facilitar a vida e a evolução da nossa espécie. Uns já chamam esse uso de “criatividade artificial”.
E você, o que acha? Enquanto pensa na resposta vamos te mostrar um bom exemplo de evento que já usa a IA nas suas experiências.
Jardim Sonoro é um festival que acontece em Lisboa, Portugal. Uma combinação de patrimônio, música, turismo, cultura e tecnologia. Os organizadores desse evento, em parceria com a agência Partners, desafiaram a IA a “imaginar o inimaginável” e foram essas peças que a inteligência artificial criou a partir desse briefing:

O que achou? É no mínimo intrigante, né?!
Esperamos que essa curadoria tenha te inspirado a planejar projetos futuros com um olhar para o amanhã. Nós estamos sempre olhando através do olho mágico dessa porta que nos leva para o futuro e fazemos o convite diário para você vir com a gente através dos nossos conteúdos. 😉
***
Curte um festival de inovação também? Então te convidamos para embarcar para o SXSW e viver o maior festival de inovação do mundo como especialista
Se você nunca viveu a experiência SXSW, acredite…Faz TODA a diferença investir em guias especializados com mais de 10 anos de SXSW e que são curadores de empresas como a Globo e o Itaú.
Clique aqui para receber informações sobre o programa oclb journey SXSW.
***
Outras curadorias que você também vai curtir