C2 Montréal: um festival para designers de experiências

Se você busca referências para criar eventos que engajem, ou simplesmente quer sair da sua zona de conforto, então a C2 Montréal é o festival que precisa estar no seu radar.

C2 é abreviação de Créativité et Commerce, e é de fato o que esse evento entrega: a união entre ideias criativas e negócios inovadores.  

Depois de quase 3 anos sem realizar uma edição presencial, um dos maiores festivais de inovação e criatividade do mundo volta a acontecer entre os dias 26 e 28/09 em Montreal. 

Nós, aqui do øclb, fomos selecionados pela missão empresarial Creative SP e participaremos de nossa 1ª edição do C2 Montreal

Vem conhecer um pouquinho sobre o C2 Montreal, e começar a se planejar para ir lá também em 2023.

O que é o Festival C2 Montréal?

O C2 Montréal é um dos eventos de inovação mais criativos do mundo. Para se ter uma ideia, um de seus criadores é nada mais nada menos do que o Cirque du Soleil (o outro é a agência global de publicidade Sid Lee). Imagine o “orgasmo” cultural e imersivo que vem por aí… rs

Diferente de tudo o que você já viu/viveu, o C2 Montreal foi planejado para recriar experiências de conexão entre seus participantes, deixando aquela velha dinâmica do QR Code nos crachás no chinelo. 

Em sua edição de 2019, o C2 atraiu 5.000 pessoas de mais de 43 países e mais de 24 indústrias.

Por que vale conhecer o Festival C2 Montréal?

Ok, sabemos que quase todo o festival de inovação se autodenomina “o maior do mundo”, mas, depois de participarmos de algumas dezenas de festivais em quatro continentes, hoje em dia priorizamos a experiência que esses eventos entregam. 

E no quesito “design de experiências”, o C2 é uma das últimas (e mais raras) figurinhas para completar nossa coleção. 

Para além do conteúdo, sempre nos impressionou a forma como ele é planejado, em especial, a ênfase na participação e troca entre os seus participantes.

Então, olha o que já rolou em edições anteriores e que explicam bem o que estamos querendo dizer:

A 1ª recepção é a que fica

Como participante do C2, você será recebido por um “recepcionista extraordinário”, que eles chamam de Concierge Extraordinaire, cujo único trabalho é fornecer aos visitantes um ponto de encontro preferencial, para ajudá-los na descoberta e navegação das diversas atrações do festival.

E você não receberá uma sacola cheia de anúncios de patrocinadores. Em vez disso, você será guiado em uma “jornada de herói/heroína”, que começa com um passeio pelo espaço que recebe as atividades e experiências do festival.

Casamenteiros treinados ajudam você a encontrar seu par

Que história é essa? Casar no C2 Montréal??? Calma! Deixa eu explicar, não é um casamento amoroso, mas sim profissional. 

O evento construiu um espaço chamado “Brain Dating Lounge” onde há pessoas que te ajudam a encontrar profissionais daquela empresa ou área que você procura. 

A ideia é que você planeje reuniões individuais com antecedência, para aproveitar ao máximo seu tempo no evento, descobrir quem são as pessoas que você deve conhecer e maximizar suas oportunidades de aprendizado e networking. 

Interações imersivas com ganhador do Prêmio Nobel da Paz

Foi isso que aconteceu lá na edição de 2014, em uma dinâmica numa piscina de bolinhas, onde os participantes submergiram até os ombros em bolas de plástico transparentes enquanto usavam uma venda antes de debater perguntas feitas por alguém que não podiam ver. 

A venda removeu qualquer preconceito por parte dos participantes enquanto interagiam, o que foi significativo, pois uma das pessoas que se juntou aos participantes foi Muhammad Yunus, ganhador do Prêmio Nobel da Paz

Além disso, a venda permitiu que os participantes falassem livremente em uma situação que se realizada da maneira convencional podia deixar muita gente tímida e aí se perderia o objetivo da interação.

Já em 2015, os participantes subiram uma escada para entrar no The Nest (O Ninho, em português), um espaço pequeno e íntimo construído com galhos de árvores, criado pelo C:Lab do Cirque du Soleil

Uma vez lá dentro, os visitantes foram guiados por um moderador em uma discussão. Assim que a tour terminava, todos saíam através de um slide. 

Fonte: Divulgação

Outra experiência única foi criada com cadeiras suspensas e uma rede enorme no ar, desafiando os participantes a expressar suas ideias enquanto se sentiam fisicamente vulneráveis, tudo isso com muita segurança, é claro. Elevator pitch é isso aí, tá? 

Uma praça feita para além da “hora do lanche”

É possível encontrar lojas, várias opções de comida nos melhores restaurantes e food trucks locais de Montréal e áreas de descanso para relaxar e se conectar com outros participantes ou apenas sentar e refletir sobre tudo o que acabou de experimentar.

Mas também têm experiências nesse momento. Já rolou de os participantes subirem a bordo de uma roda gigante colorida com um desconhecido para compartilhar a vista de Montréal e jogarem jogos durante o passeio com os novos amigos.

C2 Montréal continua entregando tudo em 2022 

Começando pelos palestrantes que foram cuidadosamente selecionados para não apenas se encaixar na programação, mas também desafiar os temas em debate. A equipe de programação C2 evoca uma lista de palestrantes projetada para inspirar quem acompanha cada uma das palestras. 

Palestrantes

Em 2022 entre os principais nomes estão:

  • Naomi Campbell, ex-modelo internacional e empresária;
  • Billie Jean King, o renomado maestro de Montréal Yannick Nézet-Séguin;
  • Sandie Hawkins, chefe de operações de vendas e marketing na América do Norte para TikTok
  • Avery Akkineni, CEO da Vayner NFT;
  • Sébastien Borge, co-fundador da The Sandbox;
  • Mauricio Padilla, fundador da Hinter;
  • Entre outros

Temas centrais das palestras

  • Repensando cidades: para pessoas, negócios e entretenimento;
  • O futuro do trabalho: de líderes conscientes a vantagens de trabalho inovadoras;
  • Sustentabilidade para lucro: quando a tecnologia e os negócios podem avançar na luta contra as mudanças climáticas;
  • Descriptografando a Web 3.0: oportunidades, inovações e desafios para comunidades descentralizadas e seguras;
  • Conectando-se com sua comunidade: estratégias de marketing e criação de conteúdo para um engajamento sustentado.

Clicando aqui você confere toda a programação, nomes, locais e descrições das palestras.

***

Que tal embarcar para o SXSW 2023 e viver o maior festival de inovação do mundo com especialistas?

Se você nunca viveu a experiência SXSW (outro mega festival que você precisa conhecer, caso não tenha ouvido falar ainda), acredite…Faz TODA a diferença investir em guias especializados com mais de 10 anos de SXSW e que são curadores de empresas como a Globo e o Itaú.

Clique aqui para receber informações sobre o programa SXSW 2023.

***

Outras curadorias que você também vai curtir: