Se você acompanha a gente há algum tempo, já sabe que somos apaixonados por festivais de música, conferências de inovação e experiências fora da caixinha. As experiências imersivas fazem parte dessa última categoria.
Além de apaixonados, nós amamos viver cada uma dessas experiências para analisá-las e, claro, compartilhar insights e aprendizados com oclb comunidade.
Hoje, te convidamos a conhecer duas experiências imersivas que visitamos em São Paulo e que não só curtimos, como também as achamos super válidas de compartilhar.
Antes de tudo, vamos dar um passinho pra trás e entender…
O que são experiências imersivas?
A grosso modo, é quando a gente dá um “mergulho sensorial” em uma experiência. Quando estamos ao mesmo tempo vivendo aquela experiência, mas também cocriando-a com nossos sentidos e emoções.
Uma experiência imersiva pode acontecer em uma viagem, em um parque temático, um evento, uma ativação de marca, uma exposição ou até mesmo na realidade virtual, quando jogamos um game ou assistimos a um filme usando um óculos VR.
Em resumo, podemos dizer que participamos de uma experiência imersiva quando suspendemos a rotina e vivemos temporariamente uma realidade diferente do nosso dia a dia.
Como já falamos acima, nas últimas semanas, participamos de duas experiências imersivas bastante criativas em São Paulo. A seguir, compartilhamos as nossas impressões, e o que podemos aprender sobre design de experiências com elas.
NBA House: o parque de diversões dos amantes de basquete
A NBA House chegou ao Brasil em 2016, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Só na sua estreia, o espaço recebeu mais de 80 mil visitantes.
Esse ano, o evento retorna na modalidade presencial, depois de 2 anos de uma pausa forçada, por conta da pandemia. Porém, mesmo nesse período, a organização do evento inovou e criou uma super experiência no metaverso.
O NBA House Digital 2021, que alcançou mais de 200 mil fãs, foi um projeto que reunia música, basquete e entretenimento em uma experiência imersiva super realista.
Já a edição de 2022 acabou de acontecer em em São Paulo, entre os dias 2 a 19 de junho, reunindo mais de 40 mil pessoas em comemoração aos 75 anos da NBA.
Nossas experiências imersivas na NBA House 2022
Infelizmente, não participamos de nenhum dos jogos ao vivo que foram transmitidos lá (os “Game Nights”) . Como fomos no último final de semana, conferimos a experiência que a organização chamou de “Fan Days”.
Mesmo sem estar rolando os jogos do campeonato, o clima da experiência era SUPER animado! O lugar estava cheio e dava pra sentir a emoção e energia da galera no ar, com direito à trilha sonora de hip-hop, MCs, performances de atletas, ativações de marcas e algumas outras micro experiências (dentro da experiência principal).
A NBA House foi montada no Shopping Eldorado e a entrada foi bem tranquila, seguindo os protocolos de segurança (nos pediram o comprovante de vacinação na entrada). Dentro do espaço, havia a presença de marcas patrocinadoras como Budweiser, Sadia e Subway, além de:
- Uma área de games (pinballs, arremessos em cestas, videogames) ;
- Exposição com peças históricas da NBA, chamada de Celebration Gallery, como bolas e tênis assinados, e camisas autografadas de lendas e astros da atualidade, como Michael Jordan, Magic Johnson, Larry Bird, Shaquille O’Neal, Giannis Antetokounmpo, entre muitos outros.
- Um bar, patrocinado pela Bud;
- Praça de alimentação (com food trucks e lojinhas da Sadia e Subway);
- E uma super loja de produtos licenciados da NBA (com camisetas especiais para colecionadores que chegavam a custar R$ 3.500 cada – aceita em NFTs?).
Tudo isso belíssimamente cenografado como se estivéssemos em um estádio da NBA, com direito a uma arquibancada, uma meia quadra digital com piso de LED, um mega telão e outros quatro pendurados no teto com uma visão 360º. A Meia-quadra digital era literalmente o ponto central do evento, onde ficava um Mestre de Cerimônias (MC) chamando a galera para participar dos ‘Super Drills Challenges’, jogos e sorteio de brindes.
O passe dava direito a permanecer 4 horas no lugar (depois, outro grupo entrava) e havia gente de todas as idades, a maioria famílias e fãs do basquete. Nós ficamos umas 2 horas lá, mas não conseguimos participar das ativações porque havia muita fila e a grande maioria tinha o mesmo objetivo: tirar uma foto ou arremessas bolas nas cestas em troca de algum brinde.
A NBA House 2022 já acabou, mas ela promete voltar em 2023. Para saber mais, siga o perfil da NBA Brasil no instagram.
Pontos de atenção
Duas observações: primeiro, um pouco mais de criatividade nas ativações. Tudo bem, todo mundo gosta de tirar fotos, mas era basicamente isso (ou arremessar cestas).
Segundo, parece que a NBA House foi criada exclusivamente para os super-fãs do basquete. Não era o nosso caso, já que fomos de curiosos mesmo. Curtimos, mas não conhecemos tanto o universo do basquete assim (assistimos a Winnin’Time na HBO e jogamos Boston vs Celtics na época do Mega Drive… e nossa familiaridade pára por aí rs).
Então, sentimos falta de mais conteúdos que mostrassem a história da NBA, os atletas, os grandes momentos, os NFTs que lançaram durante a pandemia… Tudo isso tem um potencial enorme como atração e ajuda a educar e dar mais “corpo” ao evento.
Vale destacar
O principal destaque da NBA House, além da cenografia incrível, foram os MCs. A galera convidava as pessoas para jogos e brincadeiras, tiravam sarro de quem estava presente e davam um toque humano ao evento. Era como se todos estivessem mesmo participando de uma grande experiência coletiva ao vivo (e estávamos!).
Os MCs cumpriram muito bem o papel. Parte do tempo que ficamos lá foi por causa deles, pois gostamos de acompanhar as atrações que eles apresentavam, a forma como engajavam a galera no lugar, as piadas e comentários.
Por mais que a tecnologia e a cenografia encantem, muitas vezes é o olhar humano que faz toda a diferença em uma experiência imersiva.
Gexperience é mergulhar no mundo global sendo a estrela da programação
A gexperience é um espaço temático e imersivo da Globo, que permite ao público vivenciar os conteúdos da marca de maneira única e completamente nova. Os visitantes podem gerar e viver conteúdos, assumindo o papel de protagonista de séries, novelas, programas e tudo mais relacionado à programação dos canais do grupo.
O espaço foi lançado recentemente, em março de 2022, e possui 3 mil metros quadrados.
Fomos à GEX a convite da Globo, depois deles marcarem presença na nossa masterclass – experience design.
Como a NBA House, o Gex foi montado no Shopping Market Place (que fica em frente ao Morumbi Shopping). Mas diferente de um lugar voltado ao mundo do basquete, esse é um espaço fixo que funciona de segunda a segunda onde todas as pessoas podem ir lá participar da experiência (pagando entre R$ 11,24 e R$ 29,80 de acordo com o seu passe).
O GEX é incrível e recomendamos a visita para quem tiver a oportunidade de conhecer.
Os canais e programas da Globo compõem essa experiência imersiva, como os brinquedos e atrações da Disney em seus parques temáticos.
Assim que entra, por exemplo, você se depara com várias experiências e espaços de cada canal, como por exemplo o GNT, que assina um dos restaurantes. Nesse mesmo espaço também tem salas especiais onde as pessoas podem se alimentar em espaços com a cenografia de novelas como Avenida Brasil, Chocolate com Pimenta, Caminho das Índias ou Amor de Mãe.
Além da gastronomia, algumas das experiências que vivemos por lá:
- Uma entrevista “ao vivo” com a Tatá Werneck, para o programa dela “Lady Night” que você ri do começo ao fim;
- Viagem pelas séries da Globoplay em Realidade Virtual;
- Batemos alguns pênaltis no espaço Globo Esporte;
- Visitamos o confessionário do BBB (Big Brother Brasil) e até atendemos o temido Big fone rsrs.
Nossas experiências imersivas no GEX
Participar do GEX é ativar de uma só vez todos os seus neurônios de memória afetiva. Todo mundo tem uma história com a Globo e lá você não só as relembra, como as vive. Isso foi o que mais nos marcou durante a visita, a nostalgia e sensação de familiaridade
Pontos de atenção
O principal ponto de atenção é a fricção tecnológica. Para participar da maior parte das experiências, é preciso baixar um aplicativo antes. Não deu pra contar com a conexão do local, então o ideal é baixá-lo antes mesmo de sair de casa.
Além disso, uma das experiências que participamos “travou a tela” de acesso. Felizmente, a equipe de atendimento e suporte resolveu tudo rapidamente com a maior simpatia.
Por fim, como é um espaço permanente (diferente de uma exposição temporária, por exemplo), perde-se o fator escassez. Como qualquer um pode ir em qualquer momento, é difícil trabalhar gatilhos que estimulem as pessoas a irem e voltarem lá.
É preciso reinventar-se de tempos em tempos, criar um calendário de eventos e datas especiais e investir, não só na manutenção das experiências atuais, mas trazer constantemente uma ou mais novidades (como os parques temáticos da Disney).
Vale destacar
É muito bacana ver a Globo se aproximando do público para além da telinha. Seria legal ter um GEX desses também no Rio, nos estúdios da Globo, e em outras partes do país… Será que rola um dia? E se rolar, você gostaria de visitar?
Para compartilhar sua opinião ou até nos contar sua experiência em algum outro evento/festival imersivo, mande um e-mail para: contato@oclb.com.br
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Por falar em experiências imersivas e inovadoras… vem aí a próxima formação do oclb academy – events evolution, trazendo um olhar sobre a evolução do entretenimento e seu público. Já temos data!
A formação online rola de 10/09 a 11/10/2022 e a masterclass presencial, em SP no dia 21/10/2022.
Clique aqui e faça sua pré-inscrição. Enviaremos mais informações no e-mail cadastrado em breve!
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