Como ir ao SXSW Sydney?

SXSW Sydney
Reprodução / Destination NSW

Se você acompanha o SXSW Austin e London ou quer expandir seu repertório internacional de festivais, o SXSW Sydney merece atenção. Em 2025, o SXSW Sydney acontece entre os dias 13 e 19 de outubro na Austrália.

Mais compacto que Austin, mas igualmente vibrante, o SXSW Sydney traz a perspectiva da Oceania e da Ásia para os temas que marcam o festival original: inovação, criatividade, cultura, tecnologia e futuro.

Participamos da edição inaugural em 2023 e fomos os únicos brasileiros credenciados oficialmente naquele ano. Desde então, acompanhamos de perto o crescimento do evento e é fácil afirmar que ele é muito diferente do que vimos nas edições do SXSW em Austin e em Londres.

Se você está cogitando incluir o SXSW Sydney na sua agenda internacional de festivais, aqui vai um guia prático com tudo o que você precisa saber.

>> Descubra oclb journey SXSW Austin e SXSW London

O que é o SXSW Sydney? Como é a programação?

Imagine o espírito do South By, mas ambientado em uma cidade cosmopolita, com vista para o mar, arquitetura contemporânea e um clima multicultural.

Durante sete dias, Sydney vira palco de mais de 1.600 atividades, com trilhas temáticas em tecnologia, inovação, música, games, cinema, cultura digital e empreendedorismo.

O evento acontece em múltiplos espaços da cidade, incluindo o International Convention Centre (ICC) em Darling Harbour, e outros pontos do centro de Sydney. Os endereços completos são liberados mais próximos da data e ficam disponíveis no app oficial do festival.

O Tumbalong Park (anexo ao ICC), por exemplo, abriga ativações, palco de shows e telão com sessões gratuitas. É interessante notar que, mesmo quem não tem credencial, consegue aproveitar parte da experiência nesse parque aberto ao público.

O SXSW Sydney ainda está em expansão e carrega aquele clima de descoberta. A vibe é mais leve que Austin, com menos FOMO e mais espaço para conexões menos apressadas.

Quais tipos de ingressos existem?

Assim como a edição britânica, o SXSW Sydney tem uma lógica própria de ingressos, são eles:

Platinum Pass
Acesso total a tudo por 7 dias. Inclui entrada prioritária para keynotes, lounges exclusivos, festas, coworking, conferência, festivais e exposições.

Pro Pass
Inclui os 5 dias de conferência, festivais e feira, com acesso principal ao festival da sua escolha (Tech, Music, Games ou Screen) e secundário aos demais.

Conference Day Pass
Entrada válida para um dia inteiro no ICC (9h às 17h), com direito a meetups, palestras e networking. A escolha do dia é feita depois, conforme liberação da agenda.

Wristband
Uma opção mais simples para curtir os festivais de música, games ou cinema e as ativações abertas da Innovation Expo (sujeito à lotação, sem prioridade sobre os passes).

Innovation Expo Day Pass
Acesso à feira de inovação (de quarta a sábado), com mais de 100 expositores. No sábado, a entrada é gratuita com reserva antecipada, feita também no site oficial.

Há descontos para grupos acima de 4 pessoas. Todos os ingressos devem ser adquiridos pelo site oficial do SXSW Sydney.

Como ir para o SXSW Sydney saindo do Brasil?

Sim, é longe. Bem longe. Mas vale a pena. Em especial, se você deseja fazer negócios na Oceania e, como foi nosso caso, aproveitar o festival para esticar a viagem e conhecer a Austrália e a Nova Zelândia. 

A viagem para Sydney leva em torno de 24 horas e inclui ao menos uma escala. A opção com melhor custo-benefício costuma ser via Santiago, no Chile. Também há boas conexões por Los Angeles e Dubai.

Prepare-se para o jet lag: são 13 horas de diferença em relação ao horário de Brasília. Por isso, nossa dica é chegar alguns dias antes para se adaptar ao fuso e aproveitar melhor os primeiros dias do evento (nós levamos pelo menos 4 dias acordando no meio da madrugada pensando que já era meio dia).

Onde se hospedar durante o SXSW Sydney?

Assim como no SXSW Austin ou Londres, o festival oferece opções com desconto para quem já comprou o ingresso. Vale consultar o site do evento e fazer a reserva com antecedência.

A região de Darling Harbour é a melhor base para circular entre os principais espaços do evento a pé. Mas não precisa se preocupar, Sydney tem excelente infraestrutura, com muitos restaurantes, mercados e opções de mobilidade.

#FicaDica: procure hospedar-se próximo do ICC, independente das demais localizações do evento, o ICC é o coração do SXSW Sydney, onde acontecem as principais palestras. 

Vale a pena ir ao SXSW Sydney?

Se o seu interesse é ampliar conexões no eixo Ásia-Pacífico, explorar novas cenas culturais e experimentar um SXSW mais tranquilo, o de Sydney pode ser uma boa escolha.

A cidade é linda, a programação é diversa e o evento ainda guarda o espírito de descoberta que consagrou o South by no passado. 

Quer viver o SXSW com profundidade e sem perrengue?

Embarque em uma jornada guiada com quem é referência em South by Southwest no Brasil.

Desde 2012, participamos do festival e atuamos como curadores de inovação para empresas líderes no país e no mundo, como Globo e Itaú.

Descomplique o festival na companhia de especialistas.

Escolha seu destino e inscreva-se para o oclb journey: SXSW Austin ou SXSW London.

Para grupos fechados de empresas interessadas em conhecer o SXSW Sydney, entre em contato com comercial@oclb.com.br para receber uma proposta de curadoria e guias especilizados oclb. 

E se quiser acompanhar outros festivais de inovação, clique aqui e assine o radar oclb, a newsletter que te conecta aos eventos mais relevantes do mundo.