os melhores momentos da masterclass experience design

“A masterclass experience design não é um curso, é um evento de conexão e networking com especialistas do mercado” essa foi a primeira frase do Franklin Costa, co-fundador do oclb, no dia do nosso tão esperado encontro presencial, que marcou a volta do abraço depois de dois anos do famoso “tá vendo minha tela?” rs

Para além do evento, essa também foi a primeira vez que (quase) toda a equipe øclb se reuniu presencialmente. Isso, sem falar nos participantes da comunidade que só se conheciam por telas. Tudo isso deu à masterclass um gostinho ainda mais especial.

Participantes querides da masterclass experience design 2022

O tema central desta edição foi o futuro das experiências, e quando falamos de profissionais do mercado, falamos de gente que trabalha no festival Feira Preta, na Diageo, Ambev, Natura, Omelete, Globo e tantas outras empresas que são referências de inovação e criatividade.

A máxima “só vivendo pra poder explicar” serve demais pra esse dia, mas vamos compartilhar um pouquinho das emoções do evento que foi realizado com um carinho do tamanho do mundo.

Confere o que você pode viver com a gente na próxima edição! ????

Como foi a sua primeira vez? 

Após a chegada da galera, um café da manhã, os primeiros encontros – e reencontros – fotos tiradas na polaroid pra guardar de recordação e os devidos combinados do dia, seguimos para  as trocas. 

A pergunta do título desse bloco é uma das que faziam parte da Dinâmica Fura Bolha (a foto acima ilustra como rolou). Cada dupla de participantes tinha uma pergunta fora da caixa para fazer e responder em 1 minuto, após esse tempo trocavam-se as duplas com a próxima ao lado. 

Imagine você, pessoas de norte ao sul do Brasil (65% das pessoas eram de fora de SP), que trabalham em empresas e cargos distintos, de raças e gêneros diferentes. A troca de energia já começou por aí e “furar suas bolhas” foi mais fácil quebrando a barreira da timidez. A dinâmica é muito divertida e deu pra perceber que, pela galera, ela poderia durar o dia inteiro. 

Ao longo do dia tb rolou uma experiência do barista Ale Borges, com cafés especiais e tudo mais!

Fonte: nós mesmos

Aliás, se quiser conhecer mais do incrível trabalho dele, acompanhe o instagram do Ale.

Para além do conteúdo: debates sobre o futuro das experiências, diversidade e âmbito social que fizeram um “cisco cair dos nossos olhos”

O conteúdo em si foi sucesso total, afinal, como seria diferente com tanta gente fera reunida, né?! Quem estava lá conseguiu se inspirar nas ativações de marcas compartilhadas, nos projetos inspiradores e nas falas riquíssimas dos palestrantes que, com seus currículos de peso, despertaram outros tipos de olhares para os temas abordados. 

 Começando com: 

Adriana Barbosa (Feita Preta) e Beto Fabri (Omelete), na mesa “2022, o novo ano dos festivais

Adriana Barbosa, que é fundadora da Feira Preta, nos mostrou o quanto a luta pelo espaço dos grandes eventos ainda é um desafio para a população negra no Brasil. Ela relatou sua trajetória e como precisou se reinventar para conseguir parceiros e patrocinadores para o seu projeto. 

Mas não só isso, ela também mostrou o que deu certo, como um exemplo de garra e criatividade, e fechou seu bloco nos fazendo pensar: 

“No processo intelectual, como colocamos a população preta dando as cartas, presentes também na parte estratégica? Não só na execução dos eventos, a parte operacional que sempre foi nos delegada. Essa foi a grande sacada da Feira Preta e é esse o nosso corre, o nosso maior objetivo enquanto representantes da nossa cultura.”

Já o Beto Fabri, CMO CCXP da Omelete, nos contou sobre o quanto a pandemia impactou na área de eventos e festivais promovidos por sua empresa:

“Redesenhar as estratégias do nosso negócio não foi fácil, mas conseguimos acelerar rápido depois do impacto da redução do time. Durante a pandemia saímos de 150 colaboradores para 40 e agora estamos com 200, aproximadamente. A sorte é que tudo passa e ficam os aprendizados. Aliás, o maior deles foi aprender a levar as experiências que oferecemos no presencial para o universo online”.

Isso também foi um desafio na sua empresa? Pois saiba que o Beto compartilhou ótimos insights durante sua apresentação (mas isso fica pra quem esteve presente na masterclass experience design). 

Karina Israel (YDreams) e Rodrigo Terra (ARVORE), na mesa “O futuro das experiências imersivas

Pegando o gancho da fala do Beto, a Karina Israel, CEO da YDreams, compartilhou essa ideia, quando questionada se as experiências phydigital (a junção do mundo real e virtual) vão mesmo cair no gosto das pessoas:

“Quanto mais natural, informação associada e diversão envolvida nas experiências, mais os consumidores irão se acostumar com essa dobradinha presencial e virtual. A vivência começa na cabeça, na nossa mente, o meio são as ferramentas que nos levam a sentir e é aí que um verdadeiro design de experiências chega e explora”. 

Além das dicas, Karina também mostrou alguns dos seus grandes cases, o mais recente é a parceria com a NuBank, para um espaço imersivo projetado por ela para a marca. Fique de olho que vem coisa boa por aí! 

Na segunda parte da mesa, Rodrigo Terra, Co-founder e Chief Technology Evangelist da ARVORE Immersive Experiences, impressionou a galera com todo o seu conhecimento sobre tecnologias imersivas e também os projetos desenvolvidos pela sua empresa, entre eles o The Line, que ganhou o prêmio Primetime Emmy. Confira o trailer no vídeo abaixo.

Para quem está surfando na onda do metaverso, ouvir o Rodrigo, que é um cara que cria e desenvolve experiências narrativas interativas profundas e jogos usando tecnologias imersivas, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada e Realidade Mista, essa foi uma verdadeira aula. 

“A gente busca a história dos games através das memórias afetivas de quem joga. A gente brinca com as experiências que as pessoas nos contam. Nosso ponto de partida é: como conseguimos transformar memórias em jogos e elementos narrativos? Essa é a nossa linha de criatividade para enriquecer uma experiência.”

Rodrigo Farah (Sympla), na mesa: Growth Marketing para reverberar experiências

Ainda sobre o mundo virtual, mas com um olhar para a divulgação dos eventos, Rodrigo Farah, Gerente de Marketing and Growth na Sympla (nossa super parceira de longa data), trouxe provocações pertinentes sobre as grandes possibilidades que podemos alcançar explorando as plataformas digitais e de mídia paga. 

“Você ajuda o seu público a compartilhar e reverberar sua marca/evento?”. Quando Rodrigo disse essa frase, ele completou dizendo que é super importante usar as ferramentas disponíveis para facilitar a divulgação orgânica do seu público nas redes sociais.

Use a criatividade e as ferramentas disponíveis para impulsionar o seu negócio e chegar em mais pessoas. Essa foi a grande mensagem deixada por ele.

Priscilla Seripieri, na mesa “Tendência em experiências de compra e varejo

A mesa contou com a  Priscilla Seripieri, New Business & Project Operation Lead na WGSN Mindset LATAM, que nos explicou de maneira didática, através de alguns bons cases, o que são tendências, como é possível identificá-las e o que os consumidores estão procurando desde agora. Ela disse:

“Agora, no pós pandemia, o mundo está mais phygital, e isso pede que a experiência do consumidor esteja no centro. A palavra do novo marketing é “intimidade”, as pessoas consomem aquilo que elas conhecem e confiam a ponto de dividir sua intimidade com a marca.”  

Viu como está realmente tudo conectado? 

As experiências de marcas do futuro, uma mesa colaborativa que fechou a masterclass com chave de ouro

Nosso último painel contou com um encontro especial de Peter Albuquerque, Head de Cultura e Criatividade na Ambev, Beatriz Araújo, Gerente de Estratégia de marca, Conceituação e Comunicação da Natura, Fernando Porto, CMO Inovações da DIAGEO e Stephanie Genesini, Relações Públicas em Comunicação e Eventos na Globo.

Nada melhor do que se inspirar nos grandes, né?! E essas marcas fazem parte das que ditam o futuro das experiências. É o caso da Gexperience, um espaço montado para levar os programas da Globo até as pessoas, onde elas podem interagir e adquirir produtos da marca, além é claro, de postar muitas fotos e stories nas redes sociais. 

A mesa também abordou a experiência social das marcas com seus consumidores, relembrando o apoio da Ambev no início da pandemia, reutilizando isopores que iriam para o carnaval de 2020, durante a armazenagem e entrega das vacinas no país inteiro. 

Para além dos cases, essa mesa trouxe discussões sobre inclusão e acesso, o equilíbrio entre lucro e impacto, sustentabilidade e até etarismo.

Teve muito mais, e quem foi pode acompanhar um debate caloroso e acolhedor que nos emocionou muito. 

Habemos Happy Hour ????

Fonte: nós mesmos

Após o encerramento das mesas, as entregas dos certificados do curso e dos brindes da Natura e da Sympla, um diazão desses merecia um fechamento de respeito. O nosso happy hour entregou tudo já com a galera super entrosada e nós da equipe øclb com aquela baita sensação de dever cumprido. 

Nós chegamos lá as 7:30 da manhã e saímos quase no fim da festa, lá pelas 23:00… literalmente work hard play hard!

Queremos aproveitar a oportunidade e agradecer imensamente ao pessoal do Pátio Lay Back, onde a masterclass foi realizada, e que nos deu todo o suporte necessário. Aos professores que deram um show de conhecimento e, principalmente, aos alunos e alunas que participaram demais e que transformaram esse evento em uma experiência inesquecível.

***

Quando será a próxima masterclass?

Spoiler: se você ficou na vontade de ir, saiba que a próxima formação masterclass oclb  vai rolar no dia 21/10/2022. Queremos muito te encontrar lá! Vamos nessa? ????

***

Curadorias que você também pode curtir