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Se tudo é tendência, como identificá-las REAL?

Afinal, quando tudo (e qualquer coisa) pode ser considerado tendência, como é possível identificá-las? 

“Vivemos em uma época em que todos estão correndo para nomear e esquematizar fenômenos culturais”, disse Sean Monahan, consultor de tendências de Los Angeles que escreve o boletim semanal 8Ball. 

Prova disso são as trends do Tik Tok, os “tudólogos” e os especialistas em nada-com-coisa-nenhuma que, por terem milhares ou milhões de seguidores, se acham no direito de nos dizer o que comer, assistir ou vestir na próxima semana. 

Assustador, né?! Pra nossa sorte, andamos com os bons! Um deles é o Henrique Diaz, da Box 1824, um profissional da área de tendências que nos deu uma verdadeira aula no øclb academy – experience design sobre como “burlar” os algoritmos e não cair de cabeça no que é hype do momento.

Quer aprender também? Então, vamos por partes… 

O que é uma tendência e para que serve?

Tendência é um conjunto de informações que – somadas e analisadas – nos permite entender o que está sendo criado, construído e imaginado. Ela revela o que pode se tornar mais (ou menos) relevante num futuro próximo ou distante. 

Principalmente para nós que trabalhamos com experiências, comportamentos, cultura e inovação, a tendência ajuda na tomada de decisões, nas escolhas de caminhos a serem percorridos e a se preparar para o que está por vir. 

Ou seja, ela é um instrumento de trabalho e, até mesmo de vida pessoal, poderosíssimo.

Insight da aula sobre tendências da formação Experience Design do øclb academy

Nos tempos de dancinha do TikTok, como identificar uma tendência REAL? 

A viralidade nem sempre é uma coisa ruim, mas prejudica o valor da autenticidade. 

Sabe quando descobríamos uma cena musical tipo seapunk, emo ou grunge, por exemplo, e de repente todo mundo começou a pintar o cabelo de verde, usar óculos de armação colorida ou vestir camisa de flanela quadriculada? 

Gen Zs dirão que é tudo cringe… rs. 

Na era do fast fashion, do streaming, dos influencers e creators, fazer parte de uma tribo é coisa do passado. É a era dos moods, da fluidez, dos remixes e dos mashups. A geraçõa TikToker abre mão do que não se encaixa mais em sua personalidade, estilo ou vibração aspiracional sem se prender a uma única visão de mundo.

E é aí que mora o perigo também. Afinal, para quem pesquisa tendências, como estudar o que as pessoas consomem? Entende que o buraco fica muito mais embaixo quando precisamos tomar decisões com base no que só a internet tem a nos oferecer?! 

Informações são jorradas aos montes e salve-se quem puder. Voltamos na máxima “se tudo (e qualquer coisa) pode ser considerado tendência, como é possível identificá-la?

Segundo o Henrique e a visão da consultoria BOX, as tendências podem ser definidas em 3 tempos:

Hoje – tendências para os próximos 2 anos

Essas são as que mais trabalhamos no dia a dia, são as tendências para o agora. 

É de extrema relevância para não perder conexão com o público que queremos atender. Aqui, sim, podemos considerar alguns virais, memes e/ou hypes que podem servir de inspiração para as nossas experiências.

Quem define essas tendências?

✓ Dados secundários concretos que sustentam as inovações;

✓ Resultados de mercado (investimentos e faturamentos);

✓ Casos de pequenas e grandes empresas bem sucedidas atuando nessa tendência;

✓ Dados que apontam para uma clara evolução da categoria (ou subcategoria);

✓ Reportagens, matérias e artigos que elucidem a efetividade da tendência;

✓ Citações de especialistas comprovando como a tendência já tem corpo e relevância no mercado.

Amanhã – tendências para antecipar inovações

O território onde as tendências começam a se tornar mais conhecidas e massificadas: é justamente onde as inovações passam a ganhar maior destaque e entrar na pauta da conversa dos consumidores mais envolvidos com a categoria. 

Apesar de ainda não se tratar de fenômenos massivos, estas tendências já apontam para caminhos claros de estratégias a serem adotadas. Tipo o Metaverso. Aliás, olha o que já está rolando por lá… 

Quem define essas tendências?

✓ Dados secundários que apontem caminhos;

✓ Projeções de mercado (investimentos e faturamentos);

✓ Casos de pequenas empresas (start-ups) atuando nessa tendência;

✓ Dados que evidenciem a evolução da categoria (ou subcategoria);

✓ Matérias jornalísticas e material acadêmico que apontem para o desenvolvimento da tendência;

✓ Citações de especialistas trazendo reflexões e inauguração de novas práticas no mercado.

Distante – tendências para criação de visão

O mapeamento desse território revela o nascimento de tendências comportamentais e tecnológicas extremamente relevantes para o mercado. 

Muitas vezes, num primeiro olhar, podem parecer temas menos importantes por ainda estarem longe da massificação, mas se conectar com essas tendêncuas significa estar à frente, pegando exatamente o momento sensível de desenvolvimento desse campo. Isso ajuda a criar inovações, muitas vezes, disruptivas.

Mapear essas tendências e desenvolver iniciativas ainda não esperadas pelo mercado torna uma marca líder em inovação na sua categoria. Duas áreas que podem apontar tendências de longo prazo são a computação quântica e a “reconstrução” de animais extintos. 

Quem define essas tendências?

✓ Dados secundários que evidenciem evoluções;

✓ Estimativas de mercado (investimentos e faturamentos);

✓ Protótipos e conceitos trabalhados em incubadoras de start-ups e universidades;

✓ Materiais acadêmicos que projetam cenários futuros;

✓ Ficção-científica e conteúdos futuristas da literatura e audiovisual (multimídia e artísticos);

✓ Citações de especialistas trazendo reflexões e novos pensamentos.

Agora que você já entendeu que tendências não são apenas os memes da internet, a gente fez uma curadoria com referências e fontes onde você pode encontrar e analisar asque mais fazem sentido para o seu próximo projeto de experiências. 

Para construção de visões escute, leia e consuma múltiplas perspectivas

Quartz 

Canal que fala sobre Geopolítica e Economia Internacional. 

Ponto Eletrônico

Artigos, infográficos e conhecimento sobre assuntos relevantes para as pessoas e para o mercado. Produzido pela Box 1824.

Cápsula

A newsletter do øclb que fala sobre o futuro das experiências de marcas, dos festivais de música, tecnologia, educação e inovação. E os assuntos mais quentes do momento! 

LSN (The Future Laboratory)

Plataforma de uma das principais consultorias em tendências e futuro do mundo. 

Grupo Consumateca

Uma fonte que oferece consultorias, pesquisas de mercado, report de cenários futuros, workshops, grupos de estudos e cursos sobre tendências. 

WGSN Brasil 

Uma das maiores agências de previsão de tendências do mundo.

Se ainda não acompanha uma dessas fontes, te aconselhamos a seguir TODAS. 😉

***

Para descobrir ainda mais…

Se você não conseguiu se inscrever na formação online, com aulas ao vivo, do øclb Academy – Experience Design, ainda dá tempo de garantir sua vaga na MASTERCLASS Experience Design, um encontro presencial que rola em SP. 

Saiba mais sobre o que é a masterclass, a programação, os professores e como participar clicando aqui.

***

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