Organizador de eventos: a executiva do Tomorrowland tem um conselho pra você

Foto: Divulgação / Tomorrowland 2022

øclb academy events evolution chegou entregando tudo! A formação que preparamos com tanto carinho, para quem quer realizar a transição de organizar de eventos a estrategista, estreou na terceira semana de setembro com duas aulas muito necessárias para profissionais da área.

A primeira, foi “Do Coliseu ao Metaverso: a evolução dos eventos” com a gente mesmo, Franklin e Carol d’øclb. Mostramos uma linha do tempo evolutiva, desde os primeiros encontros coletivos em Roma até o impacto da Inteligência Artificial impulsionando uma nova era da criatividade para criadores de experiências 

A segunda aula (que vamos destacar ainda mais nesse artigo), foi a “De organizador de eventos à estrategista: competências do profissional de eventos do século 21”, com ninguém mais, ninguém menos que, Andrea Galasso, experiente executiva do setor de eventos que já esteve à frente de festivais como o Tomorrowland Brasil. 

Bora mergulhar no tema?! 

Características do organizador de eventos pré-pandemia

Andrea Galasso começou trazendo alguns pontos fortes de quem sempre amou estar envolvido com o mundo dos eventos/entretenimento: 

  • A paixão pelo que fazemos;
  • A “não-rotina” frenética (e bem louca rs) que precisamos lidar no trabalho;
  • Ser detalhista organizado, resiliente e capaz de tomar iniciativas;
  • Planejamento estratégico, habilidades de negociação e lidar com áreas diferentes.

E aí, se identifica com algumas dessas características? Aposto que sim, porque nós também. 

Mudanças que o profissional de eventos está enfrentando nos tempos atuais

Andrea Galasso / Fonte: Aberje

O mundo conectado trouxe um universo de possibilidades para o mercado, mas também grandes desafios que ainda estamos tentando solucionar e organizar. 

A conexão entre pessoas e negócios mudou, e foi preciso se adaptar e readaptar no meio do caminho, principalmente após o período pandêmico que continuamos a viver. 

Diz aí se você já não passou por momentos de aprendizagem e testes de novas ferramentas, principalmente para os eventos que migraram para o mundo online ou formato híbrido (presencial + digital)? Muitas tecnologias foram lançadas e várias novas dúvidas surgiram ao mesmo tempo. 

Pense na forma de se organizar em equipe, no home office, por exemplo. Inclusive esse é ainda um assunto polêmico. Para muitas pessoas o home office funciona muito bem, para outras ainda há receios, e para você? 

Sem falar que novas competências passaram a ser valorizadas como a capacidade de adaptação, facilidade no uso das novas tecnologias e ser `tech savvy` (tipo “ser íntimo da tecnologia” em tradução livre). 

Como eram e como são as novas competências necessárias do organizador de eventos?

Competências técnicas

Como é para o organizador de eventos clássico (pre-pandemia):

  • Conhecimento avançado de aspectos técnicos e operacionais de eventos:  desenvolvimento e montagem de estruturas, decoração, equipamentos técnicos, logística, serviços de operação e segurança, etc;
  • Detalhista e organizado na montagem de planos operacionais do evento;
  • Compreensão avançada de orçamentos, números e P&Ls, com experiência em negociação de contratos e fornecedores;
  • Experiência na supervisão de grandes equipes de operação e produção de eventos;
  • Conhecimento de Microsoft Office, CAD e pacote Adobe.

Quais são os novos desafios desse profissional:

  • Entendimento de campanhas online e como elas se relacionam no mundo offline, ações de PR (relações públicas) e influenciadores, mundo do entretenimento , mundo do game, mercado de marcas e seus posicionamentos;
  • Criativo em suas propostas, pensando em um plano que esteja ativo para além do evento;
  • Forte visão de negócios com capacidade analítica, associado a uma mentalidade empreendedora;
  • Experiência na gestão de necessidades multifuncionais (web designers, developers, artistas, marcas, mercados);
  • Expertise digital (análise de dados, display, pesquisa, vídeo direto, mobile, social pago). 

Competências emocionais 

Como é para o organizador de eventos clássico (pre-pandemia):

  • Capacidade de ouvir, comunicar (escrita e verbal);
  • Calma sob pressão durante momentos de estresse e a capacidade de pensar em soluções no local;
  • Capacidade de multitarefa, priorizar e trabalhar com eficiência.

Quais são os novos desafios desse profissional:

  • Influenciador, que pode interagir com pessoas de diversos níveis, origens e experiências;
  • Pensamento estratégico, que antecipa cenários e que se mantém em constante busca de atualização e conhecimento;
  • Capacidade de trabalho colaborativo em equipes e ambientes de diferentes indústrias (marketing, entretenimento, branding, IT). 

O melhor caminho evolutivo do organizador de eventos para o estrategista é a capacitação contínua

Ainda segundo a Galasso, a inquietude e curiosidade do profissional de eventos são algumas das características que mais o desenvolvem. Aproveitando esse gancho, ela deu algumas dicas de como alimentar o conhecimento e não parar de se desenvolver. 

1 – Leia a “Arte dos Encontros”, um livro de Priya Parker

Priya Parker sempre foi uma grande inspiração para nós. No livro, a especialista em relações humanas e em mediações de conflito, questiona e traz a visão de que grande parte de nossos encontros e reuniões são triviais e improdutivos. 

Em contrapartida, propõem uma quebra desse padrão através de um novo paradigma, baseado na essência de cada interação entre as pessoas. Esse novo enfoque nos ajuda a criar experiências memoráveis e significativas.

Além disso, Prya mostra uma análise muito interessante de uma ampla gama de encontros ― conferências, reuniões, uma audiência, uma festa, um acampamento ― e explica como mudanças simples e específicas podem revigorar qualquer experiência em grupo. O resultado é um guia cheio de ideias instigantes, com aplicações para o dia a dia.

2 – Siga Fernando Palacios, o Pedro Álvares Cabral do Storytelling

Fernando Palacios / Fonte: Aberje

O brasileiro é o primeiro latino-americano a receber o Prêmio Internacional de Storytelling. Além disso, Fernando Palacios é Especialista em Branded Content e Gamificação e Autor bestseller na Storytellers. 

Ou seja, acompanhar o conteúdo do cara é uma aula por dia de como contar histórias que vendem. 

***

Outras curadorias que você também vai curtir: