Os melhores momentos do oclb masterclass events evolution

“Quando penso no futuro, não esqueço do passado”, a frase do cantor e poeta Paulinho da Viola, citada em uma de nossas mesas, caiu como uma luva para definir o que foi oclb masterclass events evolution. 

Em uma dança alinhada e ousada, os professores e alunos puderam entender como o mercado de eventos chegou até aqui, além do olhar para um futuro que já é presente. 

Profissionais de empresas como Heineken, Natura, Itaú, NuBank, Rock in Rio, entre outras, conduziram as conversas, responderam às chamadas “perguntas que valem 1 milhão” e, muitas vezes, nos emocionaram com relatos e cases que fazem diferença no setor. 

Vem saber o que rolou em detalhes…

oclb masterclass events evolution pergunta: se você pudesse dar um conselho para alguém hoje, qual seria?

Recepcionamos a galera com muito carinho, os presenteando com um kit cheio de mimos dos nossos parceiros e um “álbum de figurinhas” com o rostinho de cada para conhecerem seus colegas de turma logo de cara. 

Após o café da manhã, que contou com a ativação da marca Café 3 Corações, iniciamos a nossa dinâmica quebra gelo chamada de “Fura Bolha”. 

Alinhamos frente a frente, cada dupla tinha um envelope, com perguntas como a que dá o título para esse tópico, com 1 minuto para cada um responder. Acabado o tempo, todos trocavam com a dupla ao lado para ouvir e conversar com mais pessoas. 

Mesas, palestras e entrevistas que, muito além de trazer conteúdos, contavam histórias reais que nos ensinaram a ampliar horizontes e repertórios

Começando por…

Bruno Dias (UMAUMA), Marcely Souza (EventosCast) e Vander Lins (Prefeitura de SP), na mesa: Os eventos voltaram! O que esperar do novo anormal?

“Quem ama evento é um apaixonado pelas experiências que constroem para outras pessoas, mas, principalmente, pelas experiências que vive ao longo da sua jornada.” – Marcely Souza 

A pergunta que não queria calar na masterclass events evolution: o que esperar de um mercado que enfrentou/enfrenta mudanças forçadas após o período de pandemia? (aliás, ela ainda nem acabou). 

Em consenso, os “eventos híbridos” são as apostas dos três profissionais que respiram o mercado e viveram na pele os desafios que surgiram no período. 

Quer saber o que são eventos híbridos e o que já está rolando no mercado? Este artigo pode te ajudar.

Ana Decacche (Rock in Rio), Juliana Baldi (Mapa dos Festivais) e Luize Tavares (Perifacon), na mesa: Festivais pós-pandêmicos: efeito champanhe ou só espuma?

Mediando a mesa, Carol Soares (oclb), bateu um papo muito necessário com essas três mulheres incríveis que, pegando o gancho das falas da mesa anterior, emendaram um repertório de ações, cases e fontes de estudo sobre o que o mercado de eventos espera agora.

“Apesar da parada obrigatória que a pandemia nos impôs, em 2022 voltamos muito mais maduros, com o pé no chão e uma vontade gigantesca de ampliar horizontes. Sinto isso de uma forma geral e não só para nós organizadores de eventos, mas também do público que abraçou o retorno dos eventos com um carinho gigantesco.” – Juliana Baldi

Deu pra perceber que a mesa rendeu boas reflexões, né?!

Franklin Costa e Carol Soares (oclb), na palestra: Tendências para o futuro dos eventos

Os sócios fundadores, curadores e organizadores dessa masterclass levantaram e aprofundaram as 5 tendências para o futuro dos eventos, que são:

1 – DE&I (Diversidade, Equidade e Inclusão)
2 – Greener Events (Eventos mais verdes)
3 – Mixed realities (Realidade mista: digital & presencial)
4 – NFT blossoming (A Primavera dos NFTs)
5 – Criatividade impulsionada pela Inteligência Artificial (Creativity fueled by A.I) 

Também detalharam o conceito que chamaram de “Fisioterapia social”, marcado pr um ano de lenta e dolorida retomada de uma indústria que ficou “de cama e anestesiada” nos últimos anos. 

Quem esteve presente pode entender, em detalhes, cada um dos movimentos que já estão impactando o futuro dos eventos. 

Francisco Nilson – Chicão (Grupo R2), na palestra: Sustentabilidade: quando fazer o bem se transforma em negócios

Chicão nos mostrou o passo a passo de como foi criar o maior evento lixo zero do mundo, o Festival Na Praia, que acontece em Brasília – DF. Sim! Podemos ter o maior orgulho em dizer que é brasileiro o evento de grande porte mais sustentável do planeta. 

“Eventos são plataformas de melhoria do mundo.” – Francisco Nilson

É assim que ele e sua equipe encaram o mercado. Inspirador, não?! 🙂

Cleu Oliver (MECA) e Gessica Justino (NuBank), na entrevista: Diversidade cultural e marketing de influência para eventos

Não dá para falar sobre a evolução dos eventos sem trazer a diversidade para a roda de conversa. Foi exatamente o que esses dois profissionais fizeram.

“Para entender o que acontece no mundo, olhe, veja, observe as pessoas de perto.”  – Seu Espiridião

Gessica trouxe os ensinamentos de seu bisavô, o Seu Espiridião – que morreu aos 105 anos de idade e foi trazido ao Brasil para ser escravizado. Uma mensagem forte que ecoou nos ouvidos e no coração de todos presentes. 

Pedro Américo (Canal Mais Uma Rodada) e Leandro Pato (Rock in Rio), na mesa: Eventos pra quem? Papo reto sobre inclusão e acessibilidade

Quando perguntados sobre o que um evento precisa ter para se tornar acessível, Pedro Américo, cadeirante e criador de conteúdo e Leandro Pato, fundador do projeto Solar Social e produtor de acessibilidade do Rock in Rio, foram direto ao ponto:

“Investir em informação prévia e qualificação da equipe de organização dos eventos precisa ser a base fundamental para tornar a experiência realmente inclusiva. Pesquisar e planejar com pessoas portadoras de necessidades especiais sobre o que faz real sentido para elas. Pensar em rampas de acesso, banheiros mais acessíveis e limpos, pulseiras para consumir durante os eventos, como posso usar sem precisar ir até o balcão, por exemplo. Tudo isso faz a diferença!”, palavras de Pedro.

Guilherme Bailão (Heineken), Fernanda Paiva (Natura) e Renato Haramura (Itaú), na mesa: Patrocínio e eventos: como encontrar seu match?

A última e tão aguardada mesa sobre patrocínios, com marcas que recebem até 4 mil propostas de projetos ao ano. kkkkcry 

Quem esteve presente e anotou as dicas que cada um deles compartilhou durante a conversa, pode considerar que está com a “receita do bolo” nas mãos. 

Ficou com a curiosidade aguçada agora? Vamos te dar uns spoilers então…

“Patrocínio é uma parceria, uma troca. Por isso, é essencial mostrar o quão você estudou e planejou a proposta de patrocínio para fazer sentido para ambas as partes.” disse Renato “Hara”. 

Já Fernanda citou, entre outras dicas: “o primeiro contato com a marca precisa ser inteligente, claro e estratégico, afinal a primeira impressão é a que fica”.

Completando as falas, Bailão disse: “como buscar o conhecimento necessário para entrar em contato com a marca? Procure outros patrocínios, festivais e shows que a marca patrocina. Veja como ela esteve presente nos eventos, a mensagem que a marca quer passar alinhada às parcerias já realizadas.”

Só não leva para a vida esses conselhos quem não quer ter sucesso na parceria dos seus projetos. rs

Não é um adeus, é um até logo: entrega dos certificados + happy hour

Fechamos o dia da masterclass events evolution em grande estilo. Entrega de certificados da conclusão do curso para os alunos, sorteio de camiseta oficial da seleção brasileira, oferecida pelo Itaú, copos da Heineken e perfumes e batons de Natura, dinâmica final para o networking continuar a todo vapor e o nosso happy hour regado de comidinhas deliciosas, boa música e muita cerveja Heineken.

Tá bom pra vc? rs 

O último encontro de 2022 foi incrível. Queremos agradecer imensamente a todos, todas e todes que estiveram com a gente, nas mais de 10 horas de conteúdo, conexão e networking. 

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