Fim de ano é tempo de retrospectiva.
Sabemos que 2024 foi intenso.
Se 2023 foi o ano da retomada pós-pandemia, em 2024 tivemos a oportunidade de ver as reconfigurações tomando forma.
Aqui no oclb, também tivemos um ano agitado. Viajamos para muitos eventos, voltamos com a cápsula (a cada 15 dias, sem atrasos) e criamos a newsletter de inovação radar (você pode se inscrever aqui). Também lançamos um novo curso do oclb academy e levamos o maior grupo da história do oclb journey para o SXSW. Enfim, aconteceu muita coisa – e olha que o ano ainda nem acabou.
Praticando o que ensinamos no academy, te convidamos a olhar para fora para descobrir o que marcou 2024.
Olhando para fora: O que aconteceu nos eventos em 2024?
Eventos são sempre desafiadores, e em 2024 não foi diferente.
As nossas edições anteriores da Cápsula contam essa história.
Começamos o ano falando sobre tendências, indo dos impactos do movimento “sober curious” nos eventos ao “bleisure” e um possível retorno dos NFTs.
Passamos também pelos desafios de desenhar uma experiência frente a estes novos contextos, como a importância dos picos e vales (incluindo os perrengues) e como não cair nas armadilhas da planilha financeira.
Acompanhamos os pontos altos dos eventos nacionais. O Rio de Janeiro voltou a ser palco de eventos globais, a Madonna em Copacabana, os 40 anos de Rock in Rio e o G20.
Vimos o crescimento das festas juninas, mas sem ignorar o problema da concentração de patrocínios de eventos no Sudeste.
E a crise climática se tornou protagonista novamente. Mas dessa vez encontrou também eventos mais preparados, como foi o Doce Maravilha no Rio de Janeiro e cases internacionais como o Eurovision na Suécia. Diante da tragédia do Rio Grande do Sul, produtores e artistas também também se uniram para criar eventos beneficentes.
Seja entre o público ou nos bastidores, uma das grandes questões foi o futuro dos festivais de música. Há mais festivais do que nunca. Em compensação, múltiplos cancelamentos e eventos que não lotaram, como o Coachella, evidenciam os sinais de um mercado se reconfigurando. Veremos o que 2025 guarda para os festivais.
Mas o mercado de eventos não se resume ao entretenimento.
A agenda de eventos corporativos e conferências de inovação ganhou ainda mais força nas estratégias de negócios brasileiros.
No SXSW, por exemplo, mais de 2.500 brasileiros participaram nesse ano, fomos de novo a maior delegação internacional desse festival.
Além do patrocínio do Itaú, a estreia da Casa São Paulo foi um dos destaque do evento. No Web Summit Lisboa e no Slush também vimos uma crescente presença brasileira. Aqui, a agenda de eventos de inovação só cresce: RD Summit, South Summit, Rio2C, Gramado Summit, HackTown, Web Summit Rio e por aí vai…
Olhando pra dentro: o ano de 2024 no oclb
Como comentamos, foi agitado.
Depois de um ano parados, voltamos com oclb academy. Essa era uma meta escrita lá na retrospectiva de 2023 e, felizmente, foi cumprida.
Colocamos na rua um novo modelo de curso, o Planejamento Estratégico de Eventos, e estamos muito felizes acompanhando o retorno positivo dos alunos (ainda dá tempo de clicar aqui e se inscrever, viu?).
Estivemos em eventos pelo mundo, cobrindo conferências, experiências e festivais que estão na vanguarda da inovação.
Um dos nossos eventos mais aguardados do ano é o South by e em 2024 não foi diferente. Seguimos o trabalho com Globo e Itaú e assinamos a curadoria da estreia da Casa São Paulo.
Também foi um ano de muito trabalho pelo Brasil. Além dos eventos, fizemos uma tour por empresas e pelos Investment Centers do Itaú Personnalité compartilhando insights do SXSW.
Enfim, foi um ano bom para encontros que fortalecem ainda mais o propósito do que fazemos e queremos fazer no futuro.
E os planos de 2025 já estão sendo desenhados.
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