Se tudo é tendência, como identificá-las REAL?

Rubenz Arizta / Unsplash

Afinal, quando tudo (e qualquer coisa) pode ser considerado tendência, como é possível identificá-las? 

“Vivemos em uma época em que todos estão correndo para nomear e esquematizar fenômenos culturais”, disse Sean Monahan, consultor de tendências de Los Angeles que escreve o boletim semanal 8Ball

Prova disso são as trends do Tik Tok, os “tudólogos” e os especialistas em nada-com-coisa-nenhuma que, por terem milhares ou milhões de seguidores, se acham no direito de nos dizer o que comer, assistir ou vestir na próxima semana. 

Assustador, né?! Pra nossa sorte, andamos com os bons! Um deles é o Henrique Diaz, da Box 1824, um profissional da área de tendências que nos deu uma verdadeira aula no øclb academy – experience design sobre como “burlar” os algoritmos e não cair de cabeça no que é hype do momento.

Quer aprender também? Então, vamos por partes… 

O que é uma tendência e para que serve?

Tendência é um conjunto de informações que – somadas e analisadas – nos permite entender o que está sendo criado, construído e imaginado. Ela revela o que pode se tornar mais (ou menos) relevante num futuro próximo ou distante. 

Principalmente para nós que trabalhamos com experiências, comportamentos, cultura e inovação, a tendência ajuda na tomada de decisões, nas escolhas de caminhos a serem percorridos e a se preparar para o que está por vir. 

Ou seja, ela é um instrumento de trabalho e, até mesmo de vida pessoal, poderosíssimo.

Nos tempos de dancinha do TikTok, como identificar uma tendência REAL? 

A viralidade nem sempre é uma coisa ruim, mas prejudica o valor da autenticidade. 

Sabe quando descobríamos uma cena musical tipo seapunk, emo ou grunge, por exemplo, e de repente todo mundo começou a pintar o cabelo de verde, usar óculos de armação colorida ou vestir camisa de flanela quadriculada? 

Gen Zs dirão que é tudo cringe… rs. 

Na era do fast fashion, do streaming, dos influencers e creators, fazer parte de uma tribo é coisa do passado. É a era dos moods, da fluidez, dos remixes e dos mashups. A geraçõa TikToker abre mão do que não se encaixa mais em sua personalidade, estilo ou vibração aspiracional sem se prender a uma única visão de mundo.

E é aí que mora o perigo também. Afinal, para quem pesquisa tendências, como estudar o que as pessoas consomem? Entende que o buraco fica muito mais embaixo quando precisamos tomar decisões com base no que só a internet tem a nos oferecer?! 

Informações são jorradas aos montes e salve-se quem puder. Voltamos na máxima “se tudo (e qualquer coisa) pode ser considerado tendência, como é possível identificá-la?

Segundo o Henrique e a visão da consultoria BOX, as tendências podem ser definidas em 3 tempos:

Hoje – tendências para os próximos 2 anos

Essas são as que mais trabalhamos no dia a dia, são as tendências para o agora. 

É de extrema relevância para não perder conexão com o público que queremos atender. Aqui, sim, podemos considerar alguns virais, memes e/ou hypes que podem servir de inspiração para as nossas experiências.

Quem define essas tendências?

✓ Dados secundários concretos que sustentam as inovações;

✓ Resultados de mercado (investimentos e faturamentos);

✓ Casos de pequenas e grandes empresas bem sucedidas atuando nessa tendência;

✓ Dados que apontam para uma clara evolução da categoria (ou subcategoria);

✓ Reportagens, matérias e artigos que elucidem a efetividade da tendência;

✓ Citações de especialistas comprovando como a tendência já tem corpo e relevância no mercado.

Amanhã – tendências para antecipar inovações

O território onde as tendências começam a se tornar mais conhecidas e massificadas: é justamente onde as inovações passam a ganhar maior destaque e entrar na pauta da conversa dos consumidores mais envolvidos com a categoria. 

Apesar de ainda não se tratar de fenômenos massivos, estas tendências já apontam para caminhos claros de estratégias a serem adotadas. Tipo o Metaverso. Aliás, olha o que já está rolando por lá… 

Quem define essas tendências?

✓ Dados secundários que apontem caminhos;

✓ Projeções de mercado (investimentos e faturamentos);

✓ Casos de pequenas empresas (start-ups) atuando nessa tendência;

✓ Dados que evidenciem a evolução da categoria (ou subcategoria);

✓ Matérias jornalísticas e material acadêmico que apontem para o desenvolvimento da tendência;

✓ Citações de especialistas trazendo reflexões e inauguração de novas práticas no mercado.

Distante – tendências para criação de visão

O mapeamento desse território revela o nascimento de tendências comportamentais e tecnológicas extremamente relevantes para o mercado. 

Muitas vezes, num primeiro olhar, podem parecer temas menos importantes por ainda estarem longe da massificação, mas se conectar com essas tendêncuas significa estar à frente, pegando exatamente o momento sensível de desenvolvimento desse campo. Isso ajuda a criar inovações, muitas vezes, disruptivas.

Mapear essas tendências e desenvolver iniciativas ainda não esperadas pelo mercado torna uma marca líder em inovação na sua categoria. Duas áreas que podem apontar tendências de longo prazo são a computação quântica e a “reconstrução” de animais extintos

Quem define essas tendências?

✓ Dados secundários que evidenciem evoluções;

✓ Estimativas de mercado (investimentos e faturamentos);

✓ Protótipos e conceitos trabalhados em incubadoras de start-ups e universidades;

✓ Materiais acadêmicos que projetam cenários futuros;

✓ Ficção-científica e conteúdos futuristas da literatura e audiovisual (multimídia e artísticos);

✓ Citações de especialistas trazendo reflexões e novos pensamentos.

Agora que você já entendeu que tendências não são apenas os memes da internet, a gente fez uma curadoria com referências e fontes onde você pode encontrar e analisar asque mais fazem sentido para o seu próximo projeto de experiências. 

Para construção de visões escute, leia e consuma múltiplas perspectivas

Quartz 

Canal que fala sobre Geopolítica e Economia Internacional. 

Ponto Eletrônico

Artigos, infográficos e conhecimento sobre assuntos relevantes para as pessoas e para o mercado. Produzido pela Box 1824.

Cápsula

A newsletter do øclb que fala sobre o futuro das experiências de marcas, dos festivais de música, tecnologia, educação e inovação. E os assuntos mais quentes do momento! 

LSN (The Future Laboratory)

Plataforma de uma das principais consultorias em tendências e futuro do mundo. 

Grupo Consumateca

Uma fonte que oferece consultorias, pesquisas de mercado, report de cenários futuros, workshops, grupos de estudos e cursos sobre tendências. 

WGSN Brasil 

Uma das maiores agências de previsão de tendências do mundo.

Se ainda não acompanha uma dessas fontes, te aconselhamos a seguir TODAS. ????

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