Estivemos pela 3ª vez no Rock in Rio Academy by HSM, o estudo de caso ao vivo do maior festival de música do Brasil, que aconteceu na terça-feira (06/09), logo após o primeiro final de semana do Rock in Rio.
Com uma programação intensa e imersiva, ingressos esgotados vendidos entre R$ 3.500 (incluindo 1 ingresso pista para o Rock in Rio) a R$ 4.950 (incluindo 1 ingresso VIP), o evento reuniu 800 profissionais de diversas regiões, cargos e indústrias na Cidade do Rock para uma maratona de 10 horas de palestras e atividades.
Entre o lineup de palestrantes, estava o time de executivos do Rock in Rio e da HSM, patrocinadores e parceiros do festival e, claro, a família Medina: o fundador Roberto e seus filhos Roberta e Rodolfo.
Diversos participantes do øclb comunidade – a 1ª comunidade de criadores de experiências do Brasil – também marcaram presença no evento. Foi um dia de sol, abraços, sorrisos e muitas, muitas fotos.
Depois de dois anos de distanciamento social, finalmente aconteceram as aguardadas conexões e apresentaçoes presenciais (“Oi, eu sou a Adriana da comunidade!“). Só isso já valeu a nossa ida. Que comunidade linda!
Apesar de “repetentes” – e talvez por isso mesmo – sempre saímos do Rock in Rio Academy cheios de insights e novos aprendizados. Dessa vez, não foi diferente.
Em especial nessa edição, nos dedicamos a conversar com mais de 30 pessoas ao longo do dia sobre suas percepções sobre o evento. Pedimos opiniões tanto sobre a forma do evento, como quanto ao seu conteúdo e experiências.
Compartilhamos a seguir um resumo com a opinião do øclb comunidade, e também de colegas de curso que conhecemos por lá.
Pausa pro #merchan: segunda-feira (12/09) começa o nosso academy, øclb academy – events evolution. As inscrições encerram-se na sexta-feira (09/09). Clique aqui pra garantir o seu EU VOU! 😉
Os melhores momentos do Rock in Rio Academy 2022
Ter a oportunidade de passar um dia inteiro na Cidade do Rock, na companhia de quem faz o sonho acontecer, por si só já vale a experiência.
Entre as entrevistas que fizemos, esses foram os principais destaques positivos dessa edição do Rock in Rio Academy:
. As trocas entre os participantes. Foi um dia de reencontros, de abraços e novas conexões. O networking entre os conteúdos, a interação e apresentações, tudo isso tornou esse dia ainda mais especial.
. As ações de inclusão e acesso à pessoas com necessidades especiais. Haviam cadeirantes, pessoas cegas e surdas entre a platéia, com o suporte de profissionais especializados para atende-los quando necessário. Inclusive, uma pessoa surda subiu ao palco no final do primeiro bloco para dar seu depoimento de como foi rico o momento em que foi chamado a interagir com outras pessoas da platéia.
. O evento começou na área VIP com um café da manhã, depois no novo espaço fechado do festival chamado Uirapuru e em seguida na NAVE, uma experiência imersiva belíssima, parceria entre o Rock in Rio e a Natura, que trouxe a Amazônia para dentro do festival. Além desses espaços, os participantes do evento puderam andar em todos os brinquedos, conhecer os palcos e tirar muitas fotos pela Cidade do Rock que estava praticamente aberta para os participantes do evento. Essa variação de espaços proporcionou dinamismo ao evento e a oportunidade de explorar a Cidade do Rock, com momentos diferentes ao longo do dia (e muitas selfies, claro).
. Como em todo evento cujo foco é o conteúdo, algumas apresentações renderam bastante comentários e elogios das pessoas que conversamos: as palestra de Luis Justo (CEO do Rock in Rio), Zé Ricardo (diretor dos palcos Sunset e Favela), Ana Decacche (diretora de marketing do Rock in Rio), a dupla Denise Chaer (estrategista) e Fernanda Paiva (head de cultural branding Natura) e o fechamento com o Roberto Medina, sempre impactante.
O que pode melhorar para as próximas edições
“Fazer um evento para organizadores de eventos é f… A exigência é muito grande”.
Essa foi uma das frases que escutamos de uma de nossas entrevistadas, e que é a mais pura verdade. Para esse público em particular, a expectativa era que o Rock in Rio Academy fosse um “showroom do Rock in Rio”.
“Se o nível de cobrança de entrega do festival para mais de 700 mil pessoas é alto, esse, voltado para “apenas” 800 pessoas, deveria ser muito maior”, comentou Rodrigo, do Rio de Janeiro.
Sobre os conteúdos apresentados ao longo do dia, houve a percepção recorrente de que o Rock in Rio Academy fica no meio do caminho entre uma formação focada para profissionais do mercado de eventos e experiências e uma voltada para o mercado corporativo mais amplo. E por conta dessa divisão, acaba não sendo possível entregar conteúdos mais aprofundados em nenhum dos dois lados.
Para os que atuam com eventos, a maioria das pessoas com quem conversamos, os conteúdos tiveram bastante foco em “o que fazemos” e pouco em “como fazemos”.
Havia uma expectativa por parte desse público por mais detalhes e produndidade. Por isso, as falas que trouxeram o “como”, ou seja, análises um pouco mais detalhadas de alguns cases, também foram as mais elogiadas. Destaque para os cases de comunicação, como estratégias de User Generated Content e como foi realizado o anúncio do Coldplay, da palestra da diretora de marketing do Rock in Rio Ana Decacche.
Para além do conteúdo, Luiza, de Curitiba, comentou durante o happy hour de encerramento do evento: “senti um desalinhamento entre algumas coisas que escutamos no palco e o que vimos aqui no dia de hoje”.
Resumindo o que ouvimos, três pontos de atritos impactaram a experiência das pessoas:
- Muitas apresentações exaltaram as iniciativas de sustentabilidade do festival. Por isso mesmo, houve um questionamento recorrente dos participantes ao perceberem que todas as refeições estavam sendo servidas em utensílios de plástico. Além disso, todo o material estava sendo descartado em lixo comum, sem nenhuma orientação sobre separação ou reaproveitamento. Esse ponto foi especialmente crítico, uma vez que uma das apresentações do evento foi justamente uma mesa com representantes de marcas para falar sobre o uso de embalagens recicláveis por fornecedores do festival. Também escutamos dúvidas sobre as ações de aproveitamento dos copos desenvolvidas por patrocinadores do festival: águas e outras bebidas foram servidas em garrafas e copos de plástico durante o Rock in Rio Academy sem orientações sobre o descarte.
- O evento aconteceu das 9:00 às 21:00, com café da manhã, almoço, coffee break e happy hour incluídos no valor do ingresso. Não havia nenhuma outra opção de alimentação, mesmo paga, durante todo o dia. Por isso, um atrito com a alimentação ficou evidente. Além do buffet ter sido subdimensionado, gerando filas que atrasaram a programação do evento durante o coffee break, a principal crítica foi a baixa qualidade e quantidade de opções diante do investimento realizado pelos participantes.
- Por fim, faltou de alinhamento entre a produção do evento e a organização do festival durante a visita técnica (VT) pela Cidade do Rock. Como estava acontecendo a montagem do palco do show do Coldplay no mesmo momento em que foi programada a VT (comunicada como uma supresas para os participantes do evento), cerca de 30 pessoas sentiram-se frustradas pois formaram uma fila para visitar os bastidores do Palco Mundo e Camarim só para receberem uma negativa da visita ao espaço depois de 20 minutos de espera, (“Nem tirar fotos do palco eu pude”, escutamos de Reinaldo, de Brasilia. Diferente dos anos anteriores, quando os grupos eram “guiados” durante toda a visita, ficou um sentimento de que esse momento, que é tão especial para os participantes, mereceu um pouco mais de cuidado.
Rock in Rio Academy 2022: saldo final
Ao perguntarmos para as pessoas se valeu a pena participar do Rock in Rio Academy, a maioria respondeu que “sim, valeu”.
O evento entrega o que se propõe: ser uma impressionante experiência imersiva e um estudo de caso ao vivo sobre o negócio por trás do Rock in Rio.
Além disso, a fala final do fundador do Rock in Rio, Roberto Medina é uma masterclass de motivação e perseverança. Mais que um empreendedor, ele é um exemplo vivo de como transformar sonhos em realidade, um exemplo de Brasileiro que inspira pela persistência, criatividade e capacidade de realização.
Longa vida ao Rock in Rio Academy. Em 2024, esperamos retornar para a nossa 4ª edição.
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