Como ir ao Rio2C 2025: programação, ingressos e dicas práticas

Como ir ao Rio2C
Crédito: Divulgação / Rio2C

O Rio2C 2025 já tem data marcada: de 27 de maio a 1º de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. 

Com uma programação que cruza audiovisual, música, games, tecnologia, educação, moda e publicidade, o evento se consolida como o principal encontro das indústrias criativas na América Latina.

Se você trabalha com cultura, entretenimento, inovação ou comunicação ou quer entrar nesse universo, essa é uma semana que vale colocar no radar.

O que esperar do evento?

A autointitulada “maior conferência de criatividade da América Latina” busca fazer jus ao título.

A estrutura é intensa: são mais de 2 mil palestrantes, 700 sessões de conteúdo e 16 palcos simultâneos. Mas o que faz o Rio2C se destacar não é só o tamanho.

O Rio2C é uma espécie de primo carioca do SXSW: um evento que mistura negócios e criatividade numa programação voltada para profissionais da indústria ao longo da semana e um festival aberto ao público no fim de semana.

E a família vai crescer: a partir de 2026, o evento ganha um irmão paulista, o SP2B.

Enquanto isso, a edição de 2025 carrega o tema “Edge of Perfection”, refletindo sobre o papel da tecnologia nos processos criativos e o que ainda é essencialmente humano quando tudo parece automatizado.

Além disso, essa edição do evento reforça uma virada de olhar: há cada vez mais vozes latino-americanas na programação. Isso inclui executivos, roteiristas, artistas e produtores que atuam no Brasil e em outros centros culturais relevantes, sem focar exclusivamente de eixos como EUA e Europa.

Qual ingresso comprar para o Rio2C?

O ingresso ideal depende do seu objetivo no evento. Para esta edição, o Rio2C oferece cinco opções de ingresso:

  • BUSINESS – Acesso completo a todas as áreas do evento, incluindo mentorias, rodadas de negócios e a área VIP Business com buffet nos dias de semana. Recomendado para quem busca networking estratégico, reuniões com executivos e uma presença institucional.
  • INDUSTRY – Também dá acesso aos seis dias de evento e às atividades de conteúdo, além das mentorias, workshops e pitchings. Ideal para quem quer ampliar sua rede na indústria do entretenimento, tecnologia e inovação. Principalmente para quem for do audiovisual.
  • CREATOR – Indicado para profissionais independentes, creators e novos empreendedores. Dá direito a participar de atividades práticas e pitchings, além da programação da conferência.
  • DAYPASS – Permite acesso a um dia do evento (entre terça e sexta), com entrada para as salas de conteúdo e áreas de experiência. É quase como uma introdução ao ecossistema do Rio2C.
  • FESTIVÁLIA – Para quem quer aproveitar apenas o fim de semana (31 de maio e 1º de junho). Mantém parte da programação de conteúdo, mas com aqui o foco são temas de interesse também para quem não faz parte das indústrias criativas.

Mais detalhes sobre os ingressos e valores estão no site oficial do Rio2C.

Quem são os palestrantes do Rio2C?

Estes são alguns dos nomes confirmados nesta edição do Rio2C em 2025:

  • Paulo Velloso, diretor da Made in Brazil Tecnologia
  • Diego Ramirez Schrempp, produtor executivo da Dynamo
  • Camila Brugés Gómez, diretora, produtora e roteirista da adaptação de “Cem Anos de Solidão”
  • Dustee Jenkins, chief public affairs officer do Spotify
  • Bella Freud, fundadora e diretora criativa da Bella Freud
  • Adama Paris, estilista e diretora criativa da Adama Paris
  • Chris Brancato, roteirista e showrunner de “Narcos”
  • Lulu Santos, cantor e compositor
  • Boni Oliveira e Boninho, diretores
  • Miura Kite, presidente de conteúdo global da MFF&Co

Confira todos os palestrantes confirmados no site do evento.

Vale a pena ir ao Rio2C 2025?

Se você trabalha ou quer trabalhar com criação, cultura, comunicação ou inovação, o Rio2C é o evento ideal para expandir repertório, conectar com o mercado e entender as transformações da indústria.

Além disso, é uma das raras oportunidades de ver, no mesmo evento brasileiro, desde executivos da Amazon ou do Spotify até artistas, roteiristas e produtores independentes trocando ideias em formatos abertos e acessíveis. Ou até mesmo circulando pelos corredores.

Para quem está em busca de oportunidades reais, seja pra aprender, vender ou se posicionar, pode valer o investimento.

E o melhor: tudo isso com vista pro Rio.

Nos vemos na Cidade das Artes?