Você que reconhece o valor em participar de festivais de inovação e busca informações sobre como ir ao SXSW 2025, chegou ao lugar certo.
Somos consultores de inovação para empresas como Itaú e Globo e guias do SXSW desde 2017, mas frequentamos este festival desde 2012 (dez anos passam rápido!).
Escrevemos esse artigo com algumas das perguntas que recebemos com mais frequência.
O SXSW é bastante intenso, com literalmente dezenas de palestras e atrações acontecendo simultaneamente em diversos lugares da cidade. Se organizar é fundamental para não perder tempo ou dinheiro.
Bora mergulhar no universo SXSW 2025?
O que é e como ir para o SXSW 2025?
O South by Southwest, mais conhecido como SXSW, é um um dos melhores festivais de inovação e criatividade para entender, de forma ampla, o espírito do tempo e o futuro dos negócios, cultura e sociedade. Nos últimos anos, vêm desbacando Cannes como o mais admirado festival da indústria criativa brasileira.
O South By surgiu em 1987 como um festival de música (SXSW Music). Ao longo dos anos, o evento deu origem a mais dois festivais, um de filmes (SXSW Film) e o outro voltado para discutir o futuro da inovação, mídia e tecnologia (hoje chamado de Conference).
Hoje, mais de 30 anos depois, o SXSW segue sendo um grande evento 3 em 1, dividido em Music, Film (Festivals) e Conference.
A Conferece, por sua vez, é organizada em tracks ou trilhas temáticas.
A imagem abaixo resume como o evento se divide ao longo dos dias e tracks, em um exemplo do SXSW 2024:
O SXSW 2025 acontecerá entre 7 e 15 de março em Austin, Texas.
Tradicionalmente o festival movimenta mais de 300 mil pessoas em seus 10 dias de duração, tendo recebido palestrantes como Barack Obama, Dave Grohl (Foo Fighters), Mark Zuckerberg, Elon Musk, Lady Gaga, Gwyneth Paltrow, Roger Waters, Jordan Peele entre outras celebridades, autores, cientistas, filósofos, empresários e ativistas.
Além da programação do festival, o SXSW é conhecido por trazer grandes ativações de marcas, uma feira de expositores chamada Creative Industries Expo, shows de bandas de artistas de todos os continentes, sessões de cinema, instalações de arte e muitos, mas muitos eventos de happy hour.
É tanta informação que para quem vai pela 1ª ou 2ª vez, faz muito sentido investir um pouco mais para contratar serviços de curadoria e guias especializados (se você ainda não conhece os serviços do oclb journey, essa é a melhor chance!).
Clicando no botão abaixo você pode se cadastrar para receber mais informações ou uma proposta comercial.
Dicas práticas para agilizar e facilitar a sua ida:
Quer consumir este conteúdo em vídeo? Assista aos vídeos da nossa playlist com dicas e hacks para você aproveitar o melhor do SXSW.
Caso queira continuar no texto, seguimos…
Quais os melhores tipos de ingresso para comprar?
O Badge Platinum é a melhor opção para quem pode aproveitar todos ou quase todos os dias de evento – é o que dá acesso prioritário a tudo que o evento oferece. Ou seja, com ele você pode entrar antes de todo mundo em palestras, shows, sessões de filmes etc. Porém, vale lembrar que os espaços tem lotação máxima e quando atingem o número de pessoas não é possível mais entrar (sim, mesmo com o platinum, você pode ficar de fora se chegar tarde demais em uma atração super disputada).
Badge Interactive é a boa para quem aproveitará apenas os dias de conferência – Da mesma forma que o Platinum, ele te dá acesso prioritário, porém apenas nas palestras relacionadas à programação Interactive. O mesmo vale para os badges de Film e Music. Dão acesso prioritário à programação correspondente ao seu tipo de badge.
Você pode conferir os valores e mais informações sobre os ingressos na página oficial do evento.
Passagens e dicas de viagem
Não há voos direto do Brasil para Austin, por isso há sempre escala em Miami, Nova York, Atlanta ou alguma outra cidade próxima.
Ponto importante da viagem é não deixar para desembarcar no dia 7, quando começa o festival. Você precisará fazer o credenciamento do seu badge antes de entrar no evento e é recomendado fazê-lo um dia antes justamente para evitar a aglomeração do início e poder curtir o 1º dia de conteúdo do SXSW com foco total.
Além disso, chegar um dia antes te permite passear pela cidade, conferir onde acontecem as palestras do evento, comer uns tacos e já entrar no clima e fuso horário de Austin.
Importante: na hora de fazer as malas, considere conferir a previsão do tempo. Você pode passar por todas as estações do ano ao longo dos 10 dias do festival…
Hospedagem: a maior dor de cabeça de quem viaja para o SXSW
É importante você saber que o SXSW faz uma parceria para bloqueio de reservas nos principais hotéis ao redor do evento – e para conseguir fechar a hospedagem neles, você precisa comprar um badge antes.
Além disso, durante o evento, as hospedagens chegam a ficar até 5 vezes mais caras que em períodos de baixa temporada.
Por isso, logo após escolher o seu tipo de ingresso (badge), a próxima escolha será onde você vai ficar. É possível ver os hotéis disponíveis pelo próprio site do evento e comparar os preços com sites especializados como booking, agoda ou airbnb.
Dica de ouro: pesquise hospedagens onde você possa ir a pé até o Austin Convention Center, que é onde acontecem as principais atrações do SXSW. O trânsito de Austin pode ficar caótico nos dias do evento.
Como ir ao SXSW 2025 como especialista
Amamos ser guias desse festival, que pode até ser intenso, mas não precisa ser complicado.
Já ajudamos marcas como Globo, Ambev, Google, OLX, Itaú (que se tornou o 1º patrocinador master brasileiro no SXSW 2023) e tantas outras a navegarem pelo SXSW com segurança e garantia de retorno sobre o investimento.
Receba uma proposta comercial para embarcar no oclb journey para o South by Southwest 2025 clicando aqui. Basta deixar seu contato que nossa equipe responderá em até 24h (em dias úteis). Aproveite, pois as vagas são limitadas e elas costumam esgotar rápido.
Vem com a gente! Será um prazer nos conectar e viver tudo isso com você. 🙂