Você já se perguntou por que tantas marcas brasileiras marcam presença no SXSW?
Ou por que cada vez mais brasileiros vão ao SXSW? Até publicamos um vídeo buscando responder essa pergunta recentemente.
Para realmente entender como o Brasil se tornou a maior delegação internacional do festival em 2024, é preciso olhar para alguns marcos dessa relação.
O SXSW começou em 1987, mas a nossa história com o festival começa em 2012, primeira vez em que fomos.
Há mais de uma década, conhecemos um evento onde a presença brasileira ainda era tímida, muito focada na economia criativa – com destaque no festival de música (na época, nossos interesses eram content marketing e SEO, veja quanto tempo tem isso).
Nos palcos da conferência, quase não havia brasileiros, o advogado Ronaldo Lemos era e continua sendo um dos nossos principais representantes no SXSW.
Em 2019, tudo começou a mudar.
Foi nesse ano que a Globo passou a realizar um encontro exclusivo para convidados durante o festival, reconhecendo o peso do South by e ampliando o interesse do Brasil pelo evento.
Depois veio a pandemia, que pausou tudo, mas o SXSW voltou com força em 2022, sob nova direção e com novos parceiros.
Entre eles, o Itaú. Foi em 2023 que o banco se tornou a primeira (e até hoje única) marca brasileira patrocinadora oficial do SXSW, com ativações como descontos na compra dos ingressos e a tradução de keynotes para português e espanhol – iniciativas que seguem até hoje.
Já em 2024, mais um marco: a Casa São Paulo foi inaugurada, reunindo brasileiros e apresentando nosso país ao mundo, com palestras, happy hours e um gostinho da nossa cultura.
Outros nomes e marcas fazem parte dessa história, seja nos palcos ou nas ativações do festival. Mas as iniciativas da Globo, Itaú e da Casa São Paulo representam três marcos que impulsionaram a guinada recente da presença brasileira no South by.
Estamos falando de um crescimento de mais de 66% de participantes brasileiros de 2019 para 2024. Fomos de 1.500 na edição pré-pandemia para 2.500 no ano passado.
Então, por que tantos brasileiros apostam no South by?
Porque é lá que o Brasil se encontra, descobre tendências, cria negócios e faz network.
É saindo da rotina que conseguimos olhar pra casa com novas ideias – e nossas marcas sabem disso.
Descubra as experiências de marca do SXSW
O que esperar das experiências de marca no SXSW 2025? Como marcas brasileiras pode entrar no evento? Quais são os bastidores dessas ativações?
Confira as respostas na live do oclb em conversa com Peter Lewis (Chief Partner Officer, SXSW) e Tracy Mann (International Communications and Partnership Strategies, SXSW).