Após 2 anos em pausa, os festivais de música voltaram com força em março. O Lollapalooza (SP) abriu a temporada dos grandes festivais nacionais, seguidos do Breve (BH) e Rock The Mountain (RJ) nas semanas seguintes.
Nas últimas semanas, um outro mercado de festivais começou a se aquecer e acontecer presencialmente no Brasil. São os festivais de inovação, negócios e tecnologia.
Em janeiro, o Rio Innovation Week abriu a temporada. Na sequência, teve o Gramado Summit, Vtex Day, Rio2C e, na última semana, o madrilenho South Summit aterrissou em Porto Alegre (e nós estivemos por lá).
Ah! Temos spoiler: na mesma semana que aconteceu o South Summit, o Web Summit, o maior festival de tecnologia do mundo, anunciou sua 1ª edição no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2023.
Afinal, o que fomos aprontar no South Summit?
Estivemos no South Summit, a convite da produção, para uma palestra ao lado da Tracy Mann (representante do SXSW, no Brasil) e Rodrigo Selback (professor representante da Campus Party).
Em “Connecting Ecosystems & Creating Communities around the Globe”, falamos sobre como os festivais impulsionam o ecossistema e ajudam a fazer conexões poderosas que não poderiam acontecer de outra forma senão sendo e vivendo a experiência.
Miramos na importância dessa indústria para catalisar a inovação. Os detalhes de tudo o que a gente vivenciou por lá você confere nos próximos tópicos. Continue a leitura. ????
E o South Summit Brasil 2022 foi sucesso? Com certeza, os números comprovam!
Óbvio que nem tudo são flores né?! Mas apesar de problemas técnicos no primeiro dia, muito bem contados pelo Leandro Miguel Souza, no blog Startups, o evento foi criando uma força enorme ao longo dos dias e conseguiu reverter o jogo.
Segundo as informações passadas pela equipe de comunicação do festival:
- O público total foi superior a 20 mil pessoas;
- Tiveram participantes de cerca de 50 países;
- Por meio do aplicativo do evento foram mais de 40 mil contatos feitos;
- As transmissões somadas chegaram a mais de 35 milhões de lares;
- Mais de 7.500 representantes de empresas internacionais estiveram no evento;
- Participaram do South Summit Brasil mais de 2.500 empreendedores;
- Foram mais de 450 investidores, incluindo 20 fundos internacionais com uma carteira de investimento que somou mais de $65 bilhões para o estado do Rio Grande do Sul;
- Mais de 500 palestrantes, sendo 50 deles internacionais;
- 30% foram mulheres;
- Mais de 500 veículos de comunicação registraram o evento;
- A equipe foi composta por mais de 3.500 profissionais entre diretos e indiretos;
- Durante a competição de startups a produção do evento recebeu inscrições de mais de 1.000 projetos inovadores de 76 países diferentes.
- Os grandes vencedores dos pitches de startups foram: YOURS (bank) SoluBio (Sustainable) PixForce (Innovative) Genially (Scalable) Aprix (Team)
Conhece algum desses nomes? Se não, vale a pena dar um Google.
Os pontos memoráveis do festival (do perrengue chique ao kkkcry)
Uma visão bem honesta do que vivemos por lá.
???? Muita palestra em inglês – Inclusive com brasileiros falando nesse idioma, como um painel de fundadoras de empresas e investidores de risco chamado Latin America Badass Ladies: Founders & VCs. Apenas uma das 4 mulheres da mesa era estrangeira ainda assim o painel foi conduzido todo em inglês.
Isso é raro por aqui, mas mostra uma conexão forte , em que o festival mira pra fora do país, para negócios de escala global. O inglês continua sendo a principal língua para quem deseja fazer negócios internacionais. #FicaADica
???? Havia um forte estímulo para o networking (mais que o conteúdo em si) – Pelo app, você podia se conectar com outros participantes e palestrantes do evento, além de agendar reuniões um-a-um com horário marcado e tudo. Várias salas foram preparadas pra facilitar ainda mais esses encontros.
???? Muitas das palestras estavam cheias demais – O que causou muitas filas e frustração. Tentamos assistir pelo menos três palestras que não conseguimos entrar na sala. Felizmente, a maior parte da programação foi filmada e transmitida via app em tempo real. Então, era possível encostar-se num canto e acompanhar o festival pelo celular caso não conseguisse encontrar um lugar na sala.
⏰ As palestras não passavam de 30 minutos – Mesmo quando havia 4 pessoas para falar sobre o assunto (seguindo o modelo de eventos como o Web Summit).
Se por um lado, os conteúdos não se aprofundavam, por outro a sensação era de estar o tempo todo em um grande TED Talk dos negócios: muitos assuntos apresentados de forma rápida e intensa. E nada de atraso… na plenária (palco principal), por exemplo, quando o palestrante estourava o tempo, uma banda com bateria e guitarra começava a tocar uma música que aumentava o som progressivamente “convidando” as pessoas a se retirarem do palco, num esquema bem Oscar mesmo. Curtimos!
????O festival movimentou toda a cidade – Para além dos conteúdos, o principal destaque do South Summit é algo que todas as cidades e comunidades podem se inspirar: o impacto na própria região. Isso reforçou sentimentos de orgulho, conexão e pertencimento dos seus participantes.
Mesmo com as falhas técnicas que prejudicou em particular o 1º dia do festival , uma pesquisa pela # do festival no Instagram mostra como a comunidade local sentiu-se orgulhosa em sediar esse evento. Milhares de pessoas viajaram até o South Summit, conheceram uma Porto Alegre vibrante, cosmopolita e olhando para o futuro.
Nós, como turistas, nos conectamos com essa POA também. Conhecemos novos espaços como o incrível Instituto Caldeira (fomos convidados para nos apresentar no festival por eles), um hub de inovação fundado há 2 anos por 40 empresas gaúchas em busca de oportunidades de sinergia e negócios.
Conhecer o Instituto Caldeira foi um dos pontos altos dessa imersão no South Summit (quando voltarmos a realizar uma edição presencial do øclb por lá, já sabemos onde será… rs).
O que fica dessa experiência: como é bom poder fazer o que a gente mais ama, colocar o pé na estrada e se conectar com o que há de mais criativo e disruptivo acontecendo ao redor do mundo.
E se você também tem essa sede de inovação e festivais, vem com a gente no oclb Journey e descubra o SXSW como especialista, com a nossa companhia e mentoria!
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Ah e respondendo a pergunta do título: Bah! Sim, valeu a pena e já estamos com roupa de ir pro próximo! Sucesso e longa vida ao South Summit. Nos vemos em 2023 🙂
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