Metaverso: conheça as experiências de marca que já estão rolando lá

Metaverso. Foto de Michelangelo Buonarroti / Pexels
Foto de Michelangelo Buonarroti / Pexels

Sabemos que não há limites, quando o assunto é criatividade, para as experiências de marcas. E as ações que já estão rolando no “mundo encantado” do Metaverso só comprovam isso. 

A gente fez uma curadoria das ativações que mais chamaram a nossa atenção – e que, provavelmente, você também vai adorar conhecer e se inspirar!

Essa lista é um pequeno spoiler do que vem por aí nas próximas aulas do Experience Design, a nossa formação oficial para criadores de experiências. Se quer aprender a surfar nessa onda, vem com a gente! 

Bar temático da Brahma no GTA 

Bar da Brahma no Metaverso. Fonte: The Enemy

Ainda no início da pandemia, em sua 1ª ação dentro do Metaverso a Cervejaria Brahma lançou um bar temática dentro da Cidade Alta, um servidor brasileiro de Grand Theft Auto V focado em roleplay (RP). O foco da divulgação era um novo produto, a versão long neck de sua cerveja Puro Malte. 

O bar virou ponto de encontro para shows com a participação de muitos influenciadores digitais, onde os jogadores conseguem curtir a balada e realizar missões especiais. Sem contar que a galera do marketing ainda trouxe uma estátua do cantor Zeca Pagodinho pra fechar com chave de ouro. Entretenimento puro! 

Em uma transmissão ao vivo no YouTube e Twitch, a marca alcançou uma audiência incrível, foram aproximadamente 1,3 milhão de visualizações únicas

Amstel traz show da Pabllo Vittar para o ambiente virtual

O palco do Amstelverso aguardando a Pabllo Vittar. Fonte: Mercado & Consumo

Parece que as cervejarias estão mesmo apostando no metaverso. A Amstel não quis ficar para trás e lançou o “Amstelverso”. Na inauguração do espaço a marca convidou a maravilhosa Pabllo Vittar para um pocket show da sua turnê mundial “I Am Pabllo Global World Tour”, que esteve inclusive no Festival Coachella, na Califórnia (EUA).

“I Am What I Am” (Eu sou o que sou) é a campanha que a Amstel aposta dentro da tecnologia, com o objetivo de encorajar as pessoas a serem quem elas são e celebrar com muito orgulho a singularidade de cada uma. 

E vc, qual show gostaria de ir no Metaverso?

BBB 22: participantes da edição se jogam no Metaverso

O Big Brother Brasil é uma das principais vitrines de marcas brasileiras e gringas. Todo o time de marketing sonha em ter seus 15 minutos (segundos rs) de fama por lá, claro. 

Sabendo disso, Boninho (diretor do programa) já mergulhou no Metaverso e começou a desbravar esse ambiente, levando à inovação pra um público ainda mais amplo. 

Ao ganhar uma dinâmica do jogo, Arthur foi convidado pelo chefão do BBB para ter uma experiência imersiva e até ganhar prêmios na realidade virtual desenvolvida pela Globo. 

Dá uma olhada em um trechinho dessa ação.

iFood inaugura lanchonete no Metaverso 

Na Cidade Alta, além de bares também existem lanchonetes. O iFood, que não é bobo nem nada, se lançou no metaverso e agora tem até jogadores que podem trabalhar como entregadores na Avalanches (achou que no metaverso não iria ter trocadilhos? Achou errado! haha)

A “brincadeira” rende dinheiro virtual, que pode ser utilizado dentro do próprio game, além de descontos e avaliações (lá chamada de reputação). 

Pra divulgar a ação, o app de delivery chamou streamers famosos, que interpretaram entregadores por algumas horas. A ideia deu tão certo que o Ifood trouxe a Avalanche para a vida real, que entrega comida apenas na zona sul de São Paulo. 

A primeira loja da operadora Tim no mundo virtual

Loja da Tim no Metaverso. Fonte: Manual do Usuário

Não só de comida e bebida vive o metaverso, ok?! A Tim, operadora de telefonia, fez o oposto no iFood e levou sua loja física para a realidade aumentada. 

Dividido em 2 espaços, a marca replicou o design da sua loja conceito, que fica no RJ, no andar de cima. Já no segundo piso rolam lançamentos exclusivos de produtos e parcerias. Os usuários também podem jogar nesse segundo ambiente. 

Como nem tudo são flores ????… a internet não perdoou e criticou os gráficos defasadas, estilo Nintendo 64. Isso deixou os usuários desconfiados e quebrou as expectativas da era tecnológica da marca. 

Fica o alerta! Ações são super bem-vindas, mas cópias do mundo físico no metaverso são sempre alvo de comparações. Nesses casos, o melhor é abraçar a “imperfeição” e usá-la ao seu favor, por exemplo, criando cenários e formas de interações que só poderiam acontecer mesmo no Metaverso. 😉

Metaverso e o mundo da moda: marcas como Dolce & Gabanna e Tommy Hilfiger já garantiram espaço

Promovido e realizado pela Decentraland, plataforma baseada em navegador de mundo virtual 3D, o Fashion Week Metaverse deu o que falar. 

Além das marcas que citamos no título, a semana de desfiles também contou com a Forever 21, Paco Rabanne, Balenciaga entre outras. Deu pra ver que o metaverso não está pra brincadeira né?!

Lojas e showrooms também fizeram parte do evento e os usuários puderam provar roupas e comprar os itens que mais gostaram. Experiência completa, mas igualmente criticada como a ação da TIM – e pelo mesmo “fail” – tentar replicar com exatidão características do mundo real (como a fila de assentos para assistir aos shows, sendo que os avatares não têm pernas e não conseguem sentar-se…)

Natura e o “Festival do Lado” celebrando a música brasileira no ambiente virtual

Não poderíamos deixar de falar sobre festival de música, né?! Afinal, nós amamos e somos dessa praia! 

Também numa pegada de celebração da liberdade do ser, a marca convidou nomes como Gloria Groove, Tasha & Tracie e Tropkillaz. O evento aconteceu dentro do servidor  Inverso RP, no dia 1º de abril deste ano (e não foi mentira rs). 

O evento permitiu também um meet & greet com artistas, skins exclusivas com possibilidade de makes inspiradas na maquiagem de Faces (a linha que a Natura promoveu durante todo o evento) e adereços que montam os looks dos jogadores.

Uma réplica de loja Natura possibilitando a experiência com a marca no metaverso e compras virtuais. Uma experiência completa guiada pela Nat, a assistente da marca, que já era virtual, e virou um avatar dentro do metaverso. 

**

Conhece mais alguma ação de marca, evento ou festival que rolou nesse ambiente tecnológico? 

Manda pra gente no contato@oclb.com.br!