Se você está vivendo no planeta Terra provavelmente já deve ter ouvido falar da Inteligência Artificial, certo? E, como não poderia ser diferente, essa tecnologia também tem um impacto imenso no futuro das experiências.
Quando falamos de “experiências” aqui, estamos nos referindo a economia da experiência, a forma como as marcas vêm traduzindo seu relacionamento com clientes e como se aproximar daqueles que ainda não consomem seus produtos.
Então, vem ver como isso já está acontecendo na prática…
O que é Inteligência Artificial?
Podemos dizer que a IA é uma das tecnologias que encabeçam a chamada quarta revolução industrial ou indústria 4.0, através de sistemas ou máquinas que mimetizam a inteligência humana para executar tarefas (sejam elas cotidianas ou complexas) que sempre foram realizadas pelos seres humanos.
Traduzindo, essa é uma área da ciência tecnológica responsável por simular inteligência e o comportamento humano e que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das profissões e das empresas.
Como criadores e estrategistas podem usar a inteligência artificial em seus projetos profissionais?
Abaixo, separamos 5 exemplos de como você pode começar a explorar esse mundo de maneira inteligente e estratégica nos seus próximos projetos. Mas antes de ver como é na teoria, vamos te mostrar na prática. A imagem a seguir é da pergunta que fizemos “O que é ChatGPT? para a própria IA e olha o que veio como resposta, em segundos:
- Geração de conteúdo: a IA generativa pode ser usada para gerar conteúdo, como texto, áudio e vídeo, para eventos e experiências. Isso pode incluir roteiros de apresentações, discursos, músicas e vídeos. Falamos disso com mais detalhes neste post. Inclusive, este artigo foi escrito de forma híbrida: gerado pelo ChatGPT, editado, reviso e postado por humanos. rs
- Personalização: imagine personalizar a experiência para cada participante, com base em seus interesses e preferências? Isso acontece através da criação de itinerários personalizados para visitas guiadas, a exibição de conteúdo personalizado em telas de exibição e a seleção de música e iluminação para acompanhar a experiência.
- Otimização: além disso, os dados usados no tópico anterior podem nos ajudar a ajustar a duração de uma apresentação, nivelar a dificuldade de um jogo ao público que você queira atingir ou otimizar a disposição do espaço para melhorar a circulação de pessoas.
- Design: elementos visuais, como logotipos, cartazes e layouts de espaço, com base em critérios definidos pelo criador de experiência também podem ser gerados, com resultados surpreendentes.
- Predição e análise: por fim, a previsão do comportamento dos participantes e análise de dados coletados durante a experiência, te ajudam a entender como as pessoas estão reagindo/avaliando seu evento e o que pode ser feito para melhorar a experiência.
5 estudos de caso reais de uso da inteligência artificial em eventos
Sim, aqui estão alguns exemplos reais de como a inteligência artificial generativa tem sido usada em eventos:
1 – Narrative Science monta roteiro de apresentação usando IA
Em 2018, a empresa de tecnologia Narrative Science, que atualmente foi comprada pela Salesforce, usou IA generativa para criar roteiros automatizados para apresentações de negócios. A tecnologia analisou dados de negócios e gerou texto que foi incluído em apresentações para clientes potenciais.
2 – TheWaveVR personalizou ainda mais suas experiências de realidade virtual
A empresa de realidade virtual TheWaveVR usa IA para personalizar as experiências de realidade virtual para cada usuário, com base em seus interesses e preferências. A tecnologia gera cenários, música e efeitos visuais que são adaptados em tempo real.
3 – Arup otimiza o fluxo de pessoas em seus eventos usando IA
A Arup, empresa de engenharia do Reino Unido, otimizou o fluxo de pessoas em um espaços como galerias, museus e edificações usando como base dados coletados em seu software.
Analisando informações de movimento de pessoas, por exemplo, gerou simulações para ajudar a entender como as pessoas estavam se circulando no local e como o espaço poderia ser melhor aproveitado para uma experiência confortável para todos.
4 – Festival Jardim Sonoro divulga seu line up com artes criadas por inteligência artificial
Jardim Sonoro é um festival de música eletrônica que acontece em Lisboa, Portugal, e que em 2022, divulgou seu line up com artes criadas por inteligência artificial. O briefing era utilizar a foto do artista misturada a algum elemento da natureza.
O resultado você confere no vídeo abaixo:
5 – Amper Music criou músicas inéditas para o seu evento com IA
Outra experiência musical super interessante foi criada pela startup Amper Music, que também utiliza análise de dados de gostos musicais dos participantes de determinado evento para criar músicas únicas e personalizadas para cada situação.
Os maiores riscos e cuidados sobre o uso da inteligência artificial no futuro das experiências
Como tudo na vida, apostar na IA nos seus futuros projetos oferece muitas oportunidades incríveis, mas também existem alguns riscos e cuidados que precisam ser levados em consideração ao usá-la. Alguns deles são
⚠️ Viés de dados
Se os dados usados para treinar a IA contiverem bias (que em ciências de dados significa linha, trajectória ou direcção oblíqua), este pode ser um sinal de alerta. Por exemplo, se os dados de treinamento contiverem informações sobre pessoas negras que são estereotipadas, os algoritmos gerados pela IA também poderão refletir esses estereótipos. Inclusive, isso já aconteceu no Twitter…
⚠️ Privacidade
A IA geralmente requer acesso a grandes quantidades de dados pessoais. É importante garantir que esses dados sejam tratados de forma segura e que as pessoas tenham controle sobre como seus dados são usados. Para isso já existe a lei LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) que deve ser usada com responsabilidade.
⚠️Impacto nos empregos
O uso da Inteligência Artificial pode ter impactos significativos na força de trabalho, como a automatização de tarefas que antes eram realizadas por humanos. É importante considerar esses impactos e encontrar maneiras de mitigá-los e fazer dessa tecnologia uma aliada e não uma inimiga.
Conhece algum projeto que já teve a IA como aliado na execução ou planejamento? Compartilha com a gente no contato@oclb.com.br.
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