O Brasil, mais uma vez, deu aula de experiência de marca do Web Summit Rio.
Chegamos ao fim da segunda edição do Web Summit Rio com a certeza de que os estandes e outras experiências de marca são indispensáveis para o evento.
São nos pavilhões e corredores, fora dos palcos oficiais, que vemos conexões e conversas mais profundas acontecerem.
Na edição de 2024, as marcas reconheceram ainda mais a centralidade dos seus espaços, investindo em conteúdo e interatividade para atrair os participantes.
De ações com IA a arenas de palestras, descubra algumas das experiências de marca do Web Summit Rio 2024 que podem te inspirar.
IA e VR para pensar o futuro
Pensar, prever e especular sobre o futuro é quase inevitável em um evento com foco em tecnologia e algumas marcas usaram ferramentas do presente para promover essas reflexões.
O espaço do Itaú contou com uma ativação onde uma inteligência artificial gerava uma imagem das suas emoções a partir da interpretação das suas ondas cerebrais e sinais vitais.

Foto: oclb
Enquanto Itaú focou nas emoções, a Icatu nos deu a chance de ver (e ouvir) como seríamos no futuro com a “Cápsula do Amanhã”. Quem passou pelo estande da marca, pôde receber um vídeo com uma mensagem do seu eu do futuro, produzido a partir de inteligência artificial.

Foto: oclb
Já Embraer e Eletrobras apostaram em óculos de realidade virtual para nos dar um gosto que pode ser o futuro. A Embraer ativou o seu braço de inovação Embraer-X e apresentou seu eVTOL EVE – um “carro voador” com planos de chegar ao mercado em 2026.

Foto: oclb
Eletrobras promoveu uma imersão em sua Casa Eficiente, projeto sustentável que visa testar os avanços nas pesquisas da construção civil. Mas a experiência em breve sairá do digital: a casa estará disponível para visitações no CEPEL, na Cidade Universitário, no Rio de Janeiro.

Foto: oclb
Foi difícil ver o stand da Globant sem filas para participar da experiência com o Apple Vision Pro. Essa foi uma oportunidade dos visitantes usarem a tecnologia para conferir e testar carros de uma marca parceira da empresa.

Foto: oclb
Conteúdo (ainda) é rei?
Foi quase uma unanimidade no Web Summit Rio os estandes contarem com espaços dedicados para palestras.
Arenas e palcos de diferentes tamanhos apareceram com marcas distribuídas nos três pavilhões do evento: Banco do Brasil, Itaú, Magazine Luiza, Senac, BVx, Claro e Embratel, Stone, Reclame Aqui… Para mencionar algumas delas.

Foto: oclb
Enquanto algumas empresas optaram por conteúdos mais voltados para cases e relações próprias, outras focaram em conteúdos mais práticos ou abrangentes para inspirar ou ajudar os profissionais presentes. Um dos hits, por exemplo, foi a programação do stand do SENAC.

Foto: oclb
Diversão também tem vez em conferência de negócios
Não é porque o Web Summit Rio é uma conferência com foco em tecnologia e negócios que não teve espaço para algumas ativações mais lúdicas. Máquinas de pegar brindes foram sucesso nos espaços da Reclame Aqui e Huawei, este com uma ativação do app de vídeos curtos Kwai.

Foto: oclb
E enquanto Genesys e BRB apostaram em simuladores de carros de corrida, a Vibra colocou o público para pedalar em sua bicicleta geradora de energia.

Foto: oclb
Saindo do óbvio
Falando em lúdico, como imaginar que você poderá tirar uma foto para o seu perfil de um app de relacionamento em uma conferência como o Web Summit? Essa foi a ação do Grindr, app americano com foco em relações LGBTQIA+.
A marca trouxe para o Brasil um gostinho de seu estúdio de fotos itinerante, que fará uma turnê por Los Angeles em breve.

Foto: Divulgação Web Summit Rio
E a BRB transformou o pitch de elevador em algo literal no seu estande. Dentro de um elevador, o empreendedor poderia treinar seu pitch diretamente para o espelho. A surpresa era que tratava-se de um espelho falso e que investidores seriam revelados caso gostassem da sua ideia.

Foto: oclb
Já o Senac inovou na arquitetura do estande, contando um terraço que não passava despercebido por quem entrava no pavilhão 4 do evento.

Foto: oclb
Reconhecendo o seu nicho no evento
Além dos palcos principais, o Web Summit Rio conta com lounges que servem como pontos de networking para diferentes perfis de participantes: desenvolvedores, startups, investidores, entre outros.

Foto: Divulgação Web Summit Rio
Por mais um ano, o Banco do Brasil assinou o lounge Women In Tech, promovendo encontros, conversas e reflexões entre as mulheres que participaram do evento. Já o inovabra, ecossistema de inovação do Bradesco, assinou o lounge das Startups.
Mas o patrocínio dos lounges não se restringiu aos bancos, com a Petrobras também presente no Executive Lounge.

Foto: oclb
Um bom café: básicos que fazem a diferença
Apesar de contar com um estande modesto (diferente do super telão de LED do estande do Rio de Janeiro), a Cidade de São Paulo brilhou ao oferecer cafés especiais, produzidos por baristas.
Estamos sempre na torcida por mais bons cafés em eventos. Para a gente, essa é sempre uma das melhores experiências em eventos desse tipo!
Quer levar o seu time para a próxima edição do Web Summit Rio? Descubra as nossas jornadas personalizadas para empresas e saiba mais sobre o evento.