logo.oclb
  • academy
  • viagens
  • para empresas
  • conteúdos
    • artigos
    • podcast
    • reports
  • página cápsula
Menu
  • academy
  • viagens
  • para empresas
  • conteúdos
    • artigos
    • podcast
    • reports
  • página cápsula
Linkedin Instagram Envelope
logo.oclb
  • academy
  • viagens
  • para empresas
  • conteúdos
    • artigos
    • podcast
    • reports
  • página cápsula
Menu
  • academy
  • viagens
  • para empresas
  • conteúdos
    • artigos
    • podcast
    • reports
  • página cápsula
Linkedin Instagram Envelope

Valeu a pena ir ao South Summit Brazil 2022?

Após 2 anos em pausa, os festivais de música voltaram com força em março. O Lollapalooza (SP) abriu a temporada dos grandes festivais nacionais, seguidos do Breve (BH) e Rock The Mountain (RJ) nas semanas seguintes. 

Nas últimas semanas, um outro mercado de festivais começou a se aquecer e acontecer presencialmente no Brasil. São os festivais de inovação, negócios e tecnologia. 

Em janeiro, o Rio Innovation Week abriu a temporada. Na sequência, teve o Gramado Summit, Vtex Day, Rio2C e, na última semana, o madrilenho South Summit aterrissou em Porto Alegre (e nós estivemos por lá).

Ah! Temos spoiler: na mesma semana que aconteceu o South Summit,  o Web Summit, o maior festival de tecnologia do mundo, anunciou sua 1ª edição no Brasil, no Rio de Janeiro, em 2023.

Afinal, o que fomos aprontar no South Summit?

Juntos e super conectados. Fonte: por nós mesmos

Estivemos no South Summit, a convite da produção, para uma palestra ao lado da Tracy Mann (representante do SXSW, no Brasil) e Rodrigo Selback (professor representante da Campus Party). 

Em “Connecting Ecosystems & Creating Communities around the Globe”, falamos sobre como os festivais impulsionam o ecossistema e ajudam a fazer conexões poderosas que não poderiam acontecer de outra forma senão sendo e vivendo a experiência. 

Miramos na importância dessa indústria para catalisar a inovação. Os detalhes de tudo o que a gente vivenciou por lá você confere nos próximos tópicos. Continue a leitura. 😉

E o South Summit Brasil 2022 foi sucesso? Com certeza, os números comprovam!

Fonte: Comunicação South Summit

Óbvio que nem tudo são flores né?! Mas apesar de problemas técnicos no primeiro dia, muito bem contados pelo Leandro Miguel Souza, no blog Startups, o evento foi criando uma força enorme ao longo dos dias e conseguiu reverter o jogo. 

Segundo as informações passadas pela equipe de comunicação do festival: 

  • O público total foi superior a 20 mil pessoas;
  • Tiveram participantes de cerca de 50 países;
  • Por meio do aplicativo do evento foram mais de 40 mil contatos feitos;
  • As transmissões somadas chegaram a mais de 35 milhões de lares;
  • Mais de 7.500 representantes de empresas internacionais estiveram no evento;
  • Participaram do South Summit Brasil mais de 2.500 empreendedores;
  • Foram mais de 450 investidores, incluindo 20 fundos internacionais com uma carteira de investimento que somou mais de $65 bilhões para o estado do Rio Grande do Sul;
  • Mais de 500 palestrantes, sendo 50 deles internacionais;
  • 30% foram mulheres; 
  • Mais de 500 veículos de comunicação registraram o evento; 
  • A equipe foi composta por mais de 3.500 profissionais entre diretos e indiretos;
  • Durante a competição de startups a produção do evento recebeu inscrições de mais de 1.000 projetos inovadores de 76 países diferentes. 
  • Os grandes vencedores dos pitches de startups foram: YOURS (bank), SoluBio (Sustainable), PixForce (Innovative), Genially (Scalable) e Aprix (Team).

Conhece algum desses nomes? Se não, vale a pena dar um Google. 

Os pontos memoráveis do festival (do perrengue chique ao kkkcry) 

Uma visão bem honesta do que vivemos por lá.

Fonte: por nós mesmos.

💡 Muita palestra em inglês – Inclusive com brasileiros falando nesse idioma, como um painel de fundadoras de empresas e investidores de risco chamado Latin America Badass Ladies: Founders & VCs. Apenas uma das 4 mulheres da mesa era estrangeira  ainda assim o painel foi conduzido todo em inglês. 

Isso é raro por aqui, mas mostra uma conexão forte , em que o festival mira pra fora do país, para negócios de escala global. O inglês continua sendo a principal língua para quem deseja fazer negócios internacionais. #FicaADica

👍 Havia um forte estímulo para o networking (mais que o conteúdo em si) – Pelo app, você podia se conectar com outros participantes e palestrantes do evento, além de agendar reuniões um-a-um com horário marcado e tudo. Várias salas foram preparadas pra facilitar ainda mais esses encontros. 

👎 Muitas das palestras estavam cheias demais – O que causou muitas filas e frustração. Tentamos assistir pelo menos três palestras que não conseguimos entrar na sala. Felizmente, a maior parte da programação foi filmada e transmitida via app em tempo real. Então, era possível encostar-se num canto e acompanhar o festival pelo celular caso não conseguisse encontrar um lugar na sala.

⏰ As palestras não passavam de 30 minutos – Mesmo quando havia 4 pessoas para falar sobre o assunto (seguindo o modelo de eventos como o Web Summit). 

Se por um lado, os conteúdos não se aprofundavam, por outro a sensação era de estar o tempo todo em um grande TED Talk dos negócios: muitos assuntos apresentados de forma rápida e intensa. E nada de atraso… na plenária (palco principal), por exemplo, quando o palestrante estourava o tempo, uma banda com bateria e guitarra começava a tocar uma música que aumentava o som progressivamente “convidando” as pessoas a se retirarem do palco, num esquema bem Oscar mesmo. Curtimos!

🎉O festival movimentou toda a cidade – Para além dos conteúdos, o principal destaque do South Summit é algo que todas as cidades e comunidades podem se inspirar: o impacto na própria região. Isso reforçou sentimentos de orgulho, conexão e pertencimento dos seus participantes. 

Fonte: por nós mesmos.

Mesmo com as falhas técnicas que prejudicou em particular o 1º dia do festival , uma pesquisa pela # do festival no Instagram mostra como a comunidade local sentiu-se orgulhosa em sediar esse evento. Milhares de pessoas viajaram até o South Summit, conheceram uma Porto Alegre vibrante, cosmopolita e olhando para o futuro.

Nós, como turistas, nos conectamos com essa POA também. Conhecemos novos espaços como o incrível Instituto Caldeira (fomos convidados para nos apresentar no festival por eles), um hub de inovação fundado há 2 anos por 40 empresas gaúchas em busca de oportunidades de sinergia e negócios. 

Conhecer o Instituto Caldeira foi um dos pontos altos dessa  imersão no South Summit (quando voltarmos a realizar uma edição presencial do øclb por lá, já sabemos onde será… rs). 

O que fica dessa experiência: como é bom poder fazer o que a gente mais ama, colocar o pé na estrada e se conectar com o que há de mais criativo e disruptivo acontecendo ao redor do mundo.

E se você também tem essa sede de inovação e festivais, vem com a gente no øclb Journey e descubra eventos como o South Summit, SXSW e muitos outros como especialista, com a nossa companhia e mentoria! 

Cadastre-se aqui ou mande um e-mail para: contato@oclb.com.br compartilhando o seu sonho. ✈️

Ah e respondendo a pergunta do título: Bah! Sim, valeu a pena e já estamos com roupa de ir pro próximo! Sucesso e longa vida ao South Summit. Nos vemos em 2023 🙂

**

Curadorias que você também vai curtir:

  • 22 festivais de inovação e criatividade para você conhecer em 2022
  • 4 insights sobre o SXSW 2022
  • Festivais, NFTs e o futuro das experiências híbridas
  • 9 de maio de 2022

posts relacionados

  • os artigos da cápsula mais lidos de 2021

    os artigos da cápsula mais lidos de 2021

    Comunidade, Eventos, Experiências, Inovação, Inspiração
  • O que aprender sobre design de experiências com o festival Rock The Mountain

    O que aprender sobre design de experiências com o festival Rock The Mountain

    Experiências

cápsula

Todas as quartas receba em seu email a newsletter do øclb, lida atualmente por mais de 10.000 pessoas.

posts mais lidos

  • øclb apresenta sua nova marca

    øclb apresenta sua nova marca

    Inspiração
  • 13 experiências de marca no SXSW 2022 para relembrar (e se inspirar)

    13 experiências de marca no SXSW 2022 para relembrar (e se inspirar)

    Eventos
  • a prova real: os 30 eventos-modelo de São Paulo

    a prova real: os 30 eventos-modelo de São Paulo

    Eventos
categorias
  • Comunidade
  • Entretenimento
  • Eventos
  • Experiências
  • Inovação
  • Inspiração
  • Tendências
curadoria de experiências
sobre
cápsula
comunidade
journey
masterclass
talks

política de privacidade
termos de uso

® øclb
todos os direitos reservados
Linkedin Instagram Envelope
política de privacidade
termos de uso

política de privacidade
termos de uso
®øclb todos os direitos reservados

Linkedin Instagram Envelope

fique em dia com o futuro das experiências

Assine grátis a newsletter do øclb, lida por mais de 10 mil pessoas

me inclua na lista