Uma curadoria de artistas e experiências de marcas pra você se inspirar

Gustavo Prado no Coachella / Reprodução gustavopradostudio

Artistas e experiências de marcas. A arte e a publicidade vem se unindo cada vez mais em parcerias onde a experiência vem em primeiro lugar. 

Diferente de influenciadores digitais (nada contra, tá galera? Aqui são dois mundos diferentes e hoje vamos destacar um deles ????), os artistas inspiram muito mais do que apenas os que vendem um produto. 

Eles trazem a sensibilidade e a criatividade de um jeito único, chamando a atenção das pessoas para o que é memorável. O artista e sua arte convidam os consumidores para viverem momentos, histórias subjetivas que provocam insights e a expansão da mente. E, muitas vezes, ótimos conteúdos em eventos e redes sociais. 

Claro que as grandes empresas já perceberam esse potencial. Prova disso são as referências que o Gustavo Teixeira, Fundador da Live Mkt Insights, Planning and Marketing Manager na NSC Comunicação e Professor da formação online do øclb academy – Experience Design, trouxe na sua aula sobre “Curadoria em Experience Design: uma aula para desbloquear a criatividade e aprender a roubar como um artista”

Bora ver quem são esses nomes!  

Moara Tupinambá e um container temático para o Spotify

Moara Tupinambá é uma artista visual que dialoga com o futurismo indígena. Natural de Maery do Pará (Belém do Pará) e radicada em São Paulo, seus ancestrais são nativos tapajowaras, da comunidade de Cucurunã e Boim. 

Ela utiliza multiplataformas como forma de expressão artística: desenho, pintura, colagens, instalações, vídeo-entrevistas, fotografias, literatura e performances.

Além disso, Moara já fez parceria com algumas marcas, o Spotify é uma delas. A ação aconteceu no 14º Festival Se Rasgum, onde foi montado o Espaço Spotify, em parceria com a Galeria Azimute, um container que virou uma grande exposição de vários representantes da arte brasileira, entre eles Moara. Uma verdadeira imersão na contemporaneidade e identidade brazuca.

Para acompanhar o trabalho dessa incrível mulher, siga o Instagram dela.

Roberta Carvalho e a Websérie Oi Futuro Agora

Você já deve ter ouvido falar ou até visitado espaços culturais promovidos por grandes empresas como Itaú Cultural ou Farol Santander, por exemplo. Na Oi Telefonia, existe o Oi Futuro Agora que através da arte e da cultura incentivam artistas independentes. 

É o caso da parceria entre a marca e Roberta Carvalho, que faz parte da comunidade øclb (aliás, que honra ter ela por aqui) é uma artista visual também da região amazônica, multimídia e diretora artística. Ela desenvolve trabalhos envolvendo a intervenção urbana, a video-projeção, realidades mistas, instalação, audiovisual e projetos interativos. É mestra em artes visuais pela Universidade Estadual Paulista, foi vencedora do Prêmio FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais e já participou de diversas exposições, festivais e projetos nacionais e internacionais.

E tem mais! Roberta é criadora do festival Amazônia Mapping, patrocinado pela Oi Futuro, o que mostra que as parcerias podem ir muito além de uma ação isolada ou pontual. 

Agora, falando um pouco da ação que intitulou esse tópico, a empresa convidou Roberta para uma Websérie que está disponível no canal do YouTube da marca. O encontro foi para falar sobre a “linguagem da arte tecnológica”, um episódio imperdível!

Confira o Instagram dela para acompanhar seus trabalhos.

Gustavo Prado e as “ilusões de identidade fixas” promovida no festival Coachella 

Foi assim que o artista brasileiro, nascido em São Paulo e radicado em New York, descreveu sua instalação de espelhos e figuras geométricas, criando efeitos com luzes e ângulos que bombou na edição de 2017 do Coachella. Era um verdadeiro convite para as pessoas refletirem sobre ser ou estar. 

Intitulada LAMP BESIDE THE GOLDEN DOOR, ou Lâmpada ao lado da porta de ouro, em português. A exposição foi uma das mais visitadas e registradas, gerando um altíssimo engajamento nas redes sociais. 

Acompanhe o trabalho de Gustavo Prado no Instagram.

Adidas convidou 3 artistas brasileiros pra colaborar na ação LOLLABR PACK

A gente já até comentou sobre essa ação que a Adidas fez no Lollapalooza Brasil 2022, onde a marca convidou 3 artistas brasileiros para criarem estampas de camisetas exclusivas para o evento. A exclusividade era tanta que somente membros adiClub poderiam adquirir. 

Entre os convidados estavam: 

  • Kauê Fidelis, um artista visual, ilustrador e grafiteiro de São Paulo. Suas obras em estilo cartoon, tem um coelho como personagem central. O artista representa o universo da arte de rua e da comunidade LGBTQIA+. Acompanhe o trabalho do Kauê no Instagram.
  • Vinícius Allencar, também conhecido como MUITO CRIA, é um artista carioca que utiliza a pintura e objetos do cotidiano pra retratar o corpo preto em um papel de destaque positivo e não apenas como estatística. Vale acompanhar o trabalho do Vinícius, no Instagram.
  • Nihao também é artista visual e grafiteiro. Tem obras espalhadas pelos muros de diversas cidades e junta a irreverência dos cartoons com pitadas inteligentes de críticas sociais. Bora conferir mais esse grande artista, no Instagram.

Havaianas e Gerando Falcões na campanha “Quebrada Cria”

Uma das marcas mais conhecidas do nosso país, a Havaianas se uniu com a Rede Gerando Falcões, um projeto social comandado pelo grandíssimo empreendedor social Edu Lyra, para apresentar uma nova coleção que traz a arte, a força, a caminhada e a potência criativa de artistas da favela.

O chinelo virou tela em branco e 4 artistas de diferentes favelas do Brasil retratam a visão do que a quebrada representa para eles. A ação, além de incentivar artistas independentes, também irá reverter 7% das vendas para a Gerando Falcões criar mais projetos para as quebradas seguirem criando.

Entre os artistas estão:

  • Das periferias do Nordeste para o mundo. Robézio e Teresa, do Acidum Project, são de Antônio Bezerra, no CE, e trazem junto de sua arte a riqueza do que enxergam nas pessoas que vivem na sua comunidade. Acompanhe o trabalho deles no Instagram.
  • Jamaikah Santarém é cria da Vila Helenita, no RS. Ela colore o céu da quebrada com as pipas ilustradas nas suas estampas que relembram a sensação de liberdade, leveza e empoderamento. Vale muito acompanhar o trabalho incrível dessa artista.
  • Grafiteiro e design, Luis World é da comunidade de Nacional, em MG. Com seus traços marcantes, o artista quer passar a mensagem de que todo morador de periferia pode ir aonde achar que deva e chegar aonde quiser. Tem mais do trabalho dele no Instagram.
  • Também de MG, Wanatta (Uânatã) é um homem trans, grafiteiro, arte educador que levanta a bandeira da comunidade LGBTQIA+. Com inspiração pesada no hip hop o artista traz o poder das mães da quebrada em uma estampa potente. Pra acompanhar mais do trabalho dele, clique aqui.

Erika Lemay e suas acrobacias de danças no ar

A multiartista Erika Lemay é uma canadence, dançarina, atriz e acrobata que gerencia um espetáculo especializado em eventos de luxo. Ela já trabalhou com marcas como Hermès Dubai, Porsche e Tiffany & Co. Dá uma olhada no vídeo abaixo de uma das apresentações da artista: 

Incrível, né?! Isso é o que chamamos de experiência memorável. rs

Siga a Erika no Instagram pra ver mais apresentações como essas.

Tokujin Yoshioka e uma instalação de luz imersiva em grande escala para a marca LG

Outro gringo de destaque é o designer japonês Tokujin Yoshioka que tem como sua maior característica a exploração sensorial do seu público. 

Em uma das suas parcerias de maior repercussão, está a exposição “Senses of the future” ou Sentidos do futuro, em tradução livre. A marca de tecnologia criou um ambiente na semana de design de Milão (2017), com diversas telas de alta qualidade. 

Numa das combinações de tela Tokujin criou uma gigantesca Parede do Sol, composta por cerca de 30.000 módulos de luz de LED. Medindo 16 metros de largura e 5 metros de altura, a enorme tela simula os raios do sol, ondulando suavemente e convidando os visitantes a entrar no espaço com emoções de conforto, aconchego e felicidade. 

Tem maneira melhor de mostrar a qualidade do seu produto? A LG foi certeira aqui, hein?!

Acompanhe o artista no Instagram.

Trouxemos diferentes artistas, com públicos e realidades distintas pra que você, criador(a) de experiências memoráveis, possa se inspirar e entender que o ponto alto não está no orçamento e sim na criatividade que cada um tem para criar parcerias de sucesso. 

Apoiar artistas é sempre bom, mas apoiar artistas locais é ainda melhor. Pense nisso na hora de desenvolver o próximo projeto. ????

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Falamos da aula do Gustavo Teixeira no øclb academy – Experience Design, então vamos aproveitar pra te contar que as vagas na Masterclass, o encontro presencial que vai rolar em SP, no dia 03/06, pra falar justamente das experiências do futuro, ainda estão abertas. 

Clique aqui e saiba como se inscrever para garantir seu ingresso e fazer parte desse evento que promete entregar um conteúdo de primeira, com grandes nomes do mercado como NuBank, Natura, AMBEV, entre outros. 

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