O Brasil, mais uma vez, deu aula de experiência de marca do Web Summit Rio.
Chegamos ao fim da segunda edição do Web Summit Rio com a certeza de que os estandes e outras experiências de marca são indispensáveis para o evento.
São nos pavilhões e corredores, fora dos palcos oficiais, que vemos conexões e conversas mais profundas acontecerem.
Na edição de 2024, as marcas reconheceram ainda mais a centralidade dos seus espaços, investindo em conteúdo e interatividade para atrair os participantes.
De ações com IA a arenas de palestras, descubra algumas das experiências de marca do Web Summit Rio 2024 que podem te inspirar.
IA e VR para pensar o futuro
Pensar, prever e especular sobre o futuro é quase inevitável em um evento com foco em tecnologia e algumas marcas usaram ferramentas do presente para promover essas reflexões.
O espaço do Itaú contou com uma ativação onde uma inteligência artificial gerava uma imagem das suas emoções a partir da interpretação das suas ondas cerebrais e sinais vitais.
Enquanto Itaú focou nas emoções, a Icatu nos deu a chance de ver (e ouvir) como seríamos no futuro com a “Cápsula do Amanhã”. Quem passou pelo estande da marca, pôde receber um vídeo com uma mensagem do seu eu do futuro, produzido a partir de inteligência artificial.
Já Embraer e Eletrobras apostaram em óculos de realidade virtual para nos dar um gosto que pode ser o futuro. A Embraer ativou o seu braço de inovação Embraer-X e apresentou seu eVTOL EVE – um “carro voador” com planos de chegar ao mercado em 2026.
Eletrobras promoveu uma imersão em sua Casa Eficiente, projeto sustentável que visa testar os avanços nas pesquisas da construção civil. Mas a experiência em breve sairá do digital: a casa estará disponível para visitações no CEPEL, na Cidade Universitário, no Rio de Janeiro.
Foi difícil ver o stand da Globant sem filas para participar da experiência com o Apple Vision Pro. Essa foi uma oportunidade dos visitantes usarem a tecnologia para conferir e testar carros de uma marca parceira da empresa.
Conteúdo (ainda) é rei?
Foi quase uma unanimidade no Web Summit Rio os estandes contarem com espaços dedicados para palestras.
Arenas e palcos de diferentes tamanhos apareceram com marcas distribuídas nos três pavilhões do evento: Banco do Brasil, Itaú, Magazine Luiza, Senac, BVx, Claro e Embratel, Stone, Reclame Aqui… Para mencionar algumas delas.
Enquanto algumas empresas optaram por conteúdos mais voltados para cases e relações próprias, outras focaram em conteúdos mais práticos ou abrangentes para inspirar ou ajudar os profissionais presentes. Um dos hits, por exemplo, foi a programação do stand do SENAC.
Diversão também tem vez em conferência de negócios
Não é porque o Web Summit Rio é uma conferência com foco em tecnologia e negócios que não teve espaço para algumas ativações mais lúdicas. Máquinas de pegar brindes foram sucesso nos espaços da Reclame Aqui e Huawei, este com uma ativação do app de vídeos curtos Kwai.
E enquanto Genesys e BRB apostaram em simuladores de carros de corrida, a Vibra colocou o público para pedalar em sua bicicleta geradora de energia.
Saindo do óbvio
Falando em lúdico, como imaginar que você poderá tirar uma foto para o seu perfil de um app de relacionamento em uma conferência como o Web Summit? Essa foi a ação do Grindr, app americano com foco em relações LGBTQIA+.
A marca trouxe para o Brasil um gostinho de seu estúdio de fotos itinerante, que fará uma turnê por Los Angeles em breve.
E a BRB transformou o pitch de elevador em algo literal no seu estande. Dentro de um elevador, o empreendedor poderia treinar seu pitch diretamente para o espelho. A surpresa era que tratava-se de um espelho falso e que investidores seriam revelados caso gostassem da sua ideia.
Já o Senac inovou na arquitetura do estande, contando um terraço que não passava despercebido por quem entrava no pavilhão 4 do evento.
Reconhecendo o seu nicho no evento
Além dos palcos principais, o Web Summit Rio conta com lounges que servem como pontos de networking para diferentes perfis de participantes: desenvolvedores, startups, investidores, entre outros.
Por mais um ano, o Banco do Brasil assinou o lounge Women In Tech, promovendo encontros, conversas e reflexões entre as mulheres que participaram do evento. Já o inovabra, ecossistema de inovação do Bradesco, assinou o lounge das Startups.
Mas o patrocínio dos lounges não se restringiu aos bancos, com a Petrobras também presente no Executive Lounge.
Um bom café: básicos que fazem a diferença
Apesar de contar com um estande modesto (diferente do super telão de LED do estande do Rio de Janeiro), a Cidade de São Paulo brilhou ao oferecer cafés especiais, produzidos por baristas.
Estamos sempre na torcida por mais bons cafés em eventos. Para a gente, essa é sempre uma das melhores experiências em eventos desse tipo!
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