Para falar de experiências mais sustentáveis convidamos quem realmente entende do assunto, a Natura. Representando a marca, Laísa Sotero (Gerente de Cultura e Branding) e Paula Contim (Gerente de Sustentabilidade) compartilharam algumas ações realizadas pela empresa, durante a formação øclb academy experience design.
“Sustentabilidade é chato mas cuidar do mundo é legal” essa foi uma frase ouvida durante uma pesquisa de campo com colaboradores da empresa e que mudou completamente a forma como as ações passaram a ser realizadas nos eventos internos da marca.
Dá pra ficar intrigado mas não surpreso com essa afirmação, né?! Afinal, falar e agir de forma sustentável, não parecendo o “ecochato”, é um grande desafio para as marcas e para quem constrói experiências, que é o nosso caso.
Por isso anotamos os melhores insights dessa aula, além de dicas e cases para você que está desbravando esse mundo possa se inspirar e usar na prática.
Existir causa impacto e as pessoas estão preocupadas com isso real!
É um forte movimento que já está acontecendo. Com a democratização da informação as pessoas esperam por impactos positivos e cobram pelos resultados prometidos – a geração Z já vem com esse pensamento desde cedo.
Portanto, quando falamos de experiência não estamos falando de trocar canudos de plástico por canudos de papel ou mesmo aboli-los (esse é o famoso: parabéns por fazer o óbvio ????). Aqui, estamos falando de propósito e de mudança de comportamento.
Ok ok… mas com tanta informação por aí ou o desafio de orçamentos apertados, por exemplo, como criar experiências mais sustentáveis?
Por onde começar? Como fazer das experiências mais sustentáveis? Calma! Respira, inspira e não pira
Já parou para pensar no impacto socioambiental que os eventos podem gerar? Desde o consumo de materiais, produção de lixo, uso de energia elétrica, transporte dos equipamentos e convidados, comida e água, todos representam impacto ambiental. Além, é claro, do social. Temas como diversidade e impacto social também precisam estar presentes.
Primeiro foque no seu propósito, pois sem ele as ações ficam soltas, sem contexto e isso não vai significar nada ao longo prazo, muito menos trazer os resultados e a lembrança que você quer deixar para o seu público.
Então vamos para o #FicaADica.
O desenvolvimento de uma experiência mais sustentável também envolve o olhar para as pessoas, com ações como:
- Estabelecer relações trabalhistas saudáveis e que não tenham disparidades entre pessoas de diferentes grupos sociais com as mesmas funções;
- Fomentar um time plural. Fomente um quadro decisor plural. Mexa nas suas estruturas → seu line up é pareado no palco e nos bastidores?
- Abrir espaço na sua agenda – conceitual e literal – para desenvolver as pessoas conforme as ambições e lugares delas.
O olhar para os parceiros e processos, como por exemplo:
- Optar por fornecedores da região onde o evento irá acontecer. Além de movimentar a economia local, as emissões com transportes serão menores;
- Consultar o perfil socioambiental da empresa e se ela desenvolve ações para além das obrigações legais. A existência de certificações, como BCorp, FSC, ISO14001 mostram o comprometimento da empresa no tema;
- Certificar-se de que seus prestadores de serviços não realizam trabalho escravo ou infantil (infelizmente isso é uma realidade em muitos lugares);
- Dê preferência a prestadores de serviços que valorizam a diversidade no seu quadro de funcionários.
Saber para onde vai o lixo dos seus eventos também é super importante, como:
- Planejar a quantidade de refeições a serem servidas, para evitar desperdício de alimentos. E se houver sobras que não chegaram a ser servidas e estiverem em excelente estado de conservação, busque a possibilidade de fazer doação. Existem projetos que podem ajudar com isso – em São Paulo, por exemplo, há o Banco de Alimentos;
- Tentar transportar os objetos do evento em caixas e/ou embalagens retornáveis, para evitar o descarte de papelão e plástico.
- Preferir embalagens maiores ao invés de embalagens individuais e de uso único. Exemplo: usar um galão de água, ao invés de garrafas de conteúdo menor.
- Buscar parcerias com cooperativas e/ou instituição que possam recolher os resíduos recicláveis e eletrônicos, bem como pilhas, baterias, lâmpadas, etc;
- Demarcar uma área para fumantes e disponibilizar bituqueiros;
- Para os resíduos orgânicos, verificar a disponibilidade de pátios de compostagem ou composteiras comunitárias na região;
- Procurar um fornecedor de limpeza que siga as normas de reciclagem, separação e destinação do lixo. Além de priorizar o uso de produtos de limpeza biodegradáveis ou de baixo impacto ambiental.
???? Dica de ouro: ninguém consegue abraçar o mundo e fazer absolutamente tudo de uma vez. Comece aos poucos. O que importa é ter iniciativa!
Cases sustentáveis: experiências que deram certo e que você pode se inspirar
Fizemos uma curadoria de experiências mais sustentáveis em festivais entre grandes marcas nacionais e gringas. Você conhece alguma delas?
Reciclagem de 2,5MM de copos descartáveis na parceria Rock In Rio, Natura e Heineken
Em 2019, as marcas Rock in Rio, Natura e Heineken, fizeram uma parceria inédita, comprometendo-se a reciclar os copos usados no festival. O compromisso foi de transformar os 2,5MM de copos usados pela HNK (aprox. 10 toneladas) em tampas do gel corporal da marca Humor. Na imprensa, a repercussão foi altíssima, com destaque para as seguintes mensagens:
• Estímulo à economia circular;
• Processo de transformação dos copos
• Reciclagem de 2,5MM de copos;
• Redução de 15 toneladas de CO2;
• 670k unidades de tampas de Deo Spray.
Festival Rock The Mountain e o seu cardápio 100% vegetariano na edição de 2022
“Eu fui, eu tava!” rsrs. Sim” Nós estivemos no festival brasileiro Rock The Mountain e presenciamos as iniciativas de economia circular promovidas por eles.
Compensação da emissão de carbono, reciclagem de resíduos, uso de biodiesel como fonte de energia são algumas das medidas adotadas para reduzir o impacto ambiental do evento. Rolava também água gratuita para fazer com que a venda de garrafas plásticas fosse a menor possível.
Sobre o cardápio, o festival apostou em opções totalmente vegetarianas, sem proteína animal. A notícia pegou algumas pessoas de surpresa, mas foi bem aceita pela maioria. A marca Fazenda do Futuro (que agora tem ninguém menos do que a cantora Anitta como sócia) foi um dos destaques da praça de alimentação.
Burning Man um dos festivais de arte mais sustentáveis do mundo
Falando em eventos mais sustentáveis, não poderíamos deixar de comentar sobre o Burning Man que é um festival de arte americano e tem regras estritas em relação aos resíduos produzidos (cada pessoa é responsável pelos seus e deve levar todo o lixo para fora do espaço do evento ao ir embora).
Além disso, o evento possui 10 princípios básicos, entre eles a desmercantilização promovendo ambientes sociais que não sejam mediados por patrocínios comerciais, transações ou publicidade. Incentivando a substituição do consumo pela experiência participativa.
Coca-Cola cria espaço na praia para incentivar a preservação do meio ambiente e uma vida mais ativa
O espaço Coca-Cola foi montado na praia de Maresias, no litoral norte de São Paulo, com o objetivo de incentivar ações verdes e promover atividades esportivas com os visitantes.
Entre as atrações oferecidas ao público estavam palestras sobre o tema e atividades esportivas com aulas de crossfit, surf e stand up paddle. A empresa também distribuiu recipientes para descarte de bituca de cigarro e equipamentos para decomposição de materiais orgânicos e produção de adubo, que será usado em áreas de reflorestamento na região.
Equipes de limpeza orientavam frequentadores sobre como descartar o lixo para auxiliar a coleta seletiva. Uma força tarefa de conscientização!
P.s: por falar em Coca-Cola você já ouviu o øclb podcast? O episódio “O jeito Coca-Cola de criar experiências”, com Luciano Luccas, Head de Parcerias LATAM da marca, tá imperdível.
E você, conhece ou já promoveu alguma ação mais sustentável como essas? Conta pra gente no contato@oclb.com.br
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Criatividade e inspiração para as experiências sustentáveis do futuro
Como falamos lá no começo, essas ideias e referências foram compartilhadas pelas meninas da Natura com a turma do experience design, a primeira formação para criadores de experiências, criadas por nós. 🙂
E se você quiser fazer parte do futuro das experiências e aprender ainda mais sobre o assunto, fique de olho que agora no segundo semestre deste ano vamos lançar um próximo curso. Mais informações nas nossas redes sociais, em breve!
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